UAI

Saiba como evitar prejuízos com xixi de cachorro nas rodas do carro

Cachorro adora fazer xixi na roda do carro e o pH mais ácido danifica a peça. Saiba o que fazer para evitar o prejuízo que pode ser maior do que se imagina

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Saiba como evitar prejuízos com xixi de cachorro nas rodas do carro
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Quem mora em casa geralmente convive com essa problema. Além das cercas, postes, vasos e grades, o totó também adora fazer pipi nas rodas do carro. Por mais amor que você tenha pelo animal, esse hábito de ele deixar a sua marquinha lá acaba exigindo uma solução, pois, por ter pH mais ácido, a urina do bichinho de estimação acaba provocando uma forte corrosão, mau cheiro, travamento dos parafusos das rodas etc.


São problemas que o dono do veículo vai acabar sentindo no bolso e na pele quando for obrigado a substituir as rodas, que não são baratas (dependendo do modelo de roda de liga leve, o preço pode ultrapassar tranquilamente os R$ 2 mil), mesmo as de aço (uma unidade aro 14 para Gol e Palio, que são modelos mais comuns, custa em torno de R$ 90); for trocar um pneu furado e o parafuso estiver totalmente travado e exigir aquela força hercúlea para retirá-lo (isso se ele não estiver corroído e se quebrar na operação, o que vai trazer uma dor de cabeça ainda maior); ou for simplesmente calibrar os pneus e tiver que pôr as mãos nas tampinhas das válvulas sujas de urina ou sentir aquele cheirinho fedido do xixi do totó bem próximo do nariz.

DEIXANDO LEMBRANÇA Como explica o veterinário Lucas Maciel Cunha, “o hábito de urinar é decorrente da atitude (principalmente dos machos) de marcar território”. O cão faz isso para sinalizar a sua presença no local, tanto no sentido de marcar uma trilha ou uma área. “Por ser um animal com um olfato muito sensível, quando o cachorro passa pela roda do veículo ele sente um cheiro diferente e vai fazer o xixi para deixar ali a sua marca.”


Lucas acrescenta que, pelo motivo de transitar por vários locais, passando inclusive até sobre a urina de outros cachorros, o conjunto roda/pneu acaba acumulando vários cheiros que, com certeza, despertam a atenção do cão, que vai interpretar aquilo como a presença de outros animais no local e querer mostrar que “quem manda ali é ele”. O veterinário explica que, assim como ocorre com a maioria dos carnívoros, a urina de cachorro tem pH mais ácido e isso acaba afetando a estrutura metálica da roda. E quanto mais tempo o xixi ficar na roda, pior é o estrago. Portanto, assim que perceber a mancha, pegue logo um pano, água e sabão neutro e mãos à obra.


SAI PRA LÁ, TOTÓ Não adianta bater ou xingar o bichinho, pois ele está apenas seguindo o instinto. Alguns especialistas recomendam usar proteções (cobrindo o conjunto roda/pneu), que exigem um certo trabalho para retirar e colocar e não funcionam muito bem porque logo estragam. Outros aconselham a castração ou usar produtos repelentes e específicos para direcionar para o local onde o animal poderia urinar. Há ainda quem opte simplesmente por tentar educar o cão, mostrando o local (longe é claro do lugar que ele come e dorme) para deixar a sua “carimbada”.

PARECE QUE FUNCIONA Na internet, encontramos uma dica que, devido ao grande número de pessoas que recomendam e por não representar nenhum risco para os bichos, vale a pena ser citada. Para evitar o xixi dos cães, algumas pessoas colocam garrafas pets transparentes, cheias de água, na frente das rodas (uma em cada). De acordo com os vídeos (um deles está no youtube, no link https://www.YouTube.com/watch?feature=player_detailpage&v=iKmqjlEw89Q) e opiniões que encontramos, isso é suficiente para evitar que o totó deixe lá aquela marquinha fedida. Por outro lado, em nossa pesquisa não encontramos nenhuma explicação científica para a solução. Mas, como é uma solução barata e fácil de ser testada, fica a dica…