Estado de Minas

Internet é território livre para encontro de quem disputa rachas e pegas

Como se fosse algo positivo, imagens de carros que chegam a passar os 300 km/h em vias públicas, são publicadas pelos próprios infratores em sites na internet. Divisão de inteligência da polícia já monitora grupos para eventuais operações


Marcello Oliveira - Portal Vrum

Publicação: 26/02/2014 20:39 Atualização: 28/02/2014 16:52

 (Reprodução/Youtube)
As imagens de câmeras na Avenida Nossa Senhora do Carmo, em BH, registram dois flashes passando. As luzes eram de um Honda Civic e de um Land Rover Discovery que, nitidamente, disputavam um racha. O Land Rover acertou o Ford Focus e matou um jovem de 20 anos, que cruzava a via. Na época, a perícia indicou que o motorista do SUV, um rapaz de 22 anos, dirigia a 140 km/h, acima do dobro da velocidade máxima permitida na avenida.

 

Veja o momento da batida: 

 

 

O caso de repercussão nacional levantou a questão da disputa de pegas e rachas em ruas, avenidas e estradas. Essa infração ainda é muito comum em todo o Brasil e as disputas são marcadas e até mesmo divulgadas na internet sem o menor pudor. As imagens, muitas vezes feitas pelos próprios motoristas, são postadas na rede como troféus. O falso motivo de orgulho alimenta a fama dos corredores amadores, que colocam vidas em risco nas vias públicas todos os dias.


Comunidades em redes sociais e fóruns na internet, quase sempre dedicados a carros preparados e modelos esportivos, são o ponto de encontro deles na web. É no ambiente virtual que as imagens são divulgadas e comentadas por quem acompanha o universo automotivo.


Um vídeo no Youtube mostra um Chevrolet Captiva a 180 km/h na rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo, tentando acompanhar um Lamborghini Gallardo. Dentro do carro, há uma mulher, que chega a criticar o comportamento do motorista e uma criança, que parece estar animada com a situação. Nos comentários do vídeo, o autor confirma que estava dirigindo e filmando ao mesmo tempo. “Sim, eu dirigia, filmava e ainda dava seta e trocava de pista. Só alguns fazem isso...”, comentou o autor do vídeo. Assista:

 


Na mesma rodovia, em meio vários veículos, um BMW M3 chega aos 325 km/h. Tudo foi registrado por uma câmera instalada no interior do veículo. O mesmo autor tem vários vídeos mostrando suas irresponsabilidades no trânsito. Dos mais de 60 comentários, poucos chamavam a atenção para a infração.

 


Muitos motoristas fazem da Rodovia dos Bandeirantes uma pista particular para acelerar sem limites. O bom estado de conservação da via é um convite aos infratores. Não precisa ter um carrão para querer se aventurar no asfalto e muitos se arriscam em carros velhos. Um dos vídeos de racha mostra um Gol 1984 preparado com turbo, apostando corrida com uma Ferrari 458 Italia e um Porsche 911. O grupo corta vários caminhões, ônibus e outros veículos na movimentada estrada. Os comentários revelam elogios ao vídeo e ao desempenho do veículo.

 


Há os que desrespeitam as leis em duas rodas. Motos com desempenho superesportivos já são acompanhadas pelas autoridades. Várias já foram apreendidas em operações 'surpresas' da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os trechos mais procurados pelos motociclistas são a BR-459, no Sul de Minas, a Rodovia dos Bandeirantes, no interior de São Paulo e a BR-060, entre Goiânia e Brasília.

 

O Vídeo abaixo mostra uma motocicleta chegando aos 299 km/h

 


Os grupos se organizam em postos ou pedágios e saem em comboio. Não são raras situações em que eles chegam aos 300 km/h. Na última operação no Sul de Minas, a PRF apreendeu 19 motocicletas superesportivas que participavam de pegas em via pública. A polícia usa helicópteros, viaturas e homens descaracterizados que dão os flagras e comunicam aos policiais estrategicamente posicionados ao longo do caminho percorrido pelos motociclistas. Quando o grupo se aproxima da barreira, todos são parados e é feito o flagrante.


De acordo com o chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais, Inspetor Aristides Júnior, não existem dados estatísticos sobre a realização de rachas e pegas. No entanto, os grupos são monitorados. “Fazemos um trabalho de inteligência e depois realizamos as blitzes como forma de coibir a prática”, explicou.


