UAI

Trem de levitação magnética é testado no Japão

Veículo utiliza tecnologia Maglev para se locomover a 500 km/h. No Brasil, a UFRJ já estuda também iniciar testes no Rio

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Para ativar o sistema maglev, o trem precisa antes atingir a velocidade inicial de 160 km/h

O Japão realizou um teste público de um trem equipado com tecnologia maglev, que atingiu impressionantes 500 km/h. E o que significa maglev? Um sistema que, através de uma série de ímãs, faz que com os vagões levitem (isso mesmo) e, literalmente, voem baixo, no que promete reduzir o tempo de viagem entre as cidades de Tóquio e Nagoya de 01h30 para 40 minutos.


Para ativar o sistema maglev, o trem precisa antes atingir a velocidade inicial de 160 km/h, a partir da qual acelerará gradativamente até chegar aos 500 km/h. A inauguração da primeira linha com levitação magnética deve acontecer no ano de 2027 e terá um custo total de US$ 61,4 bilhões.

No Brasil
Graças às altas velocidades que atingem, os trens maglev são uma promessa para a melhora do transporte público, especialmente entre os países asiáticos: o chinês Shanghai Transrapid atinge os 431 km/h. Por aqui, os metrôs de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte circulam a uma velocidade média de 38km/h. 

Trem magnético já é uma realidade em Xangai


Tal disparidade motivou a Coppe/UFRJ a iniciar pesquisas a respeito de trens de levitação magnética no Brasil. O produto do trabalho carioca será testado a partir do dia 1º de outubro, ao longo dos 200 m que ligam os dois centros tecnológicos da cidade universitária do Rio de Janeiro.

Painel do Maglev da China mostra a velocidade aos passageiros