UAI

Volkswagen terá novo presidente no Brasil a partir de 2015

Cargo será ocupado por David Powels, diretor da montadora na África do Sul

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

David Powells é novo presidente da montadora alemã no Brasil

 

A Volkswagen anunciou que terá um novo presidente no Brasil a partir de 2015. David Powels, diretor-geral da Volks na África do Sul, assumirá o cargo que foi ocupado durante sete anos por Thomas Schmall. O último deixará o Brasil para ocupar um posto no conselho de administração da marca na Alemanha, onde será responsável pela área de componentes.

O executivo da montadora na África do Sul já assumirá o comando brasileiro no primeiro dia de janeiro de 2015. Depois de ter atuado como vice-presidente de finanças e estratégia corporativa entre 2002 e 2007, Powels volta ao país para administrar a Volkswagen do Brasil até 2018, continuando a implantação da plataforma global do grupo.

Gol vai mal


Segundo algumas especulações, a mudança teria ocorrido graças ao mau desempenho do Gol nas vendas, o que acabou fazendo com que o carro perdesse espaço para o Palio. Porém, para o colunista do Vrum, Fenando Calmon, tudo isso não passa de teoria. "Ainda não se sabe muito sobre o assunto. Ele ficou muito mais tempo que os outros executivos estrangeiros, então em algum momento ele teria que ser transferido. A novidade, no caso, não foi a saída dele, mas sim para onde Schmall foi. Se ele tivesse cometido algum erro aqui (no Brasil), não seria transferido pra um grande cargo na Alemanha".

 

Thomas Schmall esteve a frente da Volks brasileira por sete anos

 

Em relação ao Gol o colunista faz um alerta. "Não é a primeira vez que o Gol perde em meses isolados e o ano nem acabou ainda. Historicamente, o Gol sempre brigou com o Uno, o Palio nunca fez nem cócegas no carro da Volkswagen. O que aconteceu foi que o Gol não teve uma nova geração e junto com isso veio o Up. Do outro lado, a Fiat ficou com duas gerações de Palios. Com isso, estamos tentando comparar um carro com dois. Mesmo assim ainda temos um mês e alguns dias pela frente, não acho que o Gol vá perder no acumulado do ano". Mesmo assim, Calmon salienta que a montadora alemã tem enfrentado problemas no Brasil. "Mais grave que as vendas do Gol, que é apenas um problema estatístico, é ela estar perdendo espaço para a GM e isso é inexplicável. A Volks deve cair mais do que caiu a indústria. Mas, no geral, acho que o presidente Schmall fez o que pôde".