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Volkswagen up! exibe projeto moderno e bom desempenho a partir de R$ 26,9 mil

Muitos torcem o nariz para modelos 1.0 e com razão. Mas o novo motor pode fazê-lo mudar de ideia e ser a opção certa para várias utilizações, principalmente na cidade


Thiago Ventura - Portal Vrum

Publicação: 06/02/2014 12:09 Atualização: 13/02/2014 11:44

Versão topo de linha tem preço inicial de R$ 39.390 (Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Versão topo de linha tem preço inicial de R$ 39.390

Gramado(RS) -
Uma das maiores apostas da Volkswagen nos últimos tempos, o lançamento do up! é comparável em importância ao Fusca e o Gol. A novidade chega às lojas ao preço inicial de R$ 26,9 mil na verão take up! de duas portas com objetivo de ser referência no segmento dos compactos.

VEJA MAIS FOTOS DO UP!

O carrinho apresenta um motor já conhecido no Brasil, o EA 211 1.0 12V de três cilindros e comando de válvulas variável, já utilizado no Fox Bluemotion. No entanto, agora numa carroceria mais leve, o propulsor mostra a que veio.

O segredo está em várias tecnologias e estratégias para redução do peso. Para começar, o próprio cofre do motor é feito em alumínio e algumas estruturas são acopladas direto nele. Nos modelos com direção elétrica, a ausência da bomba hidráulica também contribui. O sistema e-flex dispensa o famoso 'tanquinho' de partida a frio, mais uma carta para redução do peso. É o único 1.0 com essa tecnologia.

Mas a grande diferença vem no "esqueleto" do carro: mais de 75% da carroceria é composta de aço de alta resistência, mais seguro e ainda pesando 17% menos. No final das contas, o carro pesa 910 kg (958 kg na versões top de linha).

VEJA FOTOS DO TAKE UP!

VEJA FOTOS DO MOVE UP!


Muitos torcem o nariz para modelos 1.0 e com razão. Mas o novo motor pode fazê-lo mudar de ideia e ser a opção certa para várias utilizações, especialmente nas cidades. O carro tem 82 cavalos de potência (etanol), a maior entre os carros com motor mil no Brasil e torque máximo de 10,4 kgfm aos 3.000 rpm. Antes disso, com duas mil rotações, 85% deste já está disponível.

VEJA FOTOS DO HIGH UP!
VEJA FOTOS DO RED/BLACK/WHITE UP!


O resultado é que o up! mostra-se um carrinho bem esperto, especialmente na cidade. Na estrada também não faz feio e exibe bom desempenho para a categoria. Em um test-drive entre Gramado (RS) e Porto Alegre podemos experimentar a novidade na versão red up! num trecho misto de estradas serranas e rodovia duplicada.

Estilo
Estilo "round square" marca design do compacto


O up! tem é gostoso de dirigir e recebe bem o motorista com ajuste de altura no banco e volante. A suspensão absorve bem as irregularidades do terreno. A engenharia da Volkswagen teve que trabalhar para adaptá-la às ruas brasileiras. Aqui aparece outra boa característica do carro: é bem estável nas curvas, transmitindo segurança.

Banco de couro sintético é opcional da versão top de linha ( Ricardo Hirae/Volkswagen)
Banco de couro sintético é opcional da versão top de linha


O câmbio manual MQ200 de cinco marchas apresenta engates curtos e precisos, dialogando bem com o três cilindros. O up mostra no painel o melhor momento de trocar a marcha e economizar combustível. A direção elétrica tem ajuste variável de acordo com a velocidade do carro. Assim, nas manobras é leve, mas ao evoluir no percurso fica mais firme. Nas curvas, não assusta o condutor.

Vida a bordo

O up! apresenta um layout moderno, mas com traços retrô como um detalhe do painel na cor do veículo nas versões mais caras. O quadro de instrumentos possui três mostradores, com o velocímetro em destaque. O conta-giros porém, é tão pequeno que atrapalha a visualização das rotações do motor.

 (Thiago Ventura/EM/D.A Press)


O sistema Maps & More surge com uma tela touch sobre o painel com GPS, exibição de imagens e controles de som. A tela exibe ainda o radar do sensor de estacionamento e ainda complementa instrumentos do veículo, como no MyLink da Chevrolet. Mas há um deslize sério: não existe entrada USB.

Sistema de Ajuste Variável de Espaço é uma boa sacada e divide o porta-malas em dois ( Ricardo Hirae/Volkswagen)
Sistema de Ajuste Variável de Espaço é uma boa sacada e divide o porta-malas em dois


Na busca pela redução de preços, alguns itens ficaram de fora como abertura interna de porta-malas ou tanque, iluminação no porta-luvas e nas bagagens. Esses mimos poderiam estar incluidos pelo menos nas versões topo de linha. Não há espelho de cortesia no parassol do motorista, que vai desagradar o público feminino. E vidros elétricos apenas nas portas dianteiras. Atrás, nem como opcional.

