Estado de Minas

Pouco imposto e muito aumento »

Governo reduz imposto mas montadoras se aproveitam e reajustam os preços

Governo congelou a recomposição do IPI, mas montadoras subiram em percentual mais alto


Paula Carolina - Estado de Minas

Publicação: 27/08/2014 09:54 Atualização:

Chevrolet Cobalt aumentou mais de 6% de janeiro a agosto deste ano (Marlos Ney Vidal/EM/D.A PRESS)
Chevrolet Cobalt aumentou mais de 6% de janeiro a agosto deste ano
Em 1º de janeiro deste ano, o governo federal recompôs parte da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), reduzida integralmente ou pela metade (conforme a motorização do veículo) em 21 de maio de 2012. A previsão era de que voltasse ao normal em 1º de julho, o que significaria um aumento nos preços entre 1% e 4%, conforme o modelo. Mas pressionado pelos altos estoques das montadoras, o governo mais uma vez decidiu por abrir mão de parte da arrecadação, congelando as alíquotas do IPI e evitando o aumento. Mas o troco não tem sido nada ameno. Levantamento feito pelo caderno Vrum mostra que desde janeiro, muitos modelos – incluindo alguns que estão sendo substituídos – subiram 5% ou mais, ou seja, o aumento imprimido pelos fabricantes durante o ano foi maior do que se as alíquotas do IPI tivessem voltado ao normal. A alta também foi superior à da inflação, que de janeiro a julho ficou em 3,76%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA geral).


Os preços hoje também são superiores aos praticados em 20 de maio de 2012, um dia antes da redução do IPI. Na época, vinculado à redução do imposto, as montadoras foram forçadas a uma contrapartida que implicou diminuição em até 2,5% dos preços na tabela sugerida, além da queda do IPI. Na prática, isso resultou em preços até 10% menores. Pouco mais de dois anos depois, a redução não significa mais nada, apesar de parte do imposto ainda se manter reduzida.


É importante ainda acrescentar que houve nesse período duas recomposições parciais do IPI, em 1º de janeiro de 2013 e de 2014, e a obrigatoriedade de freios ABS e airbag duplo a partir de janeiro deste ano, o que também impactou nos preços em janeiro. Por isso, a reportagem decidiu por uma comparação em quatro momentos distintos (veja quadro): preços em 20 de maio de 2012 (um dia antes da redução do IPI), em 22 de maio de 2012 (um dia depois), em janeiro deste ano (depois da última recomposição do imposto e os aumentos decorridos do acréscimo obrigatório dos equipamentos de segurança) e neste mês. Além da constatação de que hoje os carros com IPI menor custam mais do que quando tinham o imposto integral, outra triste verificação foi a enorme alta de janeiro a agosto, mesmo depois de todas essas recomposições.

City foi o único modelo analisado cujo preço hoje é inferior ao praticado com IPI total (Honda/Divulçgação)
City foi o único modelo analisado cujo preço hoje é inferior ao praticado com IPI total


QUATRO GRANDES O levantamento partiu dos preços praticados pelas montadoras tradicionais – Fiat, Ford, GM e VW – e foram pegos como exemplo veículos que não tiveram alterações de estilo de maio de 2012 até hoje. No caso da VW, a reportagem analisou os preços do Fox que, apesar de estar prestes a ser substituído (o novo chega às lojas nos próximos dias), sofreu aumento de 5,66% de janeiro a agosto deste ano. A marca alemã aumentou pelo menos quatro vezes este ano na linha toda, sendo que, desde janeiro, o menor foi de R$ 1,4 mil e o maior, de R$ 3 mil, ambos na família Gol. A Fiat elevou os preços pelo menos três vezes, com alta de R$ 1 mil a até mais de R$ 4 mil, o que não foi diferente na GM que, aliás, é a dona do maior percentual de aumento: Cobalt, 6,76%. A Ford foi um pouco mais modesta e o Fiesta Rocam, que ainda é vendido, mas já deixou a linha de produção para dar lugar ao novo Ka, aumentou “apenas” 2,42% no período. A linha como um todo teve aumento significativo. O EcoSport, conforme a versão, de janeiro a agosto teve reajuste de R$ 2 mil a R$ 6 mil.

Esta matéria tem: (11) comentários

Autor: Jorge Magalhães
No Brasil existe uma "dupla infernal" : os Governos cobrando impostos escorchantes e os fabricantes colocando lucros exorbitantes. Por isso pagamos pelo carro mais caro do mundo. É fato comprovado. Aqui não existe concorrência e sim oligopólio cartelizado, encabeçado pela Anfavea. Falta de respeito. | Denuncie |

Autor: Olivio Santos
Os únicos beneficiários , com redução do IPI, são as montadores e as concessionários. O consumidor só paga a conta, sem qualquer benefício. | Denuncie |

Autor: Hugo Castelo
ô Jack Bauer. Pára com essa onda de "paremos de comprar que eles abaixam!" porque isso não dá certo em lugar nenhum do mundo! Pára de comprar, que eles mandam é embora sem dó! Já fizeram isso inúmeras vezes. EUA e resto do mundo o carro é mais barato que aqui porque eles têm concorrência pesada! | Denuncie |

Autor: Jack Bauer
Lei da oferta e procura. O povo paga, pra que baixar? A culpa é de quem compra. Só a união do povo pode reverter essa situação. | Denuncie |

Autor: elias lacerda
Tem brasileiro burro pra ir lá comprar... Manter ou reduzir preços pra que? | Denuncie |

Autor: Gilberto Ladewig
O City baixou de preço porque estão fazendo bota-fora para entrar com a nova geração. Vejam o Fit além de empobrecer aumentaram o preço. Não compro carro zero, prefiro os seminovos. Acha-se muito carro bom com 1 ou 2 anos de uso, basta pesquisar. | Denuncie |

Autor: Rafael Lucchesi Gomes
A política de redução de IPI para manter empregos e economia aquecida através da indústria automobilística já deu no que tinha que dar. Insistir nesta pedra é um erro irritante! Vamos estimular outras indústrias, não estas que já deu para perceber que não fazem esforços pelo Brasil, mas sabem gritar. | Denuncie |

Autor: divino almeida
Por isso ainda resisto em trocar de carro, não compro enquanto existir esses abusos. Se depender de mim vão ficar com suas carroças encalhadas nos pátios. Aproveitador comigo não tem vez. Não comprem carro novo até que eles percebam que o brasileiro deixou de palhaco desses multinacionais. | Denuncie |

Autor: Tallys Ribeiro
NAO comprem carro novo. Somente assim os patios ficarao lotados, aparecera uma crise no mercado e as montadores e concessionarios terao que rever seus exorbitantes lucros. Chega de palhaçada e lucro Brasil. Precisamos ser mais respeitados. Nós, clientes, precisamos mostrar nossa força. | Denuncie |

Autor: Sebastião Alexandre
Isso e uma vergonha pra essas montadoras,aproveitar e sacrificar os brasileiros pra vender carro barato pra os outros países! Isso chama sangue suga,oportunista.O governo deveria retirar o desconto e não deixar exportar nem carro ate que baixem os valores.O Brasil de oportunista e maioria de ladroes. | Denuncie |

Autor: Sebastião Alexandre
Eu acho uma pouca vergonha e uma falta de respeito com o povo brasileiro,essas montadoras não passam de umas sangue suga,oportunista!O governo nos da o desconto e as montadoras nos toma.Montadoras vende-se carros caro pra nos brasileiro e barato pro resto do mundo.nos sustentamos as montadoras! | Denuncie |

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