Estado de Minas

Audi A3 Sedan 1.4 abre a porta de entrada do segmento premium por R$ 94,8 mil

Marca alemã lança versão equipada com motor 1.4 turbo, que anda menos, perdeu alguns equipamentos em relação à 1.8 e é uma boa opção para quem quer pagar abaixo de R$ 100mil


Marcus Celestino

Publicação: 26/05/2014 18:00 Atualização:

Novo propulsor gera 122 cavalos de potência e deixa o modelo esperto (Audi/Divulgação)
Novo propulsor gera 122 cavalos de potência e deixa o modelo esperto

O segmento dos sedã compactos premium no Brasil vem se tornando cada vez mais disputado. E, nessa batalha, qualquer redução no preço vale o ingresso de um cliente. Pensando assim, a Audi resolveu até produzir aqui (no complexo da Volkswagen, em São José dos Pinhais, no Paraná)o A3 a partir de 2015. Mas, enquanto o nacional não chega, a marca alemã coloca nessa parada acirrada uma opção mais em conta do modelo, que foi lançado somente com o motor 1.8 e uma lista de equipamentos mais recheada. Ela trouxe a versão com motor menor, o 1.4, que não tem um desempenho tão inferior, e com uma lista de itens um pouco mais “modesta”. O novo sedã compacto tem preço sugerido que varia de R$ 94.800 a R$ 99.990.


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Como em qualquer segmento premium, o desempenho conta muito. O novo 1.4 não deixa tanto a desejar, rendendo razoáveis 122cv de potência e interessantes 20,5kgfm de torque, que estão disponíveis entre 1.400rpm e 4.000rpm. Ele está atrelado à transmissão S Tronic, de dupla embreagem. Com peso de 1.215kg, dos quais 107kg pertencem ao motor de tamanho reduzido, o novo sedã compacto tem bom fôlego. A velocidade máxima é de 212km/h (contra os 235km/h do 1.8), enquanto a aceleração até 100km/h é feita em 9,4 segundos (o “irmão” mais potente gasta 7,3 segundos).


Painel é simples, mas tem bom acabamento e remete ao vintage (Audi/Divulgação)
Painel é simples, mas tem bom acabamento e remete ao vintage


Em termos de equipamento, a nova versão do A3 Sedan perdeu poucos itens em relação à opção 1.8: bancos revestidos em couro, volante mais bem acabado, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis e, principalmente, diferentes modos de dirigibilidade (o condutor pode apenas mudar para o “sport” no câmbio”). No entanto, o acabamento continua com o mesmo bom nível de qualidade. E a lista de itens de série inclui vidros com isolamento térmico nas laterais e traseira, faróis bi-xenônio, direção com assistência eletromecânica, LEDs e luzes de neblina e controle de estabilidade (ESP). O cliente pode contar ainda com volante multifuncional e manopla revestidos em couro, aletas para trocas manuais e suporte para o sistema Isofix.

*O jornalista viajou a convite da Audi do Brasil


Modelo vai aos 100 km/h em 9,4 segundos e atinge velocidade máxima de 212 km/h (Audi/Divulgação)
Modelo vai aos 100 km/h em 9,4 segundos e atinge velocidade máxima de 212 km/h

FICHA TÉCNICA
» MOTOR
1.4 turbo TFSI com quatro cilindros em linha, que desenvolve 122cv de potência (de 5.000rpm a 6.000rpm) e 20,5kgfm de torque (entre 1.400rpm e 4.000rpm)

» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem

» DIREÇÃO
Servotronic, com assistência eletromecânica

» VELOCIDADE MÁXIMA
212km/h

» ACELERAÇÃO DE 0 A 100KM/H
9,4 segundos

» DIMENSÕES
4,45m de comprimento, 1,79m de largura, 1,4m de altura e 2,63m de distância entre-eixos

» PESO
1.215kg

» CAPACIDADES
Do tanque, 50 litros; e do porta-malas, 425 litros

Motor 1.4 é a novidade e garante bom fôlego ao sedã com seus 122 cavalos (Audi/Divulgação)
Motor 1.4 é a novidade e garante bom fôlego ao sedã com seus 122 cavalos
 (Audi/Divulgação)

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