No Facebook, grupos fechados se manifestam a favor de competições amadoras em vias públicas. Uma postagem em um dos grupos revela o orgulho de um homem ao mostrar fotos de um racha que ele disputou com um BMW X6. O motorista trata a ação como uma 'brincadeira na Dutra'. Na postagem, ele diz que chegou aos 230 km/h e por duas vezes quase bateu seu carro no BMW. Nenhum dos mais de 80 comentários repudia o racha na rodovia mais movimentada do Brasil, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

Homem posta imagem de tentativa de ultrapassagem durante um racha na Via Dutra (Facebook/Reprodução)
Homem posta imagem de tentativa de ultrapassagem durante um racha na Via Dutra


Falta de civilidade

Essas ações irresponsáveis postadas na internet não traduzem apenas a real situação do trânsito no Brasil, mas da sensação de superioridade do ser humano. O antropólogo Roberto DaMatta, que tem títulos publicados sobre a relação do homem com o trânsito e com os carros, culpa a falta de educação e respeito entre os motoristas em uma sociedade democrática. “O brasileiro, em geral, dirige de forma agressiva. Nós temos uma impaciência em ficar ao lado daquele sujeito que, para a gente, é um atrapalhador porque dirige devagar demais. O motorista não aceita seguir uma fila, quer sempre estar na frente do outro”, diz o antropólogo. 

Para o antropólogo Roberto DaMatta, os motoristas têm alergia a situações igualitárias (Rafael Andrade/Folhapress)
Para o antropólogo Roberto DaMatta, os motoristas têm alergia a situações igualitárias


As pessoas que praticam esses atos ilícitos parecem não estar satisfeitas com seu papel na sociedade e não aceitam conviver com a legalidade. “O sistema de trânsito é constituído a partir da premissa que o carro nos coloca em situação de igualdade, mas a rua já virou um espaço de selvageria e o racha é o uso inadequado do espaço público. O cidadão tem que se convencer que cidadania e respeito às regras não são sinônimos de ser otário”, completa o antropólogo.


Penalidades

O racha configura infração gravíssima. O motorista perde sete pontos na CNH, é multado em R$ 574, tem a carteira de habilitação recolhida e o carro é apreendido imediatamente. O motorista ainda responde um processo por crime de trânsito.


DaMatta diz que as punições não fazem muito efeito no Brasil. “Aqui, punições só funcionariam se não houvesse o famoso 'você sabe com quem está falando?' ou 'sou filho de fulano'. Todos querem levar vantagem em alguma coisa”, explica.

 

Em 2012, uma operação da PRF acabou com os pegas na Fernão Dias.

 

O vídeo abaixo mostra como tudo acontecia:

 

Esta matéria tem: (19) comentários

Autor: Reinaldo Magelo Ferreira Silva
Sou motociclista a mais de 10 anos e respeito a leis de transito. Apesar de ter uma moto bastante veloz (Hornet), não não justifica infringir as leis. Se querem andar a 200 km/hora, vão para o autódromo. Se Minas não tem, não justifica fazer das estradas um autódromo. | Denuncie |

Autor: José Costa
Vim aqui para tentar conversar, trocar ideia, quem sabe contribuir para um trânsito melhor para TODOS nós...mas, depois que li alguns comentários, desisti. Então, façam o seguinte: se MATEM, mas não levem nenhum inocente com vocês, por gentileza!! | Denuncie |

Autor: Anivaldo Costa
Algumas pistas duplicadas ainda recebem animais ao volante ( veja sentido Sete Lagoas ) que insistem em baixa velocidade se manterem na faixa da direita não permitindo ultrapassagens. | Denuncie |

Autor: Wagman
Eric, nem todo mundo deseja ter um super carro para se ostentar. Nem todo mundo acha correto dirigir irresponsavelmente colocando a própria vida e a de outros em risco. | Denuncie |

Autor: Carlos Eduardo Teixeira
Deixa de ser ignorante Eric, não tem nada de inveja, e sim irresponsabilidade. É de deixar indignado todos que andam dentro do limite de velocidade e corre o risco de vir um idiotado desses a mais de 200km e causar um acidente fatal com terceiros. A proposta seria o que o Albert Santos sugeriu. | Denuncie |

