Estado de Minas

Mais potentes »

Volkswagen lança linha 2015 da família Gol com novo motor 1.6

Gol Rallye e Saveiro Cross serão equipados com o 1.6l MSI 16V de 120 cavalos e 16,8 kgfm de torque. Preços ainda não foram divulgados


Thiago Ventura - Portal Vrum

Publicação: 27/03/2014 11:08 Atualização: 27/03/2014 13:14

 (Volkswagen/Divulgação)

A Volkswagen lançou a linha 2015 de Gol, Voyage e Saveiro com um novo motor e melhorias no sistema de câmbio automatizado. O 1.6l MSI é baseado na mesma arquitetura da família EA211 e desenvolve até 120 cv. O propulsor será disponível inicialmente nas versões Gol Rallye e Saveiro Cross. O antigo 1.6 de 104 cv continua em oferta. Outra novidade da linha é que a família Gol passa adotar a nomenclatura dos outros modelos da marca alemã.

 

CLIQUE E VEJA FOTOS DA FAMÍLIA GOL 2015!

Os veículos chegam até o começo do próximo mês nas concessionárias de todo o país. A Volkswagen ainda não divulgou a tabela de preços oficial.


A nova Saveiro Cross também ganhou novidades de segurança na linha 2015. Agora o veículo possui controle eletrônico de estabilidade (ESC), de tração (ASR) e freios ABS com função off-road, primeira picape compacta com esses itens. Outra novidade é o freio a disco nas quatro rodas.

Saveiro Cross terá o motor 1.6 MSI com 120 cavalos (Volkswagen/Divulgação)
Saveiro Cross terá o motor 1.6 MSI com 120 cavalos


O EA211 1.6l MSI 16V de quatro cilindros possui bloco e cabeçote feitos em alumínio, reduzindo em 15kg o peso em comparação ao 1.6 convencional. Com etanol, o motor desenvolve 120 cv a 5.750 rpm, com torque de 16,8 kgfm a 4.000 rpm. Segundo a Volkswagen, 85% desse torque já está disponível com 2.000 rpm. Quando abastecido com gasolina, os números são 110 cv e 15,8 kgfm.

Novo motor tem bloco e cabeçotes feitos em alumínio (Volkswagen/Divulgação)
Novo motor tem bloco e cabeçotes feitos em alumínio
O novo motor 1.6l MSI utiliza o sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. Já o cabeçote do motor possui coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida. A solução permite que o motor atinga a temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, reduzindo emissões.

A transmissão automatizada I-Motion teve o software de gerenciamento eletrônico atualizado, com trocas de marchas mais suaves e precisas, segundo a marca. As velocidades podem ser trocadas manualmente na alavanca de câmbio ou em borboletas no volante.

Dados do fabricante apontam que o Gol Rallye 1.6l MSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h, com etanol. Com transmissão I-Motion, o carro demora 10s para sair do repouso até os 100km/h. Já a Saveiro Cross 1.6l MSI faz de 0 a 100 km/hem 10s e atinge máxima de 182 km/h com etanol.

Interior da Saveiro Cross 2015 (Volkswagen/Divulgação)
Interior da Saveiro Cross 2015


Nomenclatura global

A família Gol agora adota a nomenclatura global na linha 2015. A versão de entrada chama-se Trendline, que no caso Gol e Voyage já contam com direção hidráulica, vidros e travas elétricas de série. A versão acima é a Comfortline, que agrega acabamento mais refinado, como itens pintados na cor do veículo, como capas dos espelhos retrovisores pintados, maçanetas das portas e frisos laterais.

A opção superior é a Highline, que oferece mais conforto e recursos de tecnologia de série, como de ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, frisos laterais cromados, alarme Keyless, volante multifuncional revestido de couro e faróis de milha.

Gol Comfortline com pacote Fun (Volkswagen/Divulgação)
Gol Comfortline com pacote Fun


No caso do sedã, haverá uma nova versão topo de linha, o Voyage Evidence. Disponível com motor 1.6l MSI, oferece todos os itens do Highline e agrega elementos de veículos de nível superior. O revestimento dos bancos é o mesmo utilizado no Tiguan, por exemplo.

Voyage Evidence tem acabamento com itens de modelos de categoria superior (Volkswagen/Divulgação)
Voyage Evidence tem acabamento com itens de modelos de categoria superior

Esta matéria tem: (3) comentários

Autor: mauro almeida
1.6 16 v????? ja ate sabemos os defeitos, estao ressussintando o finado 1.0 16v no minimo acharam um estoque de pecas no porao e coitado de quem comprar | Denuncie |

Autor: Juvelino Fernandes Gomes
Tadinha da Volks! Tá desesperada depois que o Gol foi rebaixado de primeiro para terceiro caro mais vendido agora em Março! | Denuncie |

Autor: Jose Junior
Vamos aguardar os preços, se eu conheço bem essas montadoras, um golzinho desse aí vai beirar os 60 mil. Quem viver verá. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas de particular
    ofertas em destaque