UAI

Vendas de carros caíram em 2013 pela 1ª vez em 10 anos

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A despeito de o mês de dezembro ter sido positivo para a indústria automobilística, o setor não conseguiu recuperar a queda nas vendas registrada ao longo de 2013 e, com isso, fechou o ano passado com resultado negativo na comercialização de automóveis e comerciais leves depois de nove anos de incremento nas vendas. A última vez que o segmento de automóveis e comerciais leves registrou queda nas vendas foi em 2003 ante 2002, com resultado negativo de 1,40%. Desde então, de acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o segmento só registrava resultados positivos.

Em 2013, a queda nas vendas de automóveis e comerciais leves chegou a 1,61%. No subtotal das vendas, que engloba ainda caminhões e ônibus, a queda é de 0,91%. No total de vendas de veículos, que conta ainda com motos, implementos rodoviários e outros, também foi registrada queda, de 2,29%.

Em outubro, em relação à expectativa de recomposição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para janeiro, a Fenabrave esperava um aquecimento nas vendas de automóveis e comerciais leves nos últimos meses do ano, capaz de equilibrar o resultado de 2013 para algo em torno de 1% positivo.