UAI

Brasil termina em quarto lugar nas vendas mundiais

Dados do balanço de mercado global de 2013 foram divulgados pela Jato Dynamics

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Brasil termina em quarto lugar nas vendas mundiais
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


O mercado brasileiro de automóveis fechou o ano passado na quarta posição do ranking mundial de comercialização de veículos. Os dados do balanço do mercado automotivo global 2013 foram divulgados pela Jato Dynamics do Brasil. A China, mais uma vez, encerra o ano como líder absoluta com um crescimento de 18% e mais de 19 milhões de veículos comercializados. O segundo lugar é ocupado pelos EUA com 15,5 milhões de unidades vendidas e alta de 7,6% em relação a 2012. Já o Japão ficou com a terceira posição registrando o mesmo índice do ano passado.

 

O Brasil ficou no quarto lugar com 3.575.947 unidades de carros e comerciais leves vendidos no ano, mas com uma leve queda de 1,6% nas vendas se comparado a 2012. A Alemanha segue em 5º lugar com retração de 4,1% quando comparado a 2012. A Índia e Rússia, na 6ª e 7ª colocações obtiveram queda de 6,8% e 5,4% nas vendas do ano em relação ao ano anterior. A Grã Bretanha ficou em 8º lugar com alta de 11%, a França chega em seguida com 5,5% de queda nas vendas e o Canadá fecha o top 10 com 1.747.088 de veículos vendidos.

 

 

 

Desempenho entre as marcas

 

 

 

Entre as montadoras, a Toyota conquistou novamente o topo do pódio das vendas, com alta de 1,02% e com mais de 6 milhões de veículos vendidos no mundo. A Volkswagen segue em segundo lugar com um crescimento de 5,45% e com a medalha de bronze, a Ford traz um aumento de 10,91% nas vendas mundiais. Entretanto, o destaque ficou entre as japonesas, Nissan e Honda, que apresentaram uma recuperação nas vendas de dezembro de 18,65% e 20,96%, respectivamente, se comparado a 2012.

Modelos mais vendidos nos 10 maiores mercados

 

 

 

O Ford Focus foi o modelo mais vendido no mundo com mais de 1 milhão de unidades comercializadas, sendo que mais de 60% delas ocorreram na China e EUA. Em segundo lugar, o Toyota Corolla traz a marca de 895.925 unidades vendidas. Preferido entre os americanos e canadenses, o modelo F-Series foi o terceiro veículo mais vendido globalmente na categoria. Na quarta posição está o Hyundai Elantra com 15,40% de crescimento. O Chevrolet Cruze foi o quinto modelo mais vendido sendo os mercados principais os EUA e a China.

 

O Volkswagen Passat, ou Magotan como é chamado na China, ocupou a sexta colocação. Já o Toyota Camry aparece em sétima lugar no ranking mundial. Em oitavo aparece o Honda CR-V com aumento de 12,57% e o Ford Fiesta ficou com a nona colocação com 46% de vendas. Para fechar a lista dos dez modelos mais vendidos do mundo, o Honda Civic chega com 644.210 unidades comercializadas.

Ford Focus foi o modelo mais vendido do mundo com mais de 1 milhão de unidades comercializadas