UAI

Nova mistura de etanol na gasolina começa a valer nesta segunda-feira

Percentual passa de 25% para 27%. Estudos de durabilidade da nova gasolina em veículos que não são flex não foram concluídos. Consumo dos automóveis deve aumentar

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Nova mistura de etanol na gasolina começa a valer nesta segunda-feira
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Prepare o bolso: com mais etanol na gasolina, consumo vai aumentar


Entrou em vigor nesta segunda-feira, 16 de março, o novo percentual da mistura de etanol anidro na gasolina comum, que passou de 25% para 27%. A gasolina premium permanece com 25% de etanol. A decisão foi tomada pelo Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima) e visa favorecer o setor sucroenergético, mas vai prejudicar o bolso do consumidor.

Em documento publicado no no Diário Oficial da União (DOU) em 6 de março, o Cima as especificações de gasolina comum e gasolina premium, que são definidas no Regulamento Técnico da Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Pela lei atual, o governo pode optar por um porcentual que vai de 18% a 27,5%. A cadeia produtiva de açúcar e álcool havia solicitado, inicialmente, o limite máximo, mas dificuldades quanto à medição do 0,5 ponto porcentual limitaram a mistura a 27% e apenas para a gasolina C.

"Estamos com 1 bilhão de litros de etanol estocados e, com essa decisão do governo, nós teremos a condição de tirar esse estoque de etanol. Esses 2% a mais da mistura significarão 1 bilhão de litros por ano de etanol no mercado, e o resultado disso é muito mais do que um resultado financeiro para o setor de etanol", destacou a ministra da Agricultura, Kátia Abreu em 04 de março, quando a medida foi anunciada.

O Cima é formado pelos ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga; da Fazenda, Joaquim Levy; da Agricultura, Kátia Abreu; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

Aumento no consumo

A medida deve favorecer o setor sucroenergético e prejudicar o bolso do consumidor. Segundo especialistas, a nova mistura pode aumentar o consumo do veículo em até 4%. "Você vai ter um combustível inferior. Toda vez que se adiciona etanol, o consumo aumenta e o rendimento energético cai", explica o engenheiro Francisco Satkunas, da Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE Brasil). Assim, além de arcar com o reajuste dos combustíveis, o proprietário de veículos automotores terá que voltar às bombas com mais frequência.

Outro ponto polêmico da “nova” gasolina é que ela não se limita à alta no consumo, mas pode causar problemas ainda maiores para proprietários de carros movidos somente a gasolina, importados e antigos. Segundo Satkunas, com o novo teor da mistura esses veículos poderão apresentar deterioração nos componentes, dificuldades em dar a partida e falhas posteriores. Proprietários de motocicletas também devem enfrentar o mesmo contratempo.

(Com informações de Alessandra Alves e agência Estado)