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Custo para tirar CNH sobe até 20% com aulas em simulador

As aulas, de 30 minutos cada, devem ser feitas obrigatoriamente antes do início da parte prática. As atividades no simulador não diminuem o número mínimo de aulas práticas exigidas: 20 aulas de 50 minutos


Agência Estado

Publicação: 03/01/2014 09:48 Atualização: 03/01/2014 10:13

 (Thiago Ventura/EM/D.A Press)

Quem quiser tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de agora terá de passar por cinco aulas em um simulador de direção instalado nas autoescolas. A nova regra, que começou a valer na quarta-feira, 1, no País, vai elevar em até 20% o valor gasto na emissão do documento. Antes da mudança, o interessado em obter a permissão para dirigir tinha de desembolsar, em média, R$ 1,2 mil, segundo a Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto). Com a alteração, esse valor subirá em até R$ 250. Definida por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a norma é válida apenas para a categoria B (habilitação para automóvel).

As aulas, de 30 minutos cada, devem ser feitas obrigatoriamente antes do início da parte prática. As atividades no simulador não diminuem o número mínimo de aulas práticas exigidas: 20 aulas de 50 minutos.

As aulas simuladas também não têm caráter eliminatório. “O Detran recebe um relatório com os resultados do aluno, mas não há uma avaliação. A ideia do simulador é permitir que o estudante se familiarize com situações de risco”, diz Silvio Luiz de Oliveira, diretor de ensino da Autoescola Veja, uma das que já têm o equipamento.

A cada aula, o aluno vê o nível de dificuldade aumentar. A simulação começa com conceitos básicos e vai incorporando situações de adversidade, como trafegar em vias de grande movimento, em pista escorregadia ou sob neblina intensa.“É bem parecido com a realidade, a estrutura é idêntica à do carro. Acho que ajuda o aluno a ter mais noção antes de ir para o trânsito real”, diz a aluna Joyce Lemos, de 27 anos.

(Na ordem) Tarcísio, Juliana, João e Ruth acreditam que habilitação traz mais liberdade (Cristiane Silva/Esp.DP/D.A Press)
(Na ordem) Tarcísio, Juliana, João e Ruth acreditam que habilitação traz mais liberdade


Para Dirceu Rodrigues Alves Júnior, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a inclusão de aulas simuladas ajuda a suprir uma carência na formação dos condutores. “Os cursos existentes são insuficientes, porque só ensinam o que é necessário para a prova prática. O aluno não tem contato com os riscos que vai encontrar no dia a dia, e o simulador pode ajudar nisso.”

Apesar de a regra já estar em vigor, muitas autoescolas e Detrans não se prepararam para a mudança. “Algumas autoescolas não compraram as máquinas achando que a lei não ia pegar, e muitos Detrans não adequaram seus sistemas”, diz Magnelson Carlos de Souza, presidente da Feneauto.

Demanda

A prática provocou uma demanda maior no fim do ano para a instalação dos aparelhos e sobrecarregou as quatro empresas habilitadas para fornecer os equipamentos. Muitos CFCs ainda aguardam a chegada do simulador. Segundo as empresas fornecedoras, os prazos estão sendo cumpridos.

O custo médio de um aparelho é de R$ 40 mil, mas é possível obter o simulador por comodato. Em todos os casos, o custo é repassado para o consumidor. As autoescolas não são obrigadas a ter a máquina e podem dividir o equipamento com outras empresas. A manutenção varia de mensalidades de R$ 750 a R$ 1.750 ou taxas de R$ 4 a R$ 15 por aula. Com esse custo, as autoescolas preveem que o preço médio da aula simulada seja de R$ 40, acima do que é pago pela prática, entre R$ 30 e R$ 35.

 (Marcello Oliviera/EM/D.A Press)

Esta matéria tem: (6) comentários

Autor: JOSÉ SILVA SOBRINHO
Mais uma invencionice do Contran que não vai acrescentar nada ao que já está aí. Ninguém vai ser melhor motorista só porque passou por simulador. É preciso qualificar melhor os instrutores reavaliar a forma como se aprova e reprova motorista no País. | Denuncie |

Autor: Geraldo Trindade
Mais uma maneira de ganhar dinheiro neste país, a indústria deste simulador está ganhando e os congressistas que aprovaram esta medida também. | Denuncie |

Autor: Jack Bauer
Isso é apenas um videogame. Se fosse bom mesmo, o teste final poderia ser nesse simulador e não precisaria ser feito na rua. | Denuncie |

Autor: Pedro Brito
Concordo com os dois. Eu aprendi a pilotar na rua. Na escola, aprende-se a passar no teste e só. | Denuncie |

Autor: Denver Gomes
Concordo com o Bruno, tirar carteira de moto é um teatro. Fui aprender a trocar de marcha depois que sai da motoescola. | Denuncie |

Autor: Bruno Ferreira
Seria o ideal tb ter um de motos, que colocassem os motoqueiros em situações de trânsito pesado para ver qual seria a reação de cada... Pois o sistema de tirar carteira de motos é simplesmente ridículo... Nem mesmo contato com o trânsito o motoqueiro tem. Então como saber qual a reação dele?? | Denuncie |

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