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Vrum Responde - É normal câmbio automático dar trancos nas mudanças?

A argumentação da concessionária é que isso é normal. Confira essa e outras respostas de dúvidas dos leitores do Vrum

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Vrum Responde - É normal câmbio automático dar trancos nas mudanças?
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Câmbio automático de quatro marchas do C3 dá trancos. Isso é normal?


DESCONFORTO
É normal câmbio automático dar trancos nas mudanças?

João Agostinho da Silva Neto
joao.jasn65@gmail.com

Gostaria de saber se é normal o câmbio automático dar trancos durante as passagens de marchas. Pois é o que está ocorrendo com o meu Citroën C3 Exclusive. Reclamei sobre o problema quando o carro estava com 1.500 quilômetros e depois aos 2.500 quilômetros. A argumentação da concessionária é que isso é normal. Creio que não, pois tive outros veículos com câmbio automático e não ocorriam esses trancos. Como a tecnologia está tão avançada, acho inadmissível que isso aconteça.

Pois é, João Agostinho. Os câmbios automáticos menos evoluídos têm mesmo essa característica de apresentar trancos nas trocas de marchas. Principalmente esses de quatro marchas, que no caso é o que equipa o seu carro. Mas existem, sim, câmbios automáticos modernos nos quais esse problema foi eliminado ou reduzido significativamente. Há também os automatizados de dupla embreagem, nos quais as mudanças de marchas, são praticamente imperceptíveis.

FLEX
A primeira vez tem que ser com gasolina?

Fábio Nunes
fnunnes1976@hotmail.com

Ao comprar um veículo flex novo, no primeiro abastecimento tenho que completar o tanque com gasolina para depois abastecer da forma que eu quiser?

Não, Fábio. Você não precisa proceder dessa maneira. Mesmo no primeiro abastecimento você pode encher o tanque com etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Afinal, o carro é flex e sai de fábrica preparado para funcionar com essas três possibilidades. E não esqueça de abastecer o reservatório de partida a frio (se tiver), que se faz necessário quando a temperatura ambiente é inferior a 13 graus e o carro está com etanol no tanque.


MECÂNICA
A direção tem alguma
coisa a ver com motor?

Leonilson Caetano
leonilson_caetano@hotmail.com

Gostaria de saber se a caixa de direção faz parte do motor.

Não, Leonilson. Embora o sistema de direção fique alojado no compartimento do motor, são coisas distintas. A única relação é que a bomba hidráulica, que proporciona a assistência à direção, funciona com a ajuda do motor por meio de uma polia.


LIMPEZA
Qual a melhor forma de dar um trato no painel?

José Roberto
tecsegroberto@gmail.com

Tenho um VW Gol 2005 e gostaria de saber se existe um produto especifico para a limpeza do painel. Já usei vários produtos, porém nenhum deles atendeu as minhas expectativas, pois deixam o painel oleoso ou ressecado.

Caro José Roberto: para a limpeza do painel, basta usar um pano úmido com no máximo um detergente neutro, caso ele esteja muito sujo, pois assim ele não vai ficar oleoso. Mas caso o objetivo seja evitar o ressecamento, existem no mercado produtos à base de silicone ou hidratantes que podem resolver o problema e ainda conferir um brilho ao painel.


ESTRUTURA
Uma batida a 80km/h pode dar perda total?

Leandro dos Santos Gonçalves
Curitiba

Gostaria de saber se uma batida frontal forte, a aproximadamente 80km/h, comprometeria a estrutura do veículo, visto que o para-choque de impulsão fica fixo nela.

Com certeza vai comprometer a estrutura do carro, Leandro. Para você ter uma ideia, no crash test os veículos são movimentados a uma velocidade aproximada de 64km/h e jogados contra um obstáculo fixo, provocando danos graves. Imagine, então, a 80km/h

Mande suas perguntas para: veiculos.mg@diariosassociados.com.br