Autor: Cesar Silva
Falta de fiscalização, legislação ultrapassada, e sobretudo: falta de alternativa a quem gosta de velocidade. O quarto mercado consumidor de automóveis no mundo é um fracasso em automobilismo. Tirem os pegas das ruas e coloquem em autómodromos seguros. | Denuncie |

Autor: Eric Garcia
Aposto que quem ta metendo o pau é invejoso porque não tem um brinquedinho desses! Se tivesse tava lá também. Falso moralismo aqui impera viu! | Denuncie |

Autor: Angelo Lopes Guimaraes
As rodovias não são pistas de corrida, famílias inteiras passam por elas, trabalhadores que dirigem o dia e a noite inteira e, vem um estúpido e ignorante falar em ler CTB? Primeiro leia a lei, respeite a lei e entenda que o LIMITE é 110! | Denuncie |

Autor: Bruno ..
Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas: I - a circulação far-se-á pelo lado direito da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas; | Denuncie |

Autor: Marcos França
É muito fácil criticar e falar mal... mas onde é que temos autodromos para acelerar? pois é... não tem. | Denuncie |

Autor: Bruno ..
Viu como tem gente que trafega pela esquerda e acha que está correto, aposto que nunca leram o CTB. País sem cultura é complicado... Só para deixar claro, eu ando a 110 (quando permitido), só acelero qd um babaca não quer deixar passar... Se algum carro te alcança, é pq vc é mais lento..simples... | Denuncie |

Autor: Albert Santos
QUER SOLUÇÃO PRA ESSA PALHAÇADA? MUDAR A LEI,TEM QUE SER RÍGIDA, APREENDER A MOTO E PRENDER O IDIOTA, SEM DIREITO A FIANÇA QUANDO PEGO EM FLAGRANTE,E UMA MULTA ALTÍSSIMA,QUERO VÊ SE ESSES MANÉS NÃO IRÃO REPENSAR SE TIVEREM QUE PAGAR UMA MULTA DE 100 MIL A 500 MIL REAIS, ELES Ñ TEM GRANA? ENTÃO PAGA! | Denuncie |

Autor: Samuel Teles
que isso Carlo Henrique Camilo Diniz.. " esse animal não poderia ter uma autorização para dirigir, só poderia puxar carroça." meu velho e meu avô trabalharam com muito orgulho com carroça. Vc desmereceu esse pessoal que leva a comida até sua mesa. Esse Bruno realmente é um babaca. | Denuncie |

Autor: Marcio Correa Filho
Sou 100% contra a esse lixo da sociedade que não respeita as leis... Porém... F.O.D.A.S.... não tem fiscalização!... Amanhã os caras retiram as motos e marcam outro pega e fica por isso mesmo! Fazer o que??? | Denuncie |

Autor: Marcos Antonio Silva
Lugar de disputar supremacia é o autódromo/kartódromo; tem faltado razoabilidade na rigidez dos limites de velocidade, elas são VARIÁVEIS (condições da via,eventos,fluxo de veículos,tipo de veículo,clima...); Nada justifica querer policiar a necessidade alheia ou se aboletar na faixa da esquerda. | Denuncie |

Autor: Carlos Henrique Camilo Diniz
Como uma pessoa pode achar que um senhor ou senhora andando na faixa da esquerda a 110km/h é um babaca... prestem atenção no estilo do idiota... esse animal não poderia ter uma autorização para dirigir, só poderia puxar carroça... | Denuncie |

Autor: Carlos Henrique Camilo Diniz
Esse Bruno é um retardado e um desses babacas que acham que a pista da esquerda é autódromo... não é a toa que morrem estupidamente e deixam familiares sofrendo. Se o limite é 110km como pode dizer que o veículo 120km/h comete infração? Absurdo e inconsequente... | Denuncie |

Autor: Bruno ..
É errado sim, mas também não tem nenhum autódromo em MG. Outra coisa, tem uns babacas que trafegam pela faixa da esquerda, a 100, 110, até 120 e acham que não estão cometendo infração, mas estão, trafegar pela faixa de ultrapassagem, e ainda aceleram na hora de ser ultrapassado (outra infração) | Denuncie |

Autor: Rafael Ramalho
Fernão Dias tá muito visada e mesmo final de semana trânsito intenso. Ultimamente o bom tem sido a 262 de BH sentido triângulo e a 040 de BH até Sete Lagoas. Dá pra acelerar legal. | Denuncie |

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