Painel duas cores é bem divertido. Cadê a entrada USB do som? (Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Painel duas cores é bem divertido. Cadê a entrada USB do som?



Mesmo com apenas 3,60 m de comprimento, o up! tem um bom espaço para os passageiros, fruto da boa aplicação da plataforma PQ12. A medida entreeixos é de 2,42m, maior que Novo Uno e Nissan March. Motorista e passageiro da frente vão com bom espaço para pernas e mesmo pessoas de alta estatura conseguem viajar bem. Atrás só duas pessoas: mesmo uma criança vai ficar apertada no assento do meio.

Câmbio apresenta engates curtos e precisos ( Ricardo Hirae/Volkswagen)
Câmbio apresenta engates curtos e precisos

Um detalhe curioso do interior do up! é o difusor do ar-condicionado. O carro não tem as tradicionais saídas de ar no centro do painel, apenas duas nas laterais. O sistema tem um difusor central no topo do painel que joga o ar para cima. Segundo a Volkswagen é uma alternativa para dissipar o calor mais rápido, pois é no teto que o ar quente se concentra. Durante o test-drive, num calor de 40ºC, um dos mais quentes da história no Rio Grande do Sul, o sistema mostrou-se capaz de manter um boa temperatura. Claro que as dimensões reduzidas do modelo também ajudam.


O acabamento da cabine da versão topo de linha é bom para a categoria. Detalhes cromados nas maçanetas, pomo do câmbio e black piano no volante deixam o carro agradável. A unidade testada tinha bancos de couro sintético, que é opcional. O painel de portas, contudo, é aspero e um vinco pode até causar um arranhão nas mãos. Merecia um capricho melhor. Na versão de entrada, o painel de instrumentos não tem conta giros e o marcador de combustível é digital. O acabamento é bem espartano, mas ainda sim é bom.

Dianteira foge do padrão Volkswagen  e se assemelha a um sorriso ( Ricardo Hirae/Volkswagen)
Dianteira foge do padrão Volkswagen e se assemelha a um sorriso


O porta-malas ganhou 64 litros em relação ao modelo europeu e chega aos 285 litros. Há o sistema s.a.v.e, que maximiza o uso: uma divisória ajusta o espaço em dois andares, facilitando a divisão da carga. Basta um movimento e ela pode ser rebatida para o assoalho.


take up! ( Ricardo Hirae/Volkswagen)
take up!


Volkswagen Take up! – a partir de R$26,9mil (2 portas) 28,9 mil (4 portas)
Equipamentos de série: Rodas de aço aro 13″ com pneus 165/80, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, ISOFIX, painel na cor cinza, ABS e airbag. Quadro de instrumentos não tem conta-giros. Ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, CD player com Bluetooth, vidros/travas elétricos, rodas aro 14″ e prateleira no porta-malas são opcionais.

Exemplo 1: take up! quatro portas + travas elétricas e vidros elétricos dianteiros: R$ 29.600

Exemplo 2: take up! quatro portas + travas elétricas e vidros elétricos dianteiros + direção elétrica: R$ 30.840
Exemplo 3:
take up! quatro portas + ar-condicionado + direção elétrica = R$ 32.890

move up! ( Ricardo Hirae/Volkswagen)
move up!
 


Volkswagen Move up! – a partir de R$28,3 (2Portas) 30,3 (4 portas)

Take + computador de bordo, prateleira no porta-malas, três apoios de cabeça no banco traseiro, quadro de instrumentos com conta-giros, painel na cor bege, predisposição para som, rodas de aço aro 14″ com pneus 175/70. Ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, CD player com Bluetooth, vidros dianteiros/travas elétricos, alarme, rodas de liga, couro e GPS Maps & More são opcionais.

Exemplo 1: move up! quatro portas + ar-condicionado e direção elétrica = R$ 34.290

 

high up! ( Ricardo Hirae/Volkswagen)
high up!


Volkswagen High up! – a partir de  R$ 34.990
Take + Move + direção eletro-hidráulica, volante com regulagem em altura, travas e vidros dianteiros elétricos, retrovisor com ajuste elétrico e repetidor de seta, painel na cor da carroceria, faróis de neblina e rodas de liga aro 15″ com pneus 185/60. Ar-condicionado, CD player com Bluetooth, alarme, couro e GPS Maps & More são opcionais.

