UAI

Conheça o melhor e pior do Renault Sandero Stepway 1.6 8V e VW Gol Rallye 1.6 16V

Estes hatches de adereços aventureiros estão em evidência no mercado nacional e superam pequenos obstáculos pela suspensão mais elevada em relação às versões convencionais

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

VW Gol usa pneu de perfil baixo na versão com suspensão elevada, mas a altura em relação ao solo é boa


Os amantes dos veículos 4x4 costumam torcer o nariz para a roupagem aventureira que virou mania mundial. Não se trata de mania tupiniquim. A vantagem desses carros é não esbarrar a parte inferior nas muitas imperfeições de asfalto ou calçamento. Além disso, circulam sem problemas em estradas de terra ruim por serem mais altos. Conheça o melhor e pior desses aventureiros.

Espaço interno
Melhor para o Renault pelas maiores distância entre-eixos e medida de conforto. São esses fatores que determinam o melhor aproveitamento no habitáculo.Três adultos se acomodam bem no banco traseiro do Sandero, enquanto se espremem no Gol.
Rallye 6 Stepway 9

Porta-malas
Outra vantagem do Sandero, que ganha pontos por 34 litros a mais. Parece pouco, mas em carros compactos, qualquer espaço a mais é significativo. E o Renault tansporta 50kg a mais de capacidade de carga.
Rallye 7 Stepway 8

Câmbio
As relações de marchas estão mais bem definidas no Rallye, no qual as trocas são poucas. A qualidade do engate é melhor no Gol, com engates precisos e macios.
Rallye 9 Stepway 8

Suspensão/direção
Outro ponto para o Volkswagen na direção, que tem melhor calibração e o efeito retorno é mais rápido. O diâmetro de giro é bom (pequeno) em ambos. A coluna de direção do Gol tem ajustes de altura e distância, enquanto a do Sandero tem apenas de altura. Quanto à suspensão, o conforto é razoável pela transferência das imperfeições para dentro, principalmente com carga máxima.
Rallye 8 Stepway 7

Motor/desempenho
Neste quesito, o Gol leva vantagem fácil. O motor 1.6 16V é mais moderno, tem muita elasticidade, ruído baixo de funcionamento e dispensa o tanquinho de partida a frio. O do Sandero tem cabeçote simples, com força em baixa, mas falta fôlego em alta rotação.
Rallye 9 Stepway 7

Estilo
O Gol não reinou absoluto durante 27 anos se fosse feio, mas o estilo da segunda geração do Sandero agrada mais.
Rallye 7 Stepway 8

Renault Sandero tem suspensão um pouco mais alta e visual está melhor do que na geração anterior



Ergonomia
Melhor para o Stepway, pois o pedal de embreagem do Rallye não está tão bem posicionado quanto o do oponente, exigindo esforço muscular das coxas sem necessidade.
Rallye 7 Stepway 8

Conforto/tecnologia
Ambos têm muitos itens de conforto e conveniência de série, mas o Sandero tem central multimídia entre os itens de série.
Rallye 7 Stepway 8

Consumo
Apesar de o item depender muito da maneira de dirigir, o Rallye tem menos vocação para bebedeira.
Rallye 8 Stepway 7

Acabamento/montagem
São razoáveis nos dois modelos, com falhas costumeiras, como as partes móveis desniveladas em relação à carroceria e pintura com impurezas. E a Renault fica devendo o prolongamento plástico no teto, que deixa pontos de solda aparentes.
Rallye 8 Stepway 7

Segurança
ABS e airbag duplo frontal são obrigatórios por lei desde o ano passado. O pecado deles é o mesmo: falta cinto retrátil de três pontos no assento central traseiro. Porém, há apoios de cabeça para todos no banco de trás.
Rallye 8 Stepway 8

Custo/benefício
É boa em ambos, mas a rede de concessionários VW supera a da Renault. No mercado de usados, o Gol tem boa liquidez e o Sandero não decepciona. Além disso, custa 10% a menos. Se a necessidade é espaço no habitáculo e no porta-malas, o Sandero ganha, mas quem preza o conjunto mecânico, a opção é o Gol.
Rallye 8 Stepway 8

Resultado
Rallye 92 Stepway 92

FICHAS TÉCNICAS

Gol Rallye

» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1598cm³ de cilindrada, 16 válvulas, com potências máximas de 110cv (gasolina) e 120cv (etanol) e torques máximos de 15,8kgfm (g) e 16,8kgfm (e)

» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, interdependente, com braços longitudinais / 6J x 16 polegadas, em liga leve / na medida 195/50 R16

» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

» FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com sistema ABS e EBD

» CAPACIDADES
Do tanque, 55 litros; e de carga (passageiros e bagagem), 407 quilos

Sandero Stepway

» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, 8 válvulas, com potências máximas de 98cv (gasolina) e 106cv (etanol) a 5500rpm e torques máximos de 14,5kgfm (gasolina) e 15,5kgfm (etanol) a 2.850rpm

» TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com triângulos inferiores; e traseira, com rodas semi-independentes e barra estabilizadora / liga leve, de 16 polegadas / 205/55 R16

» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

» FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira,
com ABS

» CAPACIDADES
Peso, 1.117 quilos; tanque, 50 litros; de carga (passageiros e bagagem), 458kg

QUANTO CUSTAM

O Gol 1.6 Rallye tem preço básico sugerido de R$ 55.650. Completo, R$ 57.213.
O Sandero Stepway tem preço sugerido de R$ 50.550. Completo, R$ 52.300.