UAI

Francois Michelin, que liderou marca de pneus, morre aos 88 anos

Michelin assumiu o controle da companhia em 1955, e ajudou a transformá-la em uma das três maiores fabricantes de pneus do mundo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Francois Michelin, que liderou marca de pneus, morre aos 88 anos
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Empresário era neto do fundador da marca francesa Michelin. Francois presidiu a empresa por 47 anos


François Michelin, que liderou a famosa fábrica de pneus francesa por quase de meio século, morreu aos 88 anos, informou nesta quarta-feira a companhia. "Foi com muita emoção que soubemos hoje que François Michelin se foi", lamentou o comunicado sem dar detalhes.


"François Michelin dedicou sua vida à companhia. Ele a presidiu por 47 anos, até passar o comando para seu filho Edouard. Visionário e humanitário, ele encarna os valores de respeito que são a base da identidade do grupo", disse o comunicado. Michelin assumiu o controle da companhia em 1955, e ajudou a transformá-la em uma das três maiores fabricantes de pneus do mundo, junto com a Bridgestone e a Goodyear.


Em 1999, Michelin deixou o grupo para abrir espaço para Edouard, que em 2006 morreu em um acidente de barco que chocou a França. Famoso pela discrição que o eternizou na imprensa nacional como "o patrão mais secreto da França", Francois Michelin foi um dos muitos membros da família a dirigir a companhia fundada em 1889 pelo seu avô.


Capaz de, ao mesmo tempo, inspirar respeito e medo, Michelin era admirado pelos empresários da indústria do país e liderou uma companhia muito associada à própria França. "Francois Michelin carregou os valores da indústria francesa ao redor do mundo: inovação, visão, disciplina e paixão", expressou o primeiro-ministro francês Manuel Valls em sua página do Twitter.


"Em nome dos colaboradores do grupo, eu gostaria de prestar uma homenagem especial a esse homem que foi universalmente respeitado por seus valores, convicções e por sua visão", afirmou Jean-Dominique Senard, atual presidente da Michelin.