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Segurança: saiba quais veículos vendidos no Brasil já oferecem Isofix

Sistema é mais seguro que cadeirinhas fixadas pelo cinto. Ao exigir o encaixe, Contran acerta na obrigatoriedade da ancoragem superior, mas peca ao permitir único assento

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Segurança: saiba quais veículos vendidos no Brasil já oferecem Isofix
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Mesmo com regulamentação, ainda não é possível encontrar cadeirinhas com Isofix à venda no país


Aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em outubro do ano passado e regulamentado pelo Contran em janeiro, o sistema de fixação de cadeirinhas Isofix será obrigatório em todos os veículos frutos de projetos novos a partir de 2018 e nos modelos zero-quilômetro oriundos de projetos já existentes dois anos depois. Ao elaborar e publicar a Resolução 518, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no entanto, os legisladores brasileiros determinaram algumas especificidades. A primeira foi dar ao fabricante a possibilidade de escolher entre a adoção do Isofix de fato, que é o sistema de fixação usado na Europa, ou do seu correlato, o Latch, comum nos Estados Unidos. A segunda foi exigir um ponto de ancoragem superior, seja qual for o sistema escolhido. E a terceira, um grande erro, considerar obrigatória a fixação em apenas um assento do veículo, ou seja, para somente uma criança. Mas, afinal, o que é e como funciona tudo isso?

 

CINTO Desde 2010, os dispositivos de retenção de crianças/DRCs (bebê conforto, até 1 ano; cadeirinha, de 1 a 4 anos; booster ou assento de elevação, de 4 a 7,5 anos) são obrigatórios no Brasil. E para que o equipamento fique firme no banco do carro é usado um mecanismo pelo qual ele é preso ao cinto de segurança do automóvel e a criança, por sua vez, ao cinto do dispositivo. A operação é minuciosa e não pode haver folgas, pois corre-se o risco de um deslocamento grande em caso de impacto.

 

LISTA DE VEÍCULOS QUE JÁ TÊM ISOFIX/LATCH:

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ISOFIX Com a evolução da tecnologia, principalmente na Europa Ocidental e na Ásia, as montadoras têm um sistema mais prático e seguro para fixação das cadeirinhas e demais dispositivos: o Isofix. O sistema funciona por meio de terminais de engate que são soldados diretamente na carroceria do veículo. E pela base inferior do banco ou por uma abertura no estofamento, é possível ter acesso a esses terminais, que são dois (para fixação das laterais da cadeira) e servem para o encaixe do DRC. Em alguns casos, o encaixe é visível; em outros, existe uma indicação por meio de etiqueta no banco e é preciso enfiar a mão entre o assento e o encosto para “sentir” os terminais. E a cadeirinha, por sua vez, tem duas garras, uma em cada extremidade, que se encaixam nesses terminais de engate.

LATCH Do inglês, lower anchors and tethers for children, ou âncoras inferiores e cintas para crianças, de maneira literal, o sistema Latch, adotado nos EUA, é bem semelhante ao Isofix. A diferença está no tipo de encaixe: em vez de garras, são usadas cintas, que também se encaixam nos terminais de engate do carro, presos ao chassi. Em alguns casos, inclusive, é possível usar a mesma ancoragem do veículo para fixação dos dois tipos de cadeira.

TOP TETHER Eis a diferença. O top tether ou ancoragem superior é um ponto adicional para fixação da parte de cima da cadeirinha, obrigatório se o sistema for o Latch, mas também muito importante no caso do Isofix, pois tem a função de impedir que o DRC gire em caso de batida. Conforme o carro (normalmente nos sedãs), esse ponto é encontrado na superfície plana, que é a parte posterior ao encosto do banco traseiro. Quando esse tipo de ancoragem não é possível (demais tipos de carrocerias), o terceiro ponto fica atrás do encosto do banco. De qualquer forma, ponto para o Contran ao exigir que o veículo tenha os três pontos de ancoragem: dois inferiores e um superior. A título de informação, para os carros que, por enquanto, têm apenas os pontos de ancoragem inferior, existem fabricantes de cadeirinhas com Isofix que desenvolveram uma base com uma perna telescópica, fixada no centro, e que desce até o assoalho do carro, também com a função de firmar e impedir que o dispositivo gire em caso de impacto.

Isofix é o sistema utilizado na Europa e Ásia: terminais de engate que são soldados diretamente na carroceria



NÃO CERTIFICADO Apesar de a lei exigir que os veículos passem a ter o Isofix ou Latch a partir de 2018, ao dono do carro continua sendo permitido usar o DRC com o mecanismo de instalação pelo cinto de segurança. Aliás, segundo o Inmetro, apesar de a Portaria 466, que incluiu o Isofix na certificação das cadeirinhas, ter sido publicada em outubro, até o momento nenhum fabricante submeteu um DRC a um Organismo de Certificação de Produto (OCP) para certificação do Isofix. Ou seja, ainda não é possível encontrar essas cadeirinhas à venda no país, ficando a cargo da família que quer (e pode!) comprar o equipamento no exterior. Já em relação aos modelos de carro existentes no mercado que oferecem o sistema, são cerca de 90, a maioria dos segmentos de luxo (mas alguns já “populares”) e todos para a instalação de pelo menos dois DRCs. Confira a relação.

PALAVRA DE ESPECIALISTA:

Ajuste é fundamental, por Oswaldo Carvalho, atuou em testes com cadeirinhas autor do site assentoinfantil.oswnet.com


“A ancoragem superior foi uma evolução para melhorar a performance em caso de acidente. É muito importante. Entre os sistemas Isofix e Latch, nunca fiz um comparativo para dizer qual é melhor. A diferença fundamental é que o tirante inferior do Isofix é rígido e do Latch é por meio de cintas. Mas o mais importante, em qualquer situação, inclusive se a instalação for pelo cinto de segurança, é estar bem fixado. O Isofix, por exemplo, tem vários tipos. O ideal é a cadeira que tem um sistema de ajuste no sentido longitudinal do veículo. Normalmente é uma catraca que aproxima do encosto do banco do veículo e tira todas as folgas. É a condição mais favorável para evitar deslocamentos. No caso do Latch, quem coloca (o usuário) é que faz o ajuste da cinta. Da mesma forma, o importante é estar bem fixada. Até no caso do cinto de segurança, se estiver bem firme pode funcionar praticamente igual a esses dois sistemas. A grande questão é que o Isofix deixa menos possibilidade de ajuste pelo instalador, o que facilita. A Resolução 518 é uma evolução, mas faço alguns questionamentos. Por que exigir ancoragem apenas para uma cadeirinha? Por que não para duas? Isso não tem o menor sentido, até porque se o carro já tem para uma cadeira já está preparado, é só colocar para duas. E se a pessoa tiver duas crianças? Uma vai andar com um tipo de proteção e outra com outro? Isso ficou incoerente.”

Sistema Latch é adotado nos EUA e a diferença está no tipo de encaixe: em vez de garras, cintas