UAI

Dodge 1929 e Chevrolet Veraneio 1976 estão esquecidos em garagem de BH

Veículos estão há décadas no local, ainda têm placas amarelas e preservam vários detalhes de época. Moradora descarta vender as raridades

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Dodge 1929 e Chevrolet Veraneio 1976 estão esquecidos em garagem de BH
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação



A garagem de uma casa na Região Centro-Sul de Belo Horizonte preserva duas raridades: uma Chevrolet Veraneio 1976 verde com 88 mil quilômetros rodados e um Dodge Brothers Victory Six Tourer 1929. Os dois veículos estão cobertos de poeira e apresentam avarias, mas o estado geral é bom e uma restauração não é difícil.

VEJA FOTOS DOS CARROS!


Outro detalhe chama atenção: os dois modelos ainda exibem as antigas placas amarelas. Ou seja, estão fora de circulação há muito tempo. Segundo a moradora, o calhambeque está no local desde a década de 70 quando a família mudou para o local, enquanto o utilitário está parado há cerca de 30 anos.

Interior da Veraneio está muito bem conservado



“O Dodge foi do meu avô, enquanto a Veraneio pertenceu ao meu pai. Meu avó comprou o carro anos 20 e foi o único dono. Ele nunca foi restaurado e existem apenas três desse modelo no Brasil”, conta a aposentada Suzana Libânio Moreira Penna. Ela ainda guarda recordações do antigo: “quando criança ia para escola nele e tinha vergonha, pois todas as colegas em carros novos. Depois passei a valorizar”, diz.

Como a garagem tem vista para a rua, vários interessados já tentaram comprar os veículos. A resposta é sempre a mesma. Não. “Os carros não são meus. A Veraneio já está prometida para um primo, que vai restaurá-la em São Paulo. Já o Dodge é herança para quatro sobrinhos, que ainda não definiram o que vão fazer com ele”, explica Suzana.

Dodge 1929

Reportagem do Vrum teve acesso aos veículos. Apesar da poeira, estão em bom estado. Cruzando o depoimento da moradora, chegamos à conclusão que o calhambeque é o modelo Victory Six tourer 1929. No ano anterior, a Chrysler comprou a Dodge e passou a utilizar seus motores nos modelos. Assim, essa safra possui propulsor de seis cilindros com 58 cavalos de potência.

Dodge tinha motor seis cilindros de 58 cavalos



VEJA FOTOS DOS CARROS!


Ao longo desse tempo, o veículo recebeu alguns detalhes, como setas de Fusca nos paralamas e cintos de segurança, além de lanternas traseiras. Também sumiram o logotipo Dodge Brothers e mira na tampa do radiador, mas a alavanca para dar a partida ainda está lá.


Já a Chevrolet Veraneio apresenta marcas de batida na traseira e faltam alguns emblemas. Mas o interior está muito bem conservado. O câmbio é manual de três marchas, com alavanca no volante, que por sinal exibe outro detalhe: o modelo tem direção hidráulica.

São dois bancos inteiriços e o carro preserva rádio original Chevrolet. O odômetro acusa 88.548 quilômetros rodados, que parecem condizer com o estado da Veraneio. “Nossa família era grande e o carro era a solução para nenhum filho brigar para ir na janela”, conta Suzana.




VEJA FOTOS DOS CARROS!