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Jaguar XE é aposta inglesa para encarar BMW e Mercedes-Benz no Brasil

O carro será oferecido a partir de R$ 169 mil, com direito a exclusividade em relação a 'popularização' da concorrência. Sedã exibe estilo e potência

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Na pista, o XE V6 mostra personalidade e ultrapassa a casa dos 245 Km/h

 

País Basco e Reino Unido - O que esperar do carro que foi projetado pelo designer Julian Thomson, autor do projeto do Range Rover Evoque? No mínimo um automóvel exótico e charmoso, esportivo com assinatura marcante de traseira curta, lanternas grandes e frente felina. O XE está pronto para desbravar o segmento que é símbolo de status em países como o Brasil, por exemplo, o de sedãs de luxo acima dos R$ 145 mil e abaixo dos R$ 200 mil. Marmanjos lá atrás chegaram a dizer um dia: “meu sonho é ter ou dirigir um Jaguar, não importa a ordem”. Agora, o desejo vai ficar mais perto.

VEJA FOTOS DO JAGUAR XE!

Na Inglaterra, o carro começa a entrar no processo de estocagem e preparação para abastecimento do mercado externo. Entre setembro e outubro, a Jaguar Land Rover vai vender o esportivo nas versões de quatro cilindros, 2.0 de 240 cavalos de potência e Sport, 3.0 Supercharged de 340 cv capaz de sair da imobilidade para os 100 Km/h em 5,1 segundos.

Atrás, duas saídas de escapamento deduram o motor. Porta-malas cabe 455 litros

 

O XE é a cara do Thompson, disse isso a ele: happy (feliz), o designer expressou confiança quando perguntamos sobre o tratamento visual do veículo, a pegada meio juvenil, meio madura e a capacidade de seduzir homens e mulheres entre 40 e 55 anos. O Jag é bravo e estiloso. A versão S tentadora e a 2.0 feita para aqueles que prezam pelo equilíbro financeiro. Querem saber? A emoção pra valer está em você dirigir o S depois de testar o quatro cilindros.

 

Cabine tem sistema multimídia com tela sensível ao toque e sistema de som com 11 alto falantes

 

 

Em resumo, o estilo é seu ponto de partida e bem forte por sinal. A frente saliente destaca de forma muito discreta o S da versão mais apimentada do nosso test drive. Atrás, duas saídas de escapamento deduram o motor e a bordo uma cabine confortável e completa com entretenimento garantido através da conexão do smarthphone com IOS ou Android e a tela do painel. Detalhe: o sistema roteia o sinal e o carro distribui internet para quem tiver a senha.

A carroceria do XE é diferente também. Usa 75% de alumínio, elasticidade de plataforma que servirá de base para o suv F-Pace. O XE é quase 20 kg mais leve que um BMW Série 3 de motor 2.0, por exemplo. Há quem diga que existe pouca vantagem nesse conceito, mas a Jaguar aposta e prefere defender a inovação.

 

Espaço para os ocupantes de trás é generoso considerando quatro a bordo

 

 

Cabine

Sistema multimídia com uma tela sensível ao toque tem suas particularidades. O GPS fala o português de Portugal e o sistema de som com 11 alto-falantes é bom, da grife Meridian. Todos os modelos contam com botão de partida e ajuste elétrico para motorista e passageiro no topo da gama.

 

 O espaço para os ocupantes de trás é generoso considerando quatro a bordo. A capacidade do porta-malas é de 455 litros, exatos 25 litros a menos que o Classe C. Use dos seus sentidos para sentir o veículo. Bolsas de ar frontais, laterais e de teto. Por falar em teto, faltou o de vidro na cobertura.

 

 Na pista, o XE V6 mostra personalidade e ultrapassa a casa dos 245 Km/h. Nesse ponto, o motorista sente que precisa deixá-lo mais na mão trabalhando o câmbio de oito marchas ZF com seletor no console (como no Evoque). A acústica do carro merece nota 9,5 perdendo a nota máxima quando exigimos o torque máximo de 43,8 kgmf já aos 1.750 rpm. A rodagem em liga leve é aro 18.

 

Pode usar as borboletas atrás do volante porque elas divertem. O XE tem a primeira direção eletricamente assistida da marca. O painel é elegante e o para-brisa, no carro mais completo exibe o head up display (com informações do velocímentro e GPS, por exemplo). A suspensão Double Wishbone na dianteira e Integral Link na traseira, é outro ponto de equilíbrio do veículo e a Jaguar entrega um veículo tipo estrada se você não optar pelo comando no console que transforma o veículo em uma fera mais rígida.

 

O XE também estreia o All Surface Progress Control (ASPC) que gerencia a tração, semelhante a um controle de cruzeiro de baixa velocidade. O sistema funciona entre 3,6 km/h e 30 km/h e é ativado pelos botões de controle de cruzeiro adaptativo no volante. O Jaguar XE é o primeiro veículo da nova tecnologia da Jaguar Land Rover em arquitetura modular. Com 2,835mm de entre-eixos o carro só deveria ter um banco do condutor mais baixo, próximo do melhor que é a posição de conduzir do BMW Série 3.

*Viajou à convite da Jaguar