UAI

Comboio de veículos antigos celebra 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Encontro na Itália tem participação de brasileiros que representam a Força Expedicionária, com direito a uniformes de época. Jipes, caminhões e tanques de guerra relembram conflito mundial

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Veículos antigos participam de comboio em homenagem aos 70 anos da Segunda Guerra Mundial
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Modelos fabricados na década de 40 encaram viagem pela Itália

 

Entusiastas e colecionadores de várias partes do mundo terminam nesta semana na Itália um mega encontro de veículos antigos, em homenagem aos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. São motocicletas, jipes, caminhões e blindados que foram utilizados no confronto e agora integram coleções particulares. Antigomobilistas e pracinhas brasileiros também participam do evento.

VEJA FOTOS DO COMBOIO DE VEÍCULOS ANTIGOS!


“La Colonna della Libertà” (Coluna da Liberdade) chega à sexta edição e relembra a retomada do país pelas forças aliadas. Os veículos históricos percorrem diversas cidades, entre homenagens e encontros de colecionadores. Além das viaturas, os participantes utilizam fardas da época, tanto das tropas aliadas como das forças nazistas. O ponto alto foi nesse domingo, quando um comboio com mais de 200 veículos foi formado para chegar em Parma.

Caminhão Dodge recebeu placa de identificação da FEB



Nesta edição, outra novidade foi a participação de aproximadamente 100 brasileiros que homenageiam a Força Expedicionária Brasileira (FEB), entre eles veteranos da guerra. A “Coluna da Vitória” (nome do evento para os países Aliados) começou em 21 de abril na cidade toscana de Camaiore e termina nesta terça-feira em Parma.

No trajeto, pausa em locais importantes para a história militar brasileira, como o monumento aos pracinhas no cemitério de Pistoia. A Coluna passou também aos pés do Monte Castello e na cidade de Montese, que foram libertados pelos soldados brasileiros. Nessas batalhas, a atuação da FEB foi crucial para a vitória dos Aliados. Até hoje os moradores reconhecem a bravura dos pracinhas, que foram celebrados com homenagens na Coluna da Vitória 2015.



FEB a pé

Em março o Vrum noticiou o embarque de veículos brasileiros originais da Segunda Guerra para a Itália. No entanto, o envio de jipes e caminhões foi negado por falta de documentos. Segundo a Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares, a falha foi por conta do patrocinador. Sem os veículos, a entidade alugou modelos antigos de colecionadores europeus para levar a ‘tropa’. Os modelos receberam adesivos com os símbolos da FEB.

Entidade alugou e aplicou os símbolos da FEB em modelos clássicos

Entusiastas vestem uniforme das tropas aliadas...

... e também das forças alemãs

VEJA MAIS FOTOS!