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postado em 10/02/2014 10:45 Estado de Minas /EM.com.br

LUBRIFICAÇÃO
Em carros com start-stop o desgaste do motor é maior?

James Wilian Rodrigues
Toledo – PR

Se o maior desgaste do motor ocorre nas partidas, devido ao óleo assentar-se no fundo, agora com o sistema start-stop do novo Golf, que liga e desliga o motor várias vezes, não ocorrerá um desgaste prematuro das partes internas do motor?

James, no tempo em que o carro fica parado no sinal não dá tempo de o óleo descer para o cárter. Esse desgaste só ocorre quando o veículo fica parado por horas.

NO CHEIRO

Rodar com tanque vazio pode queimar a bomba de combustível?

Novaes França
anovaesfranca@bol.com.br

Sabemos que a bomba de combustível dos veículos modernos fica dentro do tanque, é elétrica e dá pressão no sistema para levar o combustível aos bicos de injeção. Existe um mito de que, pela bomba ser elétrica, não podemos deixar o combustível abaixo de meio tanque, sob o risco de apresentar pane.
Isso é verdade?

Nada disso. O que não se deve deixar é o tanque chegar ao fim, pois a bomba poderá aspirar também alguma sujeirinha que fica depositada. Depois de algumas vezes, o filtro pode entupir.


ALTA OCTANAGEM
Com qual taxa de compressão vale a pena usar a Podium?

Adriano B. Souza
São Paulo

Tenho um Ford Focus 2.0 automático e duas questões referentes ao mesmo. Primeira, qual posição da alavanca devo utilizar ao parar em um semáforo ou durante um congestionamento? Uso “N” ou deixo em “D” mesmo? Segunda, o motor do meu carro tem uma taxa de compressão de 10,8:1. Compensa o uso de gasolina Podium? Vou obter alguma vantagem da maior octanagem da mesma?

Adriano, algumas poucas caixas automáticas "percebem" que o carro parou e passam para neutro sozinhas. Mas, na maioria, é necessário o motorista movimentar a alavanca para isso. Agindo assim você vai obter uma ligeira redução de consumo e de desgaste da caixa. Quanto à gasolina, motores com taxas de compressão acima de 10,5:1 agradecem uma gasolina com maior taxa de octanagem, pois oferecem máximo desempenho.


COMBUSTÍVEL
Leitor mal orientado sobre aditivada em autorizadas

Luiz Aurélio
aurelio_barbieri@hotmail.com

Possuo um carro e uma moto e fui recomendado pelos chefes de oficina tanto da Volkswagen quanto da Honda a não usar gasolina aditivada, pois sujariam mais os bicos injetores. Outro motivo seria que a gasolina aditivada contém chumbo e só serve para uma partida melhor em dias mais frios, porém, em dias quentes apareceriam os famosos barulhinhos no motor. Acrescento que todas as vezes que realizei vistoria anual no Detran/RJ e os veículos estavam abastecidos com combustível aditivado, tanto o carro quanto a moto foram reprovados. Mudei o combustível para o comum e, com a mesma regulagem, ambos foram aprovados.

Luiz, esse pessoal não está sabendo de nada. É justamente o contrário. A gasolina aditivada tem detergentes e dispersantes que realizam a limpeza do sistema de alimentação do veículo desde o tanque até a câmara de combustão, dificultando a carbonização. E toda gasolina (aditivada ou não) não tem mais chumbo desde 1989.




SEGURANÇA
Como colocar cadeirinha no carro sem cinto de 3 pontos?

Antônio Júnior
antonioaquino.junior@hotmail.com

Minha duvida é a mesma de vários proprietários de carros com cinto de três pontos somente nos bancos dianteiros. Como
colocar as cadeirinhas de bebês e de crianças neste tipo de carro?

Bom, Antônio, de início, saiba que você não deve acomodar a cadeirinha no banco dianteiro. De acordo com a Resolução
Contran 277, isso é permitido apenas para picapes, mesmo assim com uma série de exigências. Você terá que procurar por modelos de assentos infantis que podem ser fixados usando apenas os cintos subabdominais.

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Tags: carros

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