Exemplo 1: high up! + ar-condicionado= R$ 37.740.


Pintura metálica acrescenta R$ 1.030 nas versões take up!, move up! e high up!
 

white up! ( Ricardo Hirae/Volkswagen)
white up!
 


Volkswagen Red up! – Black up! – White up! – R$ 39.390
Take + Move + High + ar-condicionado, logotipos com nome da versão, rádio CD player com Bluetooth e rodas de liga aro 15″ com desenho exclusivo. Revestimento em couro e GPS Maps & More são opcionais.


Exemplo 1: red/black/white up! + Maps&More + Bancos de couro sintético = R$ 41.370

 

Lançamento


A Volkswagen badalou bastante o novo compacto. “Nova Era”, “Novo Fusca”, o “Carro do Povo” são algumas das alcunhas que fontes da empresa descrevem o up! "É um dos mais importantes lançamentos da Volkswagen no Brasil nos últimos tempos, é um carro que chega com o melhor que nós temos em tecnologia para a segurança", disse o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmmall, que também referiu a importância deste lançamento em um ano tão importante para o Brasil, com Copa do Mundo e eleições presidenciais. Schchmmal chegou ao local do evento de lançamento do up!, em um modelo racing branco, com rodas de liga pretas e faixas esportivas.

De série o carro vem com itens pouco comuns nos carros de entrada: banco do motorista e volante têm tem ajuste de altura. Bebês e crianças podem viajar acomodados com segurança do Isofix, com Top-tether, ponto de apoio da cadeirinha atrás do banco. Além é claro dos obrigatórios airbag duplo e ABS com EBD.



O ponto que a marca mais frisa nas características do novo carro é a segurança. De fato, o modelo chega com nota máxima em crash test no LatinNCAP, com cinco estrelas para adultos e quatro para crianças. Não só o melhor resultado para compactos, mas também o mais alto de todos já feitos pelo instituto.


O uso de aço de ultra resistência cria uma célula de sobrevivência na cabine, com reforço estrutural nas colunas A e C. Além disso, outras estruturas são projetadas para receber o impacto das batidas. “Se a carroceria não for adequada, de nada adianta ter airbag. Se o carro não cede, quem absorve o dano é ocupante”, afirma Antônio Carnielli Junior, gerente executivo de segurança veicular e carroceria da marca.

Uso de aço de ultra, alta e grande resistência (peças coloridas) criam uma célula de sobrevivência  (Divulgação)
Uso de aço de ultra, alta e grande resistência (peças coloridas) criam uma célula de sobrevivência

 

Entre as armas da Volkswagen para vender o carrinho, destaca-se o custo de reparo. Antes mesmo de começar a ser vendido, o up! já ganhou a melhor nota em ranking do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi). No Car Group 2014 a novidade teve nota 11, o mais baixo entre os veículos participantes. Isso quer dizer, que o carro terá valor mais baixo de reparo. O índice também é um dos fatores para cotação de risco, ou seja, o modelo também deverá ter uma apólice de seguro mais baixa.

Outra medalha do up! vem do consumo. O carro ganhou nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Entre os veículos equipados com ar-condicionado e direção assistida é o que tem menor consumo e emissão de poluentes. Nos testes, o up! fez 13,2km/l na cidade e 14,3km/l na estrada, com gasolina



FICHA TÉCNICA

DESEMPENHO - Aceleração de 0 a 100 km/h

Velocidade máxima 163 km/h

MOTOR Cilindrada 999 cm³

Potência líquida máxima 60 (82)cv - 6250 rpm

Torque líquido máximo 102 (10,4) kgfm - 3000 rpm

FREIOS Dianteiros Disco ventilado / Traseiros Tambor

PRINCIPAIS DIMENSÕES : Comprimento 3605 mm Distância entre eixos 2421mm

Largura (sem / com espelho retrovisor) 1645 /1910 mm Altura 1500 mm

PESOS - Em ordem de marcha 910-958 kg Carga útil máxima 440-412 kg

COMPARTIMENTO DE CARGA Compartimento de carga 285 l

DIREÇÃO Direção Elétrica

TRANSMISSÃO Transmissão Manual de 5 velocidades

RODAS E PNEUS Rodas 5Jx13 - Pneus R13

RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL Reservatório de combustível 50 litros

PRINCIPAIS CONCORRENTES (Versões de entrada, sem opcionais):


