UAI

Inmetro divulga tabela de consumo dos veículos no Brasil

Boletim de 2015 avaliou 583 modelos de 36 montadoras disponíveis no mercado brasileiro. Saiba quais são os veículos mais econômicos... e os beberrões!

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Inmetro divulga tabela de consumo dos veículos no Brasil
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Fusion continua sendo o carro mais eficiente do mercado brasileiro



O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) divulgou sua tabela classificação dos carros quanto ao consumo urbano e rodoviário e a emissão de poluentes referente ao ano de 2015. O boletim classificou 583 modelos brasileiros de 36 montadoras, comparando-lhes com outros carros de sua categoria (comparação relativa na categoria) e com todos os outros veículos avaliados (comparação absoluta geral). As notas vão de A (menor consumo) à E (maior consumo) e poderão aparecer numa etiqueta nos carros, caso as montadoras autorizem.

Confira a galeria de fotos de alguns do veículos que conquistaram classificação AA!


Volkswagen Up! e Renault Clio se destacaram como alguns dos veículos mais verdes do mercado tupiniquim. Ambos os sub-compactos obtiveram classificação AA e selo Conpet de Eficiência Energética em todas as suas versões. O up! tem média combinada (urbano%2brodoviário) de 9,6 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina. Já o Clio conseguiu 9,3 km/l e 13,6 km/l.

O Inmetro não concedeu classificação AA para nenhum veículo classificado como Grande, Utilitário Esportivo Compacto, Utilitário Esportivo Grande, Fora de Estrada, Minivan, Comercial, Carga Derivado e Esportivo. Os esportivos, aliás, não causaram surpresa ao receberem as piores notas.

Volkswagen up! e Renault Clio lideram entre os subcomapctos



Para se ter uma ideia do que isso representa, um carro subcompacto classificado como “A”, que é um dos segmentos mais comercializados no Brasil, faz em média 14,9 km com um litro de gasolina na estrada e 12,2 na cidade, contra 10,9 km e 9,6 km respectivamente para um subcompacto classificado como ‘E’. Num percurso diário de 40 km, quem opta por um veículo classe ‘A’ pode ter uma economia superior a R$ 957,00 no período de um ano. Em cinco anos, o valor fica superior a R$ 4,8 mil, o que representa de 10% a 15% do valor do próprio veículo.

CLIQUE PARA VER A TABELA COMPLETA!

Ainda segundo a tabela, o Ford Fusion Hybrid, movido pela parceria entre o motor 2.0 a gasolina 16V e outro elétrico, continua sendo o modelo mais eficiente do mercado, capaz de fazer 16,6 km/ na cidade e 15,9 km/l na estrada.


Tabela distribui notas de A à E para desempenho dos carros no exame