UAI

Vrum responde - Em carros com start-stop o desgaste do motor é maior?

Mande suas perguntas para veiculos.em@diariosassociados.com.br

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Vrum responde - Em carros com start-stop o desgaste do motor é maior?
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


LUBRIFICAÇÃO
Em carros com start-stop o desgaste do motor é maior?

James Wilian Rodrigues
Toledo – PR

Se o maior desgaste do motor ocorre nas partidas, devido ao óleo assentar-se no fundo, agora com o sistema start-stop do novo Golf, que liga e desliga o motor várias vezes, não ocorrerá um desgaste prematuro das partes internas do motor?

James, no tempo em que o carro fica parado no sinal não dá tempo de o óleo descer para o cárter. Esse desgaste só ocorre quando o veículo fica parado por horas.

NO CHEIRO

Rodar com tanque vazio pode queimar a bomba de combustível?

Novaes França
anovaesfranca@bol.com.br

Sabemos que a bomba de combustível dos veículos modernos fica dentro do tanque, é elétrica e dá pressão no sistema para levar o combustível aos bicos de injeção. Existe um mito de que, pela bomba ser elétrica, não podemos deixar o combustível abaixo de meio tanque, sob o risco de apresentar pane.
Isso é verdade?

Nada disso. O que não se deve deixar é o tanque chegar ao fim, pois a bomba poderá aspirar também alguma sujeirinha que fica depositada. Depois de algumas vezes, o filtro pode entupir.


ALTA OCTANAGEM
Com qual taxa de compressão vale a pena usar a Podium?

Adriano B. Souza
São Paulo

Tenho um Ford Focus 2.0 automático e duas questões referentes ao mesmo. Primeira, qual posição da alavanca devo utilizar ao parar em um semáforo ou durante um congestionamento? Uso “N” ou deixo em “D” mesmo? Segunda, o motor do meu carro tem uma taxa de compressão de 10,8:1. Compensa o uso de gasolina Podium? Vou obter alguma vantagem da maior octanagem da mesma?

Adriano, algumas poucas caixas automáticas "percebem" que o carro parou e passam para neutro sozinhas. Mas, na maioria, é necessário o motorista movimentar a alavanca para isso. Agindo assim você vai obter uma ligeira redução de consumo e de desgaste da caixa. Quanto à gasolina, motores com taxas de compressão acima de 10,5:1 agradecem uma gasolina com maior taxa de octanagem, pois oferecem máximo desempenho.


COMBUSTÍVEL
Leitor mal orientado sobre aditivada em autorizadas

Luiz Aurélio
aurelio_barbieri@hotmail.com

Possuo um carro e uma moto e fui recomendado pelos chefes de oficina tanto da Volkswagen quanto da Honda a não usar gasolina aditivada, pois sujariam mais os bicos injetores. Outro motivo seria que a gasolina aditivada contém chumbo e só serve para uma partida melhor em dias mais frios, porém, em dias quentes apareceriam os famosos barulhinhos no motor. Acrescento que todas as vezes que realizei vistoria anual no Detran/RJ e os veículos estavam abastecidos com combustível aditivado, tanto o carro quanto a moto foram reprovados. Mudei o combustível para o comum e, com a mesma regulagem, ambos foram aprovados.

Luiz, esse pessoal não está sabendo de nada. É justamente o contrário. A gasolina aditivada tem detergentes e dispersantes que realizam a limpeza do sistema de alimentação do veículo desde o tanque até a câmara de combustão, dificultando a carbonização. E toda gasolina (aditivada ou não) não tem mais chumbo desde 1989.




SEGURANÇA
Como colocar cadeirinha no carro sem cinto de 3 pontos?

Antônio Júnior
antonioaquino.junior@hotmail.com

Minha duvida é a mesma de vários proprietários de carros com cinto de três pontos somente nos bancos dianteiros. Como
colocar as cadeirinhas de bebês e de crianças neste tipo de carro?

Bom, Antônio, de início, saiba que você não deve acomodar a cadeirinha no banco dianteiro. De acordo com a Resolução
Contran 277, isso é permitido apenas para picapes, mesmo assim com uma série de exigências. Você terá que procurar por modelos de assentos infantis que podem ser fixados usando apenas os cintos subabdominais.

Mande suas perguntas para veiculos.em@diariosassociados.com