UAI

Volkswagen lança no Brasil Jetta e Touareg reestilizados

Jetta reestilizado chega importado do México com nova versão de entrada e motor antigo. O Touareg está de visual renovado e equipado com mais itens de segurança

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Para-choques dianteiro e traseiro estão entre as alterações de estilo

De São Bernardo do Campo, SP - A Volkswagen lança no Brasil o sedã médio Jetta reestilizado, apresentado no Salão de Nova York em abril do ano passado. Embora já seja produzido na fábrica Anchieta desde 27 de janeiro – data em que a primeira unidade pré-série deixou a linha de montagem –, o novo modelo, ainda montado sobre a plataforma do Golf de sexta geração, virá inicialmente importado do México. O design atualizado, que imita o irmão maior Passat e as atualizações no painel, são as novidades. O velho motor 2.0 flex de 120cv permanece na nova versão de entrada Trendline e na intermediária Comfortline, ambas equipadas com o câmbio automático Tiptronic de seis marchas. Não há mais o câmbio manual.

 

Veja mais fotos dos novos Jetta e Touareg

 

A versão topo de linha Highline mostra-se mais convincente à proposta do segmento ao vir equipada com a nova geração do motor 2.0 TSI turbo de 211cv com injeção direta de combustível acoplado à transmissão automatizada DSG de seis marchas e dupla embreagem. Mas cobra por isso: é justamente na opção mais cara que se concentra a maioria dos novos equipamentos. O utilitário-esportivo grande Touareg reestilizado nas versões V6 e esportiva V8 R-Line é outra novidade da marca alemã, que pretende trazer toda a gama mundial nos próximos anos.

 

No design, a alteração mais perceptível do novo Jetta está na frente, com faróis maiores, grade de três filetes cromados e para-choque. Faróis bixênon direcionais, luzes diurnas (formadas por 15 LEDs) e lanternas traseiras em LEDs são opcionais do Jetta Highline. A tampa do porta-malas ganhou borda aerodinâmica. Rodas têm novo visual. Houve acréscimo de apenas um centímetro no comprimento (4,65m) e o porta-malas mantém a capacidade para 510 litros de bagagem.

DENTRO O painel recebeu instrumentação com aparência circular, novos volante, saídas de ar, tela multifuncional (versão Highline), iluminação ambiente nas maçanetas a assoalho dianteiro, frisos cromados ao redor dos controles do sistema de ar-condicionado e acabamento em preto brilhante na alavanca do câmbio. O sistema de fixação de cadeiras infantis Isofix é de série.

Jetta Trendline: interior da nova versão de entrada do sedã revela a simplicidade


Todas as versões têm controle de tração (ASR). Na versão Highline há também direção com assistência elétrica e controle de estabilidade (ESC) com o sistema Hill holder. A produção do novo Jetta na unidade de São Bernardo do Campo faz parte do investimento de R$ 10 milhões anunciado pela VW para o Brasil até 2018.

TOUAREG Com novas linhas na frente e na traseira, o novo Touareg mantém duas versões (3.6 V6 FSI de 280cv e 4.2 V8 FSI de 360cv) sendo a mais potente agora atrelada ao pacote esportivo R-Line. A tecnologia é o ponto forte: são novos os sistemas MulticollisionBreak, frenagem automática que ajuda a evitar colisões secundárias em caso de acidente; Pro Active, proteção proativa dos passageiros que pré-tensiona os cintos de segurança e fecha as janelas; e faróis bixênon. A lista de equipamentos inclui controle eletrônico de estabilidade (ESC) com estabilização de reboque, tração integral e sistema de entretenimento com navegador.


Além da nova frente com faróis em formato trapezoidal, a versão R-Line traz as maiores novidades estéticas. Ela vem com rodas aro 20 e pneus 275/45, para-choque com entradas de ar em preto e frisos cromados, difusor traseiro e ponteiras cromadas, enquanto o V6 se destaca pelas rodas Salvador aro 19 (pneus 265/50). No painel, os botões giratórios do ar-condicionado, sistema de entretenimento, regulagem da suspensão, espelhos e ventilação foram substituídos por novo comando rotativo. A instrumentação é branca (em vez de vermelha). No V6, pode-se optar por três tons de revestimento em couro Viena: bege, marrom ou preto. O V8 terá exclusivamente couro preto. Completam o pacote do Touareg R-Line ar-condicionado com quatro zonas de resfriamento, bancos de couro Nappa, console central de alumínio, sistema de som Dynaudio e teto em preto titânio. Controlador automático de velocidade e distância (ACC) em relação ao carro da frente e SideAssist, dois sensores que monitoram pontos cegos, são opcionais.


A transmissão em ambos é a Tiptronic automática de oito velocidades. No V6, a aceleração até 100km/h ocorre em 7,8 segundos e a máxima é de 228km/h, desempenho que chega ao 6,5s e 245km/h no V8 com o auxílio do overdrive (sétima e oitava marchas trabalham em baixa rotação). A garantia é de três anos.


O Jetta Trendline tem preço de R$ 75 mil e o Touareg V6, de R$ 250 mil. Vendas começam no fim de março, quando os valores de todas as versões serãor evelados pela Volkswagen.

O antigo motor 2.0 8V continua nas versões Trendline, de entrada, e na Comfortline

 

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS

» Novo Jetta
Trendline
Alarme com comando remoto
Ar-condicionado com saída para o banco traseiro
Controle de tração
Direção hidráulica
Freios ABS com EBD
Quatro airbags (dois frontais e dois laterais)
Porta-luvas refrigerado
Rádio CD
Rodas de liga leve aro 16 (pneus 205/55 R16)
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
Volante com ajustes de altura e distância

Comfortline
Ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro)
Acabamento interno em native (preta e bege)
Controle automático de velocidade de cruzeiro
Volante de couro com aletas (shift paddles)
Rodas Atlanta aro 16
Sistema de som com tela colorida sensível ao toque
Opcionais: pacote Exclusive (sistema Kessy, com abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor com botão, ar-condicionado digital, sistema de entretenimento com navegador, sensor de chuva, rodas aro 17, teto solar panorâmico)

Highline
Bloqueio do diferencial (EDS)
Controle de estabilidade (ESC)
Controle de assistência de partida em rampa (HHC)
Direção com assistência elétrica
Rádio com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas
Retrovisor interno eletrocrômico
Rodas aro 17
Seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois do tipo cortina)
Opcionais: pacote Exclusive (bancos em couro com aquecimento e sensores de chuva e de luminosidade) e Premium (acrescenta faróis bixênon com luzes diurnas de LED, ajuste elétrico do banco do motorista, sistemas de entretenimento com navegador e Kessy

Touareg traz nova frente com faróis trapezoidais e é vendido em duas versões: R-Line (foto) e V6