Fiat Palio Fire 1.0 2P - R$ 24.190
Fiat Uno Vivace EVO 1.0 2P - R$ 25.190
Renault Clio Authentique 1.0
- R$ 25.450 (Sem airbag e ABS)
Nissan March 1.0 - R$ 27.990 (sem ABS)
Renault Sandero Authentique 1.0 - R$28.690
Volkswagen Gol 1.0 2P - R$ 31.140
Ford Fiesta Rocam SE 1.0 - R$31.430
Chevrolet Celta LT 5P - R$ 31.990
Fiat Palio Attractive 1.0 Evo - R$ 32.660
Chevrolet Onix LS - R$ 33.190
Volkswagen Fox 1.0 - R$ 33.190
Volkswagen Fox BlueMotion 1.0 - R$ 34.000
Hyundai HB20 Comfort 1.0- R$ 34.615
Kia Picanto 1.0 - R$ 34.900

Conclusão


O up! tem boas qualidades, fruto de projeto moderno e europeu, agora acessíveis no segmento de entrada. Pode esquecer o Gol G4: o novo carro se mostra melhor em vários aspectos e também supera os irmãos Novo Gol e Fox com motor 1.0. Mas nas versões mais caras é preciso avaliar bem, pois o preço esbarra em carros de categoria superior. Quem dará o veridicto final é consumidor. Mas que o up! é um novo marco para a Volkswagen no Brasil, isso não resta dúvida.

* Jornalista viajou à convite da Volkswagen


VEJA MAIS FOTOS DO UP!

 ( Ricardo Hirae/Volkswagen)

Esta matéria tem: (13) comentários

Autor: Franck
Não suporto mais ver estes lançamentos no Brasil. Carros ruins, feios, sem segurança e caríssimos. Quero carros bonitos, confortáveis, seguros, com motorização descente e preço justo. Neste valor compra-se no EUA um colora ou honda civic. País de políticos desonestos. Nos vendem a todo instante. | Denuncie |

Autor: Gilson Gomes
Sinceramente e com tantas opções melhores e mais baratas no mercado, eu não acredito que exista algum louco que irá pagar 40k (pacote completo) por uma coisinha feia e cara desta ! Na minha opinião tinha que valer no máximo uns 30 k. Agora brasileiro gosta de carrinho novo né !!! | Denuncie |

Autor: THiago Lobato
Meus queridos, com essa dinheirama compra-se nos EUA um novo corolla, um veloster, golf top de linha (fabricado no Brasil), um camaro.. esse valor compra qualquer carro de "luxo" daqui do Brasil. | Denuncie |

Autor: Eduardo Gomes
Tá certo que tem muita tecnologia embarcada, tanto na engenharia da plataforma quanto na mecanica. Mas... não vale isso tudo. Mesmo sendo um volks, tá longe de ser um carro do povo. Há outras opçoes no mercado de categoria superior, inclusive na propria marca. Vide Fox bluemotion. | Denuncie |

Autor: mauro almeida
este carro pessoalmente parece um twingo, feio demais o clio e o qq perderam o posto de carros mais feios | Denuncie |

Autor: Daniel Marques
Gostei do estilo e o preço é convidativo em se tratando de um Volkswagen, geralmente com ótima revenda. | Denuncie |

Autor: André Rocha
Agora é sentar e aguardar a primeira noticia de acidente grave envolvendo esse veículo para ver se vale a pena ou não adquirí-lo. | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
O preço é que é "UP"..vale 10 paus no máximo! | Denuncie |

Autor: Guilherme Mercês
Feio mais popular nao tem que ser bonito. painel da kombi e o e como marketing falam que o carro e seguro.. motor com cheiro de problema igual ao gol G3 turbo... | Denuncie |

Autor: rafael roza
kaka, pegaram um qq da tata e abrasileiraram ele! que coisa horrivel e por 26 mil.. nunca. Como pode viu, fazer o brasileiro de trouxa. tenta colcocar um carro desses por esse preço no mercado europeu o no EUA. | Denuncie |

Autor: Brandom Celulari
Sensacional. Deve-se lembrar que é um carro popular. Contudo, com tecnologia avançada e design acertadíssimo. Deve ser comparado com Clio, Mille, o Gol antigo, March e alguns chineses (muito equipados e ruins). Vai ser a referência do mercado, sem dúvida, pois está muito à frente. | Denuncie |

Autor: Alcides Costa
Não sei quanto à maioria dos leitores, más acho que alguns itens deveriam ser oferecidos mesmo que como opcionais: iluminação no porta-luvas e bagageiro é importante. Vidro elétrico na porta traseira também importa para alguns, ou seja, para mim ficou meio "pé duro". | Denuncie |

Autor: Jairo O. Salles
Aquela boquinha na frente pintada de preto e o painel pintado na mesma cor do veículo acabaram com o carro no resto até que é mais bonito que alguns modelos de outras marcas que rodam no Brasil.Ex.:toyota,renault,gm. | Denuncie |

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