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Contran volta a liberar modificações para carros rebaixados

Conselho permite novamente a alteração no sistema de suspensão dos veículos leves. Novidade é a possibilidade de instalar sistemas reguláveis para controlar a altura


Pedro Cerqueira - Estado de Minas

Publicação: 03/04/2014 08:00 Atualização: 03/04/2014 08:25

Altura mínima do carro deve ser maior ou igual a 10 centímetros (Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Altura mínima do carro deve ser maior ou igual a 10 centímetros

Prática suspensa desde 28 de agosto de 2013, a alteração no sistema de suspensão em veículos passa a poder ser realizada, conforme publicado na Resolução 479 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O destaque é a possibilidade de instalar sistemas de suspensão reguláveis em veículos leves (com PBT até 3.500kg), que eram proibidos desde 29 de agosto de 2008. A alteração é válida para veículos usados, de passageiro ou de carga, com exceção dos de duas ou três rodas e quadriciclos.

Veja fotos do protesto de carros rebaixados no Brasil

Mas a legislação determina que a modificação deve atender a alguns limites e exigências. Para os veículos leves são duas exigências: a primeira é que o ponto mais baixo da carroceria ou chassi deve ter a altura mínima para circulação maior ou igual a 10 cm; segundo, o conjunto roda/pneu não pode tocar em qualquer parte do veículo quando o volante é completamente esterçado.

SEGURANÇA De acordo com Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat, o ajuste de uma suspensão tem que garantir segurança, estabilidade e conforto. “Suspensões rebaixadas sem critério podem afetar a dirigibilidade do veículo, já que se trata de um componente ligado diretamente ao controle do veículo”, avalia Dilser. Ele explica que, no caso dos modelos da Fiat com pegada mais dinâmica, que têm altura do solo reduzida, há todo um trabalho feito na suspensão para garantir o melhor acerto possível entre segurança, estabilidade e conforto.

O artigo 1º da Resolução 479 atribui a responsabilidade do atendimento a todas a exigências às empresas executoras das modificações e ao proprietário do veículo. Outra exigência para os veículos que tiverem a suspensão modificada é inserir no campo das observações do Certificado de Registro de Veiculo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo (CRLV) a altura livre do solo. Antes de fazer qualquer modificação no veículo é necessário obter autorização no Detran. Depois de efetuada a modificação, o veículo deve passar por uma inspeção de segurança veicular numa instituição técnica licenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que vai emitir o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

 (Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


SUSPENSÃO REGULÁVEL Diferente da fixa, a suspensão regulável permite que o motorista regule a altura da suspensão, podendo deixá-la mais alta ou mais baixa, conforme a necessidade. De acordo com José Carlos Alves, da Vinicar, empresa com experiência no ramo de preparações, existem dois tipos de suspensão regulável. Na suspensão a ar, as molas são substituídas por bolsas de ar, num sistema que envolve peças como compressor, cilindro e mangueiras. Apesar de mais cara, seu uso é mais cômodo, já que os comandos são feitos de dentro do veículo.


Na suspensão de rosca, troca-se a mola por uma mais curta e um sistema que permite aumentar e reduzir a altura da suspensão por meio de uma rosca. Mas o sistema não é muito prático, pois é preciso levantar o veículo com um macaco para regular cada roda. Em compensação, esse sistema é mais barato, quase a metade da suspensão a ar. Quanto à exigência do Contran do conjunto roda/pneu não poder encostar em qualquer parte do veículo quando se vira o volante, José Carlos afirma que isso acontece quando o veículo é rebaixado e se instala rodas muito grandes.

 

 (Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
 

Esta matéria tem: (13) comentários

Autor: renato amorim
o bem e deles entao façam o q querem o problema e deles e eles q gastam o dimdim e alem do mais o governo so ta e querendo ganhar nosso dinheiro nao e atoa q tem q ir no detran pra regulamentar ai eles inventam um monte de taxas pra pagar nao engoli ainda o motivo de ter q trocar placas ñ mudou nada. | Denuncie |

Autor: Francisco de Figueiredo Milo Milo
E o Zé povinho brasileiro comemora isso, só o Inmetro mesmo para liberar, isso quer dizer que vamos continuas convivendo com essas carroças a 10 km por hora fazendo zig zag na ruas?Pelo amor de Deus, esse lixos tem que ir para o ferro velhor, Corsa 19 e tal?Por fogo nesse lixo!!!! | Denuncie |

Autor: Rodrigo Andrade
Numa boa, podem até liberar isso aí. O carro fica bonito e tal. Mas é tirar atestado de burrice fazer isso. Arrebenta a suspensão e o carro ainda fica arrastando. Danifica o fundo. Não preciso nem citar o estado da maioria das ruas e avenidas por aí. | Denuncie |

Autor: ricardo cardoso
Bacana, a rapaziada tem o que gosta. Andar divagar na boa . NAO FAZ PEGA. E ,melhor assin | Denuncie |

Autor: Ramon Faria
Num país vaso sanitário é assim mesmo. O meu cachorro tem mais caráter que os homens do poder. | Denuncie |

Autor: Daniel da Mata
Vamos ver a posição das seguradoras quanto a isso. | Denuncie |

Autor: ROBSON ALMEIDA
Nossa Cidade é ideal para carro rebaixados"não tem quebra mola, quase não term buraco, as ruas e estradas são um verdadeiro tapete, assim como as escolas, o sistema de saúde e transporte público, e tem um Prefeito muito, pelo menos na opinião da familía dele. | Denuncie |

Autor: Ronaldo Araujo
Eu penso que o direito de um começa onde termina o do outro! Se não prejudicar ninguem, por mim que o cara coloque fogo no carro dele! Dane-se! Ele pagou pelo carro paga pelos impostos então que faça com o carro dele oque bem entender! | Denuncie |

Autor: Gilberto Ladewig
O Contran é uma mãe! Essas coisas são verdadeiros trava trânsito! Esses dias vi um carro galeando em cima de um quebra-molas, tiveram que empurrar para desobstruir o trânsito. Coisa de mané! | Denuncie |

Autor: Jaiilton matos filho
Os Engenheiros formados, sofrem para vc um carro alto com estabilidade! Procura na internet carros no brasil, Sao difíceis em fazer a pate da suspensão x estabilidade! Olha os carros de fora todos saem mais baixos para melhor alinhamento de estabilidade! agora e melhorar nossas estradas! | Denuncie |

Autor: Fernando Cruz
Um carro rebaixado com moderação fica bonito! Eu não faria no meu por causa do ajuste do fabricante, tem todo um calculo e planejamento pro carro ser como é, e penso que o rebaixamento interfere em tudo, mas acho bom o Contran regulamentar a coisa toda, afinal, segurança é o mais importante! | Denuncie |

Autor: Reinaldo Faria-Tavares
Quanta bobagem, tanto de um lado, quanto de outro.... | Denuncie |

Autor: Marcelo Coelho
Sinceramente nunca vou entender a logica destas pessoas, pois a montadora gasta milhoes em um projeto com ENGENHEIROS FORMADOS para garantir o conforto e a segurança dos ocupantes do automovel, mas ai vem qualquer doido e corta as molas de suspensao retirando todo o trabalho feito! Sem logica nao? | Denuncie |

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