UAI

Smart ganha nova geração e versão quatro portas

Respondendo à BMW, a Daimler relança Smart com portas traseiras, mantendo o nome ForFour. Com a novidade, o modelo de duas portas passa a ser o mais esportivo da linha

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O pequenino já passou da puberdade. Lembram-se daquele minicarrinho que sempre chamou a atenção pelo minúsculo tamanho, mas que provoca a curiosidade dos amantes automotivos pela sua simpatia e praticidade? Esse é o Smart, que agora vai chamar a atenção não só pelo aumento de tamanho mas também, pela segunda vez, por ganhar uma opção com quatro portas. Para não ficar atrás da concorrência, já que a BMW lançou o Mini de quatro portas, a Mercedes-Benz também resolveu jogar sua cartada e competir de igual para igual com sua conterrânea alemã. Além do Smart ForFour (quatro portas), a montadora germânica também reestilizou o ForTwo (duas portas), que tem as mesmas medidas do Smart tradicional, mas que agora ganhou mais esportividade.

 

Veja mais fotos da nova geração do Smart

 

PARALELO ENTRE MEDIDAS Resgatando o modelo quatro portas da marca, o novo ForFour não alterou a altura nem a largura quando comparado ao ForTwo (de duas portas). Ambos têm 1,55 m de altura e 1,65 m de largura. No entanto, no quesito comprimento, ele recebeu uma mudança considerável, se aproximando das medidas de seu principal concorrente: o Mini de quatro portas. No comprimento, a opção com mais duas portas traseiras cresceu de 2,69m para 3,49m; e na distância entre-eixos, de 1,87m para 2,49m. A ideia é aumentar o espaço interno, tanto para passageiros quanto para bagagens.

Smart ForFour



OPCIONAIS IGUAIS Embora sejam diferentes em suas estruturas, os dois modelos recém lançados pela Mercedes-Benz serão comercializados em três versões de acabamento. Dentre os novos opcionais, os clientes terão à disposição itens como sistema mulitimídia com tela LCD, sistema de áudio JBL e bancos aquecidos.

 

DOIS MOTORES São dois motores que impulsionarão os novos Smarts ForTwo e ForFour: 1.0 aspirado, que desenvolve 70cv de potência e 9,3kgfm de torque; ou um esperto 0.9 turbo, que gera 89cv e 13,8kgfm, respectivamente. Com relação ao câmbio, o cliente poderá optar por um manual de cinco marchas manuais; ou um automatizado, de dupla embreagem e seis velocidades. Depois desses dois modelos, a marca alemã lançará uma versão de entrada mais contida, com motor de 59cv.

PARA DAR CERTO Muitos não sabem, mas não é a primeira vez que a Mercedes-Benz tenta emplacar a versão ForFour (quatro portas) no Smart. Há dez anos, mais precisamente em 2004, a montadora alemã tentou ousar lançando o pequenino com duas portas a mais. No entanto, devido ao baixo volume de vendas (chegou a ser considerado um projeto fracassado pelos germânicos), ele durou apenas dois anos no mercado e acabou sendo extinto em 2006. Na época, o modelo chegou a ser cogitado para a produção na fábrica de Juiz de Fora (MG). 

Smart Fortwo