Estado de Minas

MERCADO DE HATCHES PREMIUM »

Audi A3 é o que menos desvaloriza no segmento que pode ter até 21% de depreciação no primeiro ano

Entre os modelos hatches premium, Audi A3 Sportback é o mais aceito pelo mercado, segundo lojistas, e o que menos se desvaloriza, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Confira o desempenho de outros modelos no mercado após um ano de uso


Portal Vrum

Publicação: 10/04/2014 15:24 Atualização: 25/04/2014 20:15

Audi A3 tem a menor desvalorização do segmento (Marlos Ney Vidal/EM/D.A PRESS)
Audi A3 tem a menor desvalorização do segmento
Analisar o mercado de seminovos também faz parte da rotina de pesquisa de quem está interessado em comprar um automóvel importado 0km. Carros que custam mais de R$ 100 mil costumam ter um alto índice de desvalorização, o que pode assustar o consumidor no momento da revenda.

 

Embora a compra de um modelo seminovo, pouco rodado, seja a mais racional por já ter passado pela primeira desvalorização, que chega a mais de 20%, algumas marcas são mais rejeitadas em nosso mercado do que outras.

Volvo V40 perde até 18,75% de seu valor (Volvo/Divulgação)
Volvo V40 perde até 18,75% de seu valor


Analisamos quatro marcas premium: Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo. A qualidade de construção dos modelos dessas marcas é impecável e dispensa qualquer comentário, mas aqui vamos compará-los apenas economicamente e indicar em qual modelo hatch dessas quatro marcas você perde menos dinheiro.


Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o Audi A3 Sportback é o que menos se desvaloriza no primeiro ano, com 10,4% de depreciação, seguido de Volvo V40 T4 (12,7%) e BMW 118i Sport (14,6%). O Mercedes-Benz Classe A Urban é o que mais se desvaloriza, de acordo com a Fundação, com 15,1% de desvalorização em um ano.


Embora a tabela FIPE seja uma referência oficial para o comércio de veículos, especialistas do setor alegam que ela está defasada e que a atualização dela não acompanha a realidade do mercado, segundo empresários procurados pelo Vrum.

 

Veja mais fotos do Audi A3 Sportback

 

Veja fotos do Volvo V40

 

Veja fotos do Mrecedes Classe A

 

Veja fotos do BMW 118i


“Na realidade, um importado vale cerca de 20% menos do que está na Fipe e há marcas que eu não pego em nenhum negócio, como a Volvo, pois os carros dessa marca costumam agarrar demais no estoque e o preço despenca com rapidez”, explica José Drumond, proprietário da Drumond Veículos, de Belo Horizonte. Para ele, o fato de o Audi se sair melhor no mercado entre as marcas premium se deve ao perfil do público. “A Audi tem um público mais jovem, com um estilo mais esportivo e tem uma boa procura, por isso ele não fica tanto tempo em estoque quanto um Volvo, que tem como público principal pessoas de alto poder aquisitivo, mais velhas ou que tenham famílias, é um público mais restrito”, conclui.


Já a Select Car, revenda especializada em veículos premium, também em BH, valoriza mais o hatch da Audi. "O Audi A3 Sportback é bem valorizado em seu segmento e tem uma boa liquidez, pois o carro é bom, tem muitos fãs desde as gerações anteriores e um público fiel. A procura pelo Audi é muito grande e o carro não fica muito tempo no estoque da loja, por isso a depreciação é menor”, explica Adão Santiago, gerente da revenda.

Mercedes Classe A deprecia 15,9% em um ano (Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Mercedes Classe A deprecia 15,9% em um ano


Um Volvo V40 T4 0km custa R$ 128,2 mil, segundo a tabela FIPE e, nos classificados na internet, há ofertas de até R$ 104 mil para unidades com um ano de uso, ou seja, com 18,75% de desvalorização.


O A3 Sportback 1.8 TFSI, que 0km vale R$ 125 mil segundo a Fipe, é encontrado em classificados por a partir de R$ 106 mil, o que significa desvalorização real de 15,2%. Com a chegada da versão sedã por R$ 116 mil, o Sportback teve o preço reduzido nas concessionárias para R$ 115 mil, conforme apurado pelo Vrum em uma concessionária da marca, mas a Fipe ainda não foi atualizada para o novo valor.


O Mercedes-Benz Classe A Urban pode ser encontrado no mercado de seminovos por até R$ 99,9 mil, com 15,9% de desvalorização. Já o BMW 118i é ofertado por até R$ 100 mil um ano após deixar o showroom de zero km, perdendo 21% de seu valor.

Preço do BMW 118i cai cerca de 21%, sendo a maior desvalorização do segmento (Bruno Vasconcelos/DP/D.A PRESS)
Preço do BMW 118i cai cerca de 21%, sendo a maior desvalorização do segmento

Esta matéria tem: (5) comentários

Autor: Paulo Barbosa
Infelizmente hoje a tabela FIPE não é referência para muitas concessionárias que praticam preços de acordo com seus avaliadores. Algumas colocam o valor de seu veículo lá embaixo se for só para comprar e outras vezes com a desculpa de abater o preço do carro 0(Zero) as vezes aumenta o valor do usado. | Denuncie |

Autor: Mario Silva
O mercado...ah.. o mercado... O carro tem grande desvalorização porque é caro e o "mercado" não pode pagar. Daí o desdem da desvalorização. Ou alguém discute a qualidade dos veículos volvo? Ah o mercado dever mesmo preferir veiculos melhores como uno mille e gol bola com baixíssima desvalorização... | Denuncie |

Autor: Bruno ..
a tabela fipe não está acompanhando o mercado mesmo não... uma pena... | Denuncie |

Autor: alvaro mello
Tinha um Volvo s 40, que fundiu o motor c km baixa, fora da garantia, procurei a concessionaria p arrumar, preço enviavel, arrumei uma oficina particular, que retificou o motor, e importou as peças, p meu espanto, peças motor renault laguna 2.0, eram as que chegaram, são o mesmo motor | Denuncie |

Autor: POB Bueno
Para o Volvo vale a tabela FIPE e para o Audi vale o preço que é vendido nas Concessionárias. O básico para qualquer comparação é usar o mesmo referencial, senão dá a impressão que a matéria é tendeciosa. Se usar a mesma referencia, a desvalorização do Audi vai para 17% e aí perde para o BMW e MB. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas de particular
    ofertas em destaque