Estado de Minas

Compacto »

Volkswagen lança versão duas portas e câmbio I-Motion no up!

up! I-Motion custa R$ 30.990 e é o carro com função automática mais barato do Brasil. Versão duas portas manual custa R$ 26.900


Thiago Ventura - Portal Vrum

Publicação: 24/04/2014 16:19 Atualização: 25/04/2014 14:28

 (Volkswagen/divulgação)

A Volkswagen lançou nesta quinta-feira a versão duas portas do compacto up! com foco no público jovem e frotistas. A carroceria é oferecida na versão de entrada Take up! por R$ 26.900 e na configuração seguinte Move up! por R$ 28.300. Outra novidade é o câmbio automatizado I-Motion, primeiro carro produzido no Brasil com motor 1.0 a oferecer essa opção.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DO UP! DUAS PORTAS!

O câmbio denominado SQ100 está disponível a partir da versão Move duas portas ao preço de R$ 30.990. Por esse valor, o up! é o carro mais acessível do país com câmbio de operação automática. Os preços nas demais versões ficam nos R$ o 32.990 Move up! quatro portas, R$ 37.760 para o High Up! tas I-Motion e R$ 42.160 para as versões Black, White e Red I-Motion. “A proposta é agradar principalmente nossos clientes de grandes cidades, que pegam trânsito pesado e desejam mais conforto no deslocamento”, esclarece Thomas Schmall

O diferencial do novo câmbio é o baixo peso, para não interferir tanto no consumo do veículo. O conjunto pesa cerca de 30 kg e tem capacidade de torque de 120 Nm. Além disso, o sistema dispõe de três atuadores (motores) elétricos que realizam os trabalhos de embreagem, seleção e troca de marchas. O I-Motion pode ser operado nos modos D (Drive) ou M (manual) com função Tiptronic para seleção da marcha desejada pelo usuário.

Duas Portas

O up! Duas portas também teve algumas alterações para se adaptar ao mercado brasileiro, a exemplo da versão quatro portas. O carro possui 6,5 cm a mais de comprimento em relação ao modelo europeu. Por isso, a coluna C teve que ser retrabalhada, pois na Europa há um vinco mais acentuado. Além disso, o up! brasileiro tem janelas maiores, bem como porta-malas de 285 litros e capacidade para 50l no tanque.

Câmbio também tem função Tiptronic com trocas manuais (Volkswagen/divulgação)
Câmbio também tem função Tiptronic com trocas manuais


Chama atenção o tamanho das portas, com ampla abertura para acesso de motorista e passageiros. Graças a um recurso de design, a coluna B (central) fica escondida sob o vidro e a lateral parece ser construída com vidro único e com apelo esportivo, principalmente se for aplicado película. “O carro é todo mais limpo, com poucas linhas laterais. O up! tem personalidade forte e é facilmente identificável”, analisa Luiz Alberto Veiga, diretor de design da Volkswagen.

Há o sistema “Easy-Entry” para rebatimento dos bancos dianteiros e acesso à fileira de trás. O conjunto memoriza a posição do banco do motorista e, após a operação, o assento volta ao mesmo ajuste. No entanto, isso não se aplica ao passageiro e a cada desembarque, o “co-piloto” terá que reajustar o encosto.



As dimensões da versão duas portas são praticamente as mesmas da quatro portas: são 3,60 m de comprimento, por 1,50 m de altura e medida entre-eixos de 2,421m. A largura tem uma leve diferença: 1,641 para o duas portas contra 1,645 m para o 4P. O peso em ordem de marcha apresenta diferença: 892 kg no 2P contra 958 no 4P.

O modelo segue equipado com o eficiente 1.0 MPI 12V flex de três cilindros, da família EA211. Entre as tecnologias aplicadas, o propulsor tem bloco e cabeçotes de alumínio e dispensa o tanquinho de partida a frio. Abastecido com etanol, desenvolve até 82 cv de potência ou 75 cv com gasolina. O torque é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação com gasolina. Segundo a marca, 85% desse torque já está disponível a 2.000 rpm.
Logo I-Motion identifica versão com o câmbio robotizado (Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Logo I-Motion identifica versão com o câmbio robotizado


Primeiras impressões


Em um rápido teste-drive pelas ruas da região Centro-Sul de Belo Horizonte, o câmbio automatizado mostrou-se um alívio para o pé esquerdo nas situações de trânsito congestionado, com o famoso "arranca e para". Vencido esse obstáculo, ao trafegar em vias dentro do bairro Belvedere, senti falta do câmbio manual MQ200 de engates curtos e precisos.

