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Confira dicas para encarar a ré sem medos no veículo

Manobrar um automóvel sem traumas ainda é desafio para muitos condutores. Tecnologia tem colaborado para reduzir riscos


Carine Carvalho - Diário de Pernambuco

Publicação: 31/03/2014 12:00 Atualização: 31/03/2014 12:49

Frederico Melo sente dificuldade em medir o ângulo certo na manobra (Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A P)
Frederico Melo sente dificuldade em medir o ângulo certo na manobra

 

Fazer manobras como a baliza ainda pode ser um problema para alguns motoristas. E pensando bem, é preciso mesmo um pouco de coragem para se lançar de ré rumo a um espaço desconhecido, pois, sempre há o risco de encostar em outro veículo, de ferir alguém (caso mais trágico de crianças que se escondem atrás do carro e acabam sendo atropeladas pelos pais), além de colidir em vários objetos que estão fora da visão como pequenos postes, carrinhos de supermercado, floreiras, dentre outros inesperados. Como para tudo há solução, a experiência na condução aliada às novas tecnologias tornaram a execução das manobras uma tarefa mais fácil.

 

Ainda há quem tema. "Acho super difícil fazer a manobra de ré. Quando você está na auto-escola te ensinam vários truques para medir o ângulo certo, realizar a manobra. Como sou professor de inglês e não de matemática, sigo minha intuição", declarou o professor Frederico Melo bem humorado. Mas o Vrum vai dar uma mãozinha.


Já existem uma gama de equipamentos que ajudam a fazer a manobra. Esses dispositivos eram considerados itens de luxo e só estavam disponíveis em carrões importados, mas com a sua popularização é possível instalá-los em qualquer automóvel. Já tem até empresa de acessórios que desenvolvem aparelhos para atender a qualquer modelo ou versão. "Gostaria de ter um carro com uma tecnologia que avisa quando vai bater", conclui Frederico. Existem também diferentes tipos de dispositivos, desde simples alarmes sonoros a câmeras de alta tecnologia (veja box abaixo).

Sensor de ré
Avisos sonoros que informam o quão próximo o veículo está do seu obstáculo, pois na medida em que o carro vai se aproximando, o som vai ficando mais intenso. Alguns têm visor indicando a distância do carro em relação ao objeto próximo.
A partir de R$ 120 (com instalação)

Câmera de ré
Basta engatar a ré para ver tudo o que se passa atrás do carro. A imagem pode ser colorida mostrada no espelho ou até mesmo no aparelho de DVD. Também tem o visor que mede a distância em metros. A câmera infravermelha pode ser acionada à noite. A partir de R$ 180 (com instalação)

Kit Câmera + Sensor de ré
Os dois aparelhos combinados.
A partir de R$ 510 (com instalação)

Manobra por voz
A Mercedes-Benz produz dispositivos que auxiliam a manobra por voz. Basta aproximar o carro do local onde se vai estacionar e ativar o sistema. O sensor indica quando ir para frente ou para trás, como um manobrista.

Modulo tilt down
Ao engatar a ré, um módulo localizado no espelho retrovisor do lado do passageiro vira para baixo ajustando para que o motorista possa enxergar e não bater no meio-fio.
A partir de R$ 279

Park Assist
Essa tecnologia funciona por meio de uma série de sensores localizados nos para-choques dianteiros e traseiros que calculam o espaço e o tipo de manobra necessária. Ao localizar um espaço compatível um aviso é exibido na tela do painel, com instruções para o início da manobra de acordo com a vaga. Para iniciar, o motorista precisa apenas engatar a marcha ré e acelerar o carro. O veículo toma conta da direção e executa as manobras com precisão.


Faça a manobra sem risco:

1- Para começar, observe os 3 retrovisores.

2- Existe um alinhamento entre os três. A imagem deve começar em um espelho e continuar no outro, formando uma margem traseira que irá mostrar tudo o que está atrás do carro. Essa visão deve dar ao motorista domínio total da parte traseira.

3- Atenção! Qualquer desajuste no espelho pode prejudicar a visão traseira do automóvel. Normalmente, isso ocorre quando o motorista ajusta o retrovisor para monitorar os filhos no banco de trás ou para usar maquiagem, no caso das mulheres. Deste modo que cria-se um ponto cego.

4- Fazer a manobra olhando para trás é recomendado apenas para os motoristas mais experientes. Para os outros motoristas é mais seguro usar apenas os retrovisores.

5- Carros grandes são mais difíceis de manobrar, pois terão mais pontos cegos, principalmente na parte de baixo. Não hesite em sair do carro para reconhecer o lugar ou peça uma ajudinha.
Fonte: diretor do curso e da auto-escola CTRAN, Igor Valença

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