UAI

China cai, mas continua sendo o país que mais vende carro no mundo; VW lidera entre as marcas

Os EUA ultrapassaram a China no mês de julho, mas os chineses ainda são líderes no acumulado do ano; com a economia em baixa, o Brasil foi o sexto em julho e é apenas o sétimo no acumulado de 2015

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
China cai, mas continua sendo o país que mais vende carro no mundo; VW lidera entre as marcas
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Brasil ficou em sexto lugar em vendas mundiais no mês de julho, mas está em sétimo no acumulado do ano


A China continua sendo o país que mais vende carros no mundo no acumulado de 2015. Mas o país perdeu uma posição em julho, sendo ultrapassado pelos EUA, que liderou as vendas no sétimo mês do ano. O Brasil, que já chegou a ocupar o quarto lugar, esse ano aparece apenas na sétima posição no acumulado. Em julho, apesar da queda de 21,6% em relação a julho de 2014, ficou na sexta posição. Os dados foram divulgados ontem pela Jato Dynamics do Brasil, com apuração até julho de 2015 (o mês de agosto ainda não entrou).

Os EUA não ultrapassavam a China desde agosto 2013. O resultado chinês foi decorrente de uma queda de 3,3% nas vendas em julho, enquanto os EUA cresceram 5,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, no entanto, a China ainda lidera. Mas é importante destacar que os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Enquanto para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

Com queda de 7,8% no mês, o Japão ainda ocupa a terceira colocação nas apurações mensal e acumulada. A Alemanha apresentou alta de 6,6% na apuração mensal e 5,5% no acumulado, o que a consolida como o quarto maior mercado em ambos os rankings. Em seguida, vem a Índia, que apresentou um crescimento de 9,7% em relação a julho 2014 e ocupou a quinta colocação no ranking, lugar ocupado pelo Brasil um ano atrás.

TURQUIA Entre os 15 maiores mercados do mundo, a Turquia se destaca na comparação mensal, segundo a Jato Dynamics. O país, que subiu duas posições, garantiu a 15ª colocação com um crescimento de 40% se comparado ao mesmo mês no ano passado.

Países que mais vendem carros no mundo:

Julho
EUA
China
Japão
Alemanha
Índia
Brasil (6º)

Acumulado do ano
China
EUA
Japão
Alemanha
Índia
Brasil (7º)



VW Em relação às marcas, não houve mudanças substanciais em relação ao período anterior, segundo a Jato Dynamics. O grupo Volkswagen lidera, seguido de Toyota e GM. Entre os dez primeiros colocados, somente Honda, grupo PSA (Peugeot Citroën) e Suzuki apresentaram crescimento nas vendas (8,1%, 1,7% e 2,5%, respectivamente).