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Sentra x C4 Lounge: confira o nosso comparativo!

Modelos da Nissan e Citroën são concorrentes diretos, mas estão longe de serem parecidos


Bruno Vasconcelos - Diário de Pernambuco

Publicação: 04/04/2014 13:00 Atualização: 04/04/2014 17:47

Citroën deu mais esportividade ao novo C4, enquanto a Nissan segue conservadora (Bruno Vasconcelos/DP/DAPRESS)
Citroën deu mais esportividade ao novo C4, enquanto a Nissan segue conservadora
 

Os especialistas sempre recomendam usar a razão na hora de comprar um bem de consumo durável, como um automóvel. Mas imagina como o mundo seria sem graça se todos seguissem essa recomendação à risca? A emoção é um ingrediente que não deve ser deixado de lado na hora de escolher o carro. Mas também não pode ser fator determinante. Buscar o equilíbrio entre os dois sentimentos é importante para que o arrependimento não entre na sua garagem. Fizemos um comparativo de dois carros de um mesmo segmento, mas que despertam sensações bem distintas quando se está ao volante. Enquanto o Nissan Sentra é pura racionalidade, com um porte elegante e discreto, o Citroën C4 Lounge THP transpira esportividade em linhas agressivas e no motor turbinado. Há tantas diferenças entre os dois sedãs médios, que a definição de quem é o melhor é algo bastante subjetivo. Vai do gosto do cliente e de sua necessidade. Quer um carro bom, porém discreto e que não vai fazer os pescoços virarem, o Nissan é uma boa opção. Mas já se a onda for acelerar e ser visto, ninguém melhor que o francês da Citroën.

 

O C4 beneficia o painel de instrumentos mais moderno com o uso de iluminação azul (Citroën/divulgação)
O C4 beneficia o painel de instrumentos mais moderno com o uso de iluminação azul
 

 

Confira a galeria de fotos do Nissan Sentra

 

Olhos
Os dois modelos de nosso comparativo passaram por recente transformação. A chegada da nova geração fez com que os dois ganhassem atributos positivos no design - ou seja, ficaram mais bonitos. O Sentra largou o estilo quadrado e passou a adotar um desenho mais sofisticado, seguindo a linha dos líderes do segmento. Os cromados da grade, maçanetas e moldura das janelas, assim como também o filete de Led nos faróis para iluminação diurna, deram um ar de jovialidade ao desenho, diminuindo um pouco a sensação de "carro de tiozão".

 

A Citroën também radicalizou com as mudanças no C4, que deixou de ser Pallas para se chamar Lounge. Se antes o sedã abusava da sobriedade em um desenho sem vincos e passava apenas imagem de sofisticação, com a mudança, o francês bebeu da água na fonte da juventude e ganhou ousadia no design. Os vincos marcantes no capô e na lateral e o uso de elementos cromados dão esportividade ao modelo.

 

Interior tem acabamento impecável (Nissan/divulgação)
Interior tem acabamento impecável
 

 

Coração
A mesma distinção que é evidente no desenho dos dois sedãs também é gritante na condução. Podemos dizer que os engenheiros das duas montadoras conseguiram captar e passar para a mecânica o mesmo sentimento que os designers tiveram ao desenhar na prancheta. O Sentra SL com motor 2.0 (flex) de 140 cv e 20 kgfm de torque ganhou a suavidade do câmbio automático contínuo (CVT). Além de silencioso, o conjunto tem força na medida para levar os mais de 1.300 kg do sedã. Se der vontade de quebrar a monotonia e pisar fundo no acelerador, o Sentra vai responder a altura e satisfazer sua vontade de queimar mais combustível.

 

 

O C4 que testamos também é o topo de linha da gama. Uma diferença crucial em relação ao japonês, é que o Citroën oferece uma versão esportiva com motor turbinado para quem pode pagar mais. O Lounge Exclusive THP é equipado com o valente motor 1.6 turbo feito em parceria com a BMW que entrega bons 165 cv e 24,5 kgfm de torque. O câmbio automático de seis velocidades casou perfeitamente com o propulsor, deixando o conjunto manso quando não se quer adrenalina nas veias, mas que quando exigido, distribui o torque da mesma forma que o guitarrista de uma banda de heavy metal explora as cordas de seus instrumento. Pise no acelerador do Lounge THP com vontade e a resposta será como música para os ouvidos.

 

Versões topo de linha trazem belos conjuntos de rodas de liga-leve (Bruno Vasconcelos/DP/DAPRESS)
Versões topo de linha trazem belos conjuntos de rodas de liga-leve
 

 

Veja aqui mais fotos do Citroën C4 Lounge!

 

 

Mãos
Se no visual e na mecânica existe um abismo entre os modelos que testamos, o mesmo não podemos dizer do interior. Os dois sedãs acertaram no equilíbrio entre modernidade e requinte. O uso de bons materiais, peças bem encaixadas e acabamento impecável são atributos dos dois concorrentes. Eles também têm em comum os bancos revestidos em couro, teto solar elétrico, botão de partida e sistema multimídia com tela sensível ao toque. O interior do C4 THP é ligeiramente mais "esportivo" do que o Sentra. O painel de instrumentos de fundo preto e indicadores de iluminação azul deixam o conjunto mais moderno, enquanto a Nissan não fugiu do tradicional fundo preto com indicadores brancos.

Notas


Aparência
Sentra: 7
C4 Lounge: 9

Condução
Sentra: 8
C4 Lounge: 8

Acabamento
Sentra: 9
C4 Lounge: 9

Equipamentos
Sentra: 8
C4 Lounge: 8

Valor de mercado
Sentra: 8
C4 Lounge: 6

Motor
Sentra: 8
C4 Lounge: 10

Câmbio
Sentra: 8
C4 Lounge: 9

Suspensão
Sentra: 9
C4 Lounge: 8


Total
Sentra: 65
C4 Lounge: 67

Preços
C4 Loung THP: R$ 83.790
Sentra SL CVT: R$ 73.490

 

Neste comparativo, o C4 levou a melhor, mas será que ele supera o Renault Fluence GT? Também fizemos este comparativo. Clique e leia

 

FICHA TÉCNICA

Sentra SL

Motor: 2.0 16V flex
Potência 140 cv de potência a 5.100 rpm
Torque: 20 kgfm a 4.800 rpm
Transmissão: CVT Xtronic com overdrive
Dimensões: 4,62 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,5 m de altura e 2,7 m de entreeixos
Bolsas de ar: frontais e de cortina
Porta-malas: 503 litros
Tanque de combustível: 52 litros
Rodagem : 17 polegadas 205/55

Citroën C4 Lounge THP

Motor: 1.6 gasolina
Potência: 165 cv de potência a 6.000 rpm
Torque: 24,4 kgfm a 1.400 rpm
Transmissão: Automática de seis velocidades
Dimensões: 4,621 mm de comprimento, 1,789 mm de largura, 1,505 mm de altura
e 2,710 mm de entreeixos
Bolsas de ar: frontal condutor, passageiro, lateral dianteiros e cortina
Porta-malas: 450 litros
Tanque de combustível: 60 litros
Rodagem : 17 polegadas 225/45

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Rinaldo Dornelas
Boa tarde, Belo comparativo, mais seria ideal se fosse com 0 C4 normal. Como seria, sera que ele ganharia?????? abraços, | Denuncie |

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