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Volkswagen lança versão duas portas e câmbio I-Motion no up!

up! I-Motion custa R$ 30.990 e é o carro com função automática mais barato do Brasil. Versão duas portas manual custa R$ 26.900

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Volkswagen lança versão duas portas e câmbio I-Motion no up!
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


A Volkswagen lançou nesta quinta-feira a versão duas portas do compacto up! com foco no público jovem e frotistas. A carroceria é oferecida na versão de entrada Take up! por R$ 26.900 e na configuração seguinte Move up! por R$ 28.300. Outra novidade é o câmbio automatizado I-Motion, primeiro carro produzido no Brasil com motor 1.0 a oferecer essa opção.

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O câmbio denominado SQ100 está disponível a partir da versão Move duas portas ao preço de R$ 30.990. Por esse valor, o up! é o carro mais acessível do país com câmbio de operação automática. Os preços nas demais versões ficam nos R$ o 32.990 Move up! quatro portas, R$ 37.760 para o High Up! tas I-Motion e R$ 42.160 para as versões Black, White e Red I-Motion. “A proposta é agradar principalmente nossos clientes de grandes cidades, que pegam trânsito pesado e desejam mais conforto no deslocamento”, esclarece Thomas Schmall

O diferencial do novo câmbio é o baixo peso, para não interferir tanto no consumo do veículo. O conjunto pesa cerca de 30 kg e tem capacidade de torque de 120 Nm. Além disso, o sistema dispõe de três atuadores (motores) elétricos que realizam os trabalhos de embreagem, seleção e troca de marchas. O I-Motion pode ser operado nos modos D (Drive) ou M (manual) com função Tiptronic para seleção da marcha desejada pelo usuário.

Duas Portas

O up! Duas portas também teve algumas alterações para se adaptar ao mercado brasileiro, a exemplo da versão quatro portas. O carro possui 6,5 cm a mais de comprimento em relação ao modelo europeu. Por isso, a coluna C teve que ser retrabalhada, pois na Europa há um vinco mais acentuado. Além disso, o up! brasileiro tem janelas maiores, bem como porta-malas de 285 litros e capacidade para 50l no tanque.

Câmbio também tem função Tiptronic com trocas manuais



Chama atenção o tamanho das portas, com ampla abertura para acesso de motorista e passageiros. Graças a um recurso de design, a coluna B (central) fica escondida sob o vidro e a lateral parece ser construída com vidro único e com apelo esportivo, principalmente se for aplicado película. “O carro é todo mais limpo, com poucas linhas laterais. O up! tem personalidade forte e é facilmente identificável”, analisa Luiz Alberto Veiga, diretor de design da Volkswagen.

Há o sistema “Easy-Entry” para rebatimento dos bancos dianteiros e acesso à fileira de trás. O conjunto memoriza a posição do banco do motorista e, após a operação, o assento volta ao mesmo ajuste. No entanto, isso não se aplica ao passageiro e a cada desembarque, o “co-piloto” terá que reajustar o encosto.



As dimensões da versão duas portas são praticamente as mesmas da quatro portas: são 3,60 m de comprimento, por 1,50 m de altura e medida entre-eixos de 2,421m. A largura tem uma leve diferença: 1,641 para o duas portas contra 1,645 m para o 4P. O peso em ordem de marcha apresenta diferença: 892 kg no 2P contra 958 no 4P.

O modelo segue equipado com o eficiente 1.0 MPI 12V flex de três cilindros, da família EA211. Entre as tecnologias aplicadas, o propulsor tem bloco e cabeçotes de alumínio e dispensa o tanquinho de partida a frio. Abastecido com etanol, desenvolve até 82 cv de potência ou 75 cv com gasolina. O torque é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação com gasolina. Segundo a marca, 85% desse torque já está disponível a 2.000 rpm.

Logo I-Motion identifica versão com o câmbio robotizado



Primeiras impressões


Em um rápido teste-drive pelas ruas da região Centro-Sul de Belo Horizonte, o câmbio automatizado mostrou-se um alívio para o pé esquerdo nas situações de trânsito congestionado, com o famoso "arranca e para". Vencido esse obstáculo, ao trafegar em vias dentro do bairro Belvedere, senti falta do câmbio manual MQ200 de engates curtos e precisos.

Apesar da tecnologia empregada no novo SQ200, o carro ainda apresenta os famigerados 'trancos' e a central eletrônica demora bastante em trocar de velocidade. Rapidamente, o motorista sente a necessidade de fazer o câmbio manualmente pela alavanca, o que pode ser feito mesmo no modo automatico Drive. Num ponto positivo, o I-Motion segura as marchas fortes quando a intenção é melhorar o desempenho, pisando fundo o acelardor.

 

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O novo câmbio automatizado está melhor em comparação à geração antiga, experimentada em outros modelos da linha Volkswagen. Mas, ainda incomoda pelos trancos e abafa o uso do bom motor de três cilindros. O computador de bordo acusou 7,5 km/l numa distância de 12 quilômetros.

Lateral do up! duas portas ficou com apelo mais esportivo



Equipamentos e versões 2P

take up!
A versão take up! é equipada com rodas de 13 polegadas e pneus 165/80 R13, retrovisores externos com comando interno manual, para-sol com espelho para o passageiro e tomada de 12 volts no console central. Externamente, se diferencia pelos retrovisores e maçanetas na cor preta.

move up!
Na versão move up! o modelo passa a trazer rodas de 14 polegadas, com pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), nas medidas 175/70 R14, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O porta-malas “s.a.v.e.” é item de série já a partir dessa versão.

Versão topo de linha Red Up! I-Motion custa R$ 42.160