A Jeep apresentou nesta semana no Salão de Genebra o novo Renegade, um SUV compacto que será comercializado em 100 mercados ao redor do mundo. Primeiro fruto da marca americana com a Fiat, ele divide plataforma com o 500L e será produzido na Itália. O Renegade será o primeiro veículo a ser fabricado na nova fábrica da Fiat, em Goiana (PE), informação confirmada pelo CEO da Fiat, Sérgio Marchionne, na Suíça.
CLIQUE E VEJA FOTOS DO JEEP RENEGADE!
O veículo marca a entrada do grupo na disputa por um lugar ao Sol nesse segmento. Modelo global, o Renegade terá 16 opções de motores e também estreia uma novidade: será o primeiro SUV compacto com câmbio automático de nove velocidades, recém desenvolvido pela Chrysler.
Segundo a marca, os designers buscaram elementos do primeiro jipe, o Willys MB de 1941, desenvolvido para a Segunda Guerra Mundial. O resultado é um veículo com dimensões compactas, mas robusto e pronto a encarar terrenos íngremes. A grade dianteira remete ao desenho básico do jipe, com faróis redondos e e grades verticais. Outra referência no Willys é o a opção de teto removível, que pode ser manual ou elétrico.
O Renegade mede 4,232 m de comprimento, por 1,804 m de largura por 1,689 m de altura. A medida entre-eixos fica nos 2,570 m enquanto o porta-malas leva 525 litros, podendo chegar aos 1.440 l com os bancos rebatidos. O volume do tanque de combustível é de 48 litros.
Entre as 16 opções de motorização, o carro será vendido inicialmente com um 2.0 turbodiesel MultiJet com até 170 cavalos de potência e 35,69 kgfm de torque e o 2.4 gasolina MultiAir2 Tigershark de 184 cv e 24,04 kgfm de torque. O carro será lançado na Europa no último trimestre deste ano e nos EUA em 2015. A tração pode ser 4x2 ou 4x4. Entre as opções de câmbio, haverá a automática de nove velocidades, manual de cinco ou seis marchas e uma automatizada de dupla embreagem TCT.
Quando for fabricado no Brasil, deverá ter opção flex com os motores E.torQ. A Jeep já confirmou o propulsor 1.6 16V com potência máxima de 110 cavalos a 5500 rpm e 15,5 kgfm de torque, que é fabricado em Campo Largo, no Paraná. Para o mercado latino-americano também será oferecido o 1.4 MultiAir Turbo com 170 cv e 24,49 kgfm.
O interior segue o estilo robusto e terá detalhes coloridos de acordo com a versão e cor da carroceria. O Renegade conta com sistema multimídia com tela touchscreen de 6.5 polegadas e conexão bluetooth. Uma mensagem no meio do console faz outra referência ao vovô militar: “since 1941”.
O carro sai de fábrica com sistema 4×4 Active Drive, com uma reduzida que pode ser programada de acordo com o terreno, nos modos neve, areia, lama, pedra e automático. O Renegade tem ainda sete airbags de série, Controle Eletrônico de Estabilidade, câmera de ré e sensor de estacionamento e sistemas inéditos na categoria, como aviso de colisão dianteira e aviso de saída de faixa (Lane Sense).
Asssista ao vídeo: