Estado de Minas

Seat Leon Cupra esbanja desempenho com plataforma do Golf GTI

O grupo VW decidiu dar força à sua marca espanhola e lançou o esportivo Leon Cupra baseado na plataforma do Golf GTI. E bota força nisso: mais 60 cavalos sob o capô...


Boris Feldman - Estado de Minas

Publicação: 06/04/2014 18:32 Atualização: 07/04/2014 16:07

O hatch médio é vendido nas carrocerias de três ou cinco portas, com rodas de 18 ou 19 polegadas (Cristina Santos/ Esp. EM/DA PRESS)
O hatch médio é vendido nas carrocerias de três ou cinco portas, com rodas de 18 ou 19 polegadas


Do Algarve, Portugal - Visualmente, Golf GTI e Leon Cupra não parecem nem primos. Mas, ao volante, passam a impressão de ser (como são, de fato), o mesmo automóvel, pois usam a nova plataforma MQB, que vai também no Audi A3, Skoda Octavia e outros médios do grupo VW. A marca espanhola já esteve no Brasil, mas voltou, sem perspectivas de retorno a curto prazo.

ESTILO É um hatch com três ou cinco portas. O primeiro com entre-eixos 5cm mais curto, ambos com linhas marcantes, do tipo “entorta pescoço”, mesmo em países repletos de novidades. Entradas de ar na dianteira, faróis em ângulos vivos, vincos laterais e ponteiras duplas de descarga chamam a atenção. Rodas aro 18” ou 19” com pinças de freio vermelhas são a cereja do bolo.

INTERIOR Muita qualidade em todo o material utilizado no interior, bancos que “encaixam” o motorista, marca registrada do primo Golf. Volante com a manjada parte inferior plana, de couro, com costuras aparentes. Espaço atrás e porta-malas corretos para um hatch médio.

Acabamento sofisticado e bancos anatômicos e confortáveis na frente (Seat/Divulgacao )
Acabamento sofisticado e bancos anatômicos e confortáveis na frente


MECÂNICA Motor é o mesmo 2.0, turbo, do GTI. Mas regulado para 280cv. Caixa pode ser manual ou DSG (como no carro testado), ambas de seis marchas. Desempenho faz imaginar potência superior à declarada: aceleração até 100km/h em 5,8 segundos. Explicada pela redução de cerca de 100kg em relação à geração anterior.
 
AO VOLANTE
Se não pisar fundo no Cupra, a impressão é de se estar num Golf GTI. Com o pé embaixo, o alemão perde para o espanhol, pois são mais 60 cavalos no haras. Faz curvas como um capeta graças à suspensão muito bem calibrada, com braços múltiplos na traseira e controle eletrônico de estabilidade. O Cupra (e o GTI) têm um “diferencial”, o bloqueio eletrônico do diferencial... que segura ainda mais nas curvas de baixa. A relação da direção é variável, o que dá mais precisão em alta e conforto nas manobras de baixa. O carro é acertado ao gosto do freguês: Conforto, Esportivo, Cupra e Individual, interferindo na direção, caixa (DSG), diferencial, acelerador e... escapamento: no modo esportivo, o som é apaixonante. Em resumo, pode ser fera na pista ou no ponto para deixar os meninos na escola...

 (Boris Feldman/EM/DA PRESS)


RECORDISTA O Cupra é o recordista mundial da pista de Nürburgring entre automóveis com tração dianteira: fez os 20 quilômetros do circuito alemão em menos de 8 minutos, roubando o título do Mégane RS Trophy e fazendo poeira até no Porsche Cayman S e Aston Martin DBS.

 (Boris Feldman/EM/DA PRESS)
 (Seat/Divulgação)

Esta matéria tem: (4) comentários

Autor: FREDERICO CAFE
Otimo comentario Genival Silva, não vejo relevânçia alguma com uma MARCA que a tempos não vem pro Brasil. | Denuncie |

Autor: Adelson Barbosa Souza
Porque não divulgam o preço, deve ser 1/3 do preço do Golf ou talvez 1/5. | Denuncie |

Autor: mauro almeida
Trazeira lembra o 308 | Denuncie |

Autor: Genival Silva
Qual a relevância desta matéria, se este carro nem é vendido no Brasil? | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas de particular
    ofertas em destaque