Apesar da tecnologia empregada no novo SQ200, o carro ainda apresenta os famigerados 'trancos' e a central eletrônica demora bastante em trocar de velocidade. Rapidamente, o motorista sente a necessidade de fazer o câmbio manualmente pela alavanca, o que pode ser feito mesmo no modo automatico Drive. Num ponto positivo, o I-Motion segura as marchas fortes quando a intenção é melhorar o desempenho, pisando fundo o acelardor.

 

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DO UP! DUAS PORTAS!


O novo câmbio automatizado está melhor em comparação à geração antiga, experimentada em outros modelos da linha Volkswagen. Mas, ainda incomoda pelos trancos e abafa o uso do bom motor de três cilindros. O computador de bordo acusou 7,5 km/l numa distância de 12 quilômetros.

Lateral do up! duas portas ficou com apelo mais esportivo (Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Lateral do up! duas portas ficou com apelo mais esportivo


Equipamentos e versões 2P

take up!
A versão take up! é equipada com rodas de 13 polegadas e pneus 165/80 R13, retrovisores externos com comando interno manual, para-sol com espelho para o passageiro e tomada de 12 volts no console central. Externamente, se diferencia pelos retrovisores e maçanetas na cor preta.

move up!
Na versão move up! o modelo passa a trazer rodas de 14 polegadas, com pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), nas medidas 175/70 R14, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O porta-malas “s.a.v.e.” é item de série já a partir dessa versão.

Versão topo de linha Red Up! I-Motion custa R$ 42.160 (Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Versão topo de linha Red Up! I-Motion custa R$ 42.160


Esta matéria tem: (9) comentários

Autor: Eduardo Gomes
Ainda penso que é caro diante da falta de equipamentos de série. Se for equipa-lo o valor fica tão alto que vale a pena olhar um semi novo de categoria superior. Vai encalhar como disseram aí! | Denuncie |

Autor: mauro almeida
Vale a pena comprar um uno 0 km completo ar dh por 29 mil, mas nem isto eu teria coragem de fazer, compraria um fit 2008 automatico de verdade cvt por 25 mil | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Cambio automático é horrivel... kkkkk cada uma! É tao ruim que 99% dos carros fabricados nos EUA sao automáticos! | Denuncie |

Autor: Paulo Henrique
Setor automotivo==> Fiat e Volkswagen dispensam 2,2 mil trabalhadores !!!! precisa falar nada mais... boicote nesse povo | Denuncie |

Autor: Pedro Piraua
É uma piada ,num carro desse um consumo de 7,5 km /l. o n. é esse mesmo????Será que a maneira de dirigir influencia tanto assim? | Denuncie |

Autor: Wilian da Silva Labiapari
Vai encalhar também... As montadoras estão com 55 dias de produção de carro estocados, ou seja, vão ter que baixar os preços!!! | Denuncie |

Autor: Bruno ..
Finalmente carro popular com cambio automatizado ( um dia vai ter automático como tinha no Suzuki Swift.. ) Ninguém merece o anda e para das cidades... só no Brasil mesmo pro povo gostar de trocar marchas... | Denuncie |

Autor: Antonio
Êta carrinho feio, até parece filhote de BRT ! Curioso é que primeiro se faz campanha contra um concorrente e nos dias seguintes, apresenta-se "o salvador"! Sei não .......... | Denuncie |

Autor: Marcos Porto
Câmbio automatizado é horrível. Tive a infelicidade de cair nessa besteira. Façam um favor a si mesmos: não comprem! Aliás, não comprem carro nenhum, pedir 42 mil na versão completa desse lixo só brasileiro mesmo pra pagar! Maiores impostos do mundo, sem retorno algum! Vamos boicotar esse esgoto! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas de particular
    ofertas em destaque