UAI

Volkswagen lança a perua Golf Variant no Brasil a partir de R$ 87.490

Volkswagen importa para o Brasil o Golf Variant, perua baseada na sétima geração do hatch. Modelo combina espaço, dirigibilidade prazerosa e custo/benefício interessante

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Volkswagen lança a perua Golf Variant no Brasil a partir de R$ 87.490
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Comportamento dinâmico exemplar e conforto de rodagem em piso irregular proporcionado pela suspensão traseira multibraço

A Volkswagen lança no Brasil o Golf Variant, modelo que estreou na Europa em 2013. Mas o nome da perua média da marca não era Jetta Variant? Sim, mas a mudança se fez necessária porque a station wagon acompanhou a evolução da sétima geração do Golf. Construída sobre a plataforma MQB, a perua foi desenvolvida junto com o hatch. Com exatos 30,7 centímetros a mais de comprimento em relação ao hatch, o Golf Variant é fabricado no México.

O motor é o 1.4 turbo, com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas (variável na admissão), que atua junto ao câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas com opção de trocas manuais por aletas. O torque máximo está disponível já às 1.500rpm, se mantendo até as 3.500rpm. O sistema start/stop é de série. O motorista pode escolher entre quatro perfis de direção (normal, esportivo, ecológico e individual), um opcional capaz de mudar o comportamento do veículo.

Motor 1.4 turbo proporciona bom desempenho com baixo consumo de combustível

A versatilidade da perua começa pela baixa altura do compartimento de carga, a 63cm da base, facilitando a operação. O volume do porta-malas é de 605 litros (medido até o limite do encosto do banco), mas o espaço pode chegar a 1.620 litros com os bancos rebatidos (medido até o teto). Os encostos bancos traseiros têm rebatimento fracionado (1/3 e 2/3), deixando o assoalho quase plano. Se rebatido o encosto do banco do passageiro, é possível transportar um objeto de 2,5 metros de comprimento.

PREÇOS E VERSÕES São duas as versões disponíveis. A Comfortline (R$ 87.490) tem sete airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistência Multicollision Brake – que aciona automaticamente os freios após um acidente, evitando a ocorrência de colisões múltiplas –, ar-condicionado com difusor traseiro, direção elétrica, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas, faróis de neblina, assistente de partida em rampa, retrovisores com ajuste elétrico e função tilt down. A versão Highline (R$ 94.990) ainda tem revestimento de couro nos bancos, controlador de velocidade, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado de duas zonas, volante multifuncional e retrovisores rebatíves eletronicamente. Entre opcionais estão faróis bixênon, rodas aro 17 e dois sistemas de entretenimento que incluem navegação.

Porta-malas enorme tem capacidade declarada de 605 litros, suficiente para família

ASSISTÊNCIA No pacote de opcionais estão disponíveis diversos sistemas avançados de assistência ao motorista. Como conveniência, destaque para o o controle adaptativo de distância e velocidade com modo stop and go, no qual o veículo é capaz de parar e arrancar automaticamente, mas há ainda o dispositivo de gerenciamento do farol alto para não ofuscar os demais veículos e o assistente de estacionamento. Como segurança, também são vários os assistentes. O Front Assist monitora a distância dos veículos à frente e alerta sobre a possibilidade de um acidente, podendo até atuar automaticamente na frenagem para minimizar o impacto. O Pro Active detecta um potencial acidente e logo realiza o pré-tensionamento dos cintos de segurança dianteiros e o fechamento das janelas e do teto solar.

Ficha Técnica
» Motor: 1.4 turbo, de 140cv a 4.500rpm e torque de 25,5kgfm de 1.500rpm a 3.500rpm
» Câmbio: automatizado de sete marchas com dupla embreagem
» Desempenho: velocidade máxima: 205km/h; aceleração até 100km/h, 9,5 segundos
» Suspensão: McPherson na dianteira e multibraços na traseira
» Dimensões (metros): comprimento, 4,56; largura, 1,80; altura,1,47; entre-eixos: 2,63
» Peso: 1.357kg
* Jornalista viajou a convite da Volkswagen

 

Acabamento interno de ótima qualidade, com material emborrachado revestindo painel