UAI

Encontro de veículos antigos reúne raridades em Campos do Jordão

Maior encontro de antigos do país, em sua 19ª edição, trocou Águas de Lindoia por Campos do Jordão, com prós e contras para colecionadores, comerciantes e visitantes

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Encontro de veículos antigos reúne raridades em Campos do Jordão
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

"Best in show" de Campos do Jordão foi essa belíssima Ferrari 225-S de competição, restaurada pela própria fábrica


De Campos do Jordão (SP) - O casal Nilson e Edenise Carratu, que organiza o encontro, não confirma. Mas tudo indica que o evento saiu de Águas de Lindoia, depois de 18 anos consecutivos, por desentendimento com o prefeito, que teria negado demandas do casal. Ruim para a cidade, que perdeu o maior evento do gênero, bom para Campos do Jordão, que sediou o 19º Encontro Paulista de Automóveis antigos de 1º a 4 de maio.

Foram centenas de antigos de todo o Brasil, alguns expostos e outros tantos à venda. Comerciantes especializados ofereciam automóveis, motos, picapes, clássicos, esportivos, bicicletas, tinha até Chevrolet Veraneio. E outras dezenas de barracas de peças, miniaturas, bombas antigas, literatura, pneus, ferramentas e até antiquários.
O Encontro Paulista se notabilizou pelo volume de lojas e barracas que acabaram se transformando no maior mercado de pulgas do antigomobilismo do Brasil. Verdadeira festa para qualquer colecionador em busca de peças para restaurar seu antigo. E que costuma se apaixonar e assinar o cheque para levar um belo clássico para sua garagem.


A desvantagem da cidade eleita pelos Carratu para abrigar o encontro é a dificuldade de concentrar expositores e comerciantes num único local. Águas de Lindoia tem um belo e amplo parque bem no Centro da cidade (com paisagismo de Burle Marx) com espaço para abrigar centenas de automóveis, além das ruas e avenidas em seu entorno. No centro do parque, um lago para exibição de carros anfíbios. Sob encomenda, não?


Rolls-Royce Phantom V 1960, pura nobreza britânica



Na Vila Capivari, ao contrário, expositores e visitantes se perdiam com parte do evento em volta da estação ferroviária, parte no Tênis Clube. Com lojas de peças de um lado e do outro, para desespero de alguns comerciantes, que, mal localizados, ficaram incógnitos nos quatro dias do encontro. E dos visitantes, obrigados a gastar sola de sapato...


Em compensação, se Águas de Lindoia não oferece um mínimo de infraestrutura turística com hotelaria, restaurantes e comércio abaixo da crítica, Campos do Jordão dispensa comentários, pois é das mais sofisticadas cidades de turismo no Brasil.

Ferrari V8 antiga lidera a importação da marca para o Brasil



EXPOSIÇÃO

Com três ou quatro nobres exceções, nada de excepcional – como sempre – entre os automóveis expostos nas imediações da estação ferroviária. Aliás, comentou-se – com razão – que o espaço no Tênis Clube (dedicado ao comércio de veículos) era mais adequado para a exposição de automóveis. Além de encantar mais o público pelos muitos raros e clássicos à venda.


A grande estrela entre os carros de colecionadores foi a Ferrari 225 –S 1952 de Antonio Ricardo Beira, de Amparo –SP. Raríssimo no mundo, um dos cinco que sobraram de oito fabricados para competição, foi restaurado pela oficina especializada da fábrica, na Itália. Levou o prêmio principal, o “Best-on-Show”. O casal Carratu confirmou a 20ª edição do Encontro Paulista em Campos do Jordão, em 21 de abril de 2015.


Ala de norte-americanos com a marca de luxo Cadillac



Iltis, esse jipe Volkswagen com certeza não foi à guerra...





Jaguar: marca inglesa compareceu para dar brilho ao encontro