UAI

Mês de agosto tem nova queda nas vendas de veículos em Minas Gerais e no Brasil; após cinco meses, Chevrolet Onix volta a ser o mais emplacado

Estado de Minas Gerais registra queda maior do que a média nacional, com recuo de 12,77% nas vendas de automóveis e comerciais leves em agosto. No país, índice relativo à mesma comparação foi de 8,91%

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Mês de agosto tem nova queda nas vendas de veículos em Minas Gerais e no Brasil; após cinco meses, Chevrolet Onix volta a ser o mais emplacado
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Série limitada Seleção, fazendo referência à Copa América e lançada em junho, foi muito bem aceita pelo comprador do Onix

 

O estado de Minas Gerais registrou nova queda nas vendas de veículos novos no mês de agosto, desta vez superior à média nacional. Em agosto foram emplacados 10.203 automóveis e comerciais leves contra 11.697 unidades comercializadas em julho: uma retração de 12,77%. Em relação ao mesmo período de 2014, a queda foi ainda maior: 27,3%. Os dados foram divulgados nesse instante pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv-MG).
Para o presidente do Sincodiv-MG, Camilo Lucian, “o cenário de desconfiança na economia não sofreu alteração, o que deixa o consumidor inseguro para investir em um veículo novo”. Lucian lembra que o mês de agosto teve dois dias úteis a menos que julho, o que acaba refletindo no resultado. A boa notícia é que as concessionárias mantiveram a média diária de vendas.  Ele ressalta que o momento é ideal para quem deseja comprar carro zero ou mesmo para quem pretende investir e fazer um bom negócio, já que os preços, condições e taxas estão atraentes.

QUEDA Também os dados divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revelam mais uma queda na comercialização de veículos no país. Em agosto foram comercializadas 199.853 unidades de automóveis e comerciais leves contra 219.400 no mês de julho e 259.110 em agosto do ano passado. O que gerou uma queda de 8,91% em relação ao mês anterior; de 22,87% em comparação a agosto de 2014; e de 20,38% no acumulado do ano (1,689 milhão contra 2,122 milhões). Entre as marcas, a Fiat ficou com 18% de participação de mercado; seguida da VW, com 14%; GM, com 13%; Ford, com 10%; e Hyundai, com 8,34%.
Se computados todos os tipos de veículos, incluindo pesados, motocicletas e implementos agrícolas, a queda foi um pouco menor: 8,44% em relação a julho; 19,80% em comparação com agosto do ano passado; e 18,01% no acumulado do ano.

MAIS VENDIDOS O Chevrolet Onix voltou a assumir a liderança de vendas no Brasil mês passado. O modelo, que ocupa a segunda posição no acumulado do ano, já havia sido o mais emplacado em março. Depois de cinco meses (e “coincidindo” com a saída de linha do Celta), voltou ao topo. O Fiat Palio, segundo mais comercializado em agosto, segue campeão no acumulado do ano.
Entre os dez mais vendidos (veja abaixo), houve apenas revezamento de posições, com destaque para mais uma queda do antigo campeão, VW Gol, em oitavo lugar no mês de agosto. A única alteração em relação ao mês anterior foi a saída do Chevrolet Prisma para entrada do Honda HR-V em décimo (o que também não é grande novidade, uma vez que em junho isso já havia acontecido).
Falando em HR-V, o modelo continua liderando os SUVs. Em agosto, foi seguido por Jeep Renegade, Renault Duster, Ford EcoSport e Hyundai ix35, que acaba de ser reestilizado. O jipinho da Ford, que durante anos liderou absoluto, ainda segura uma segunda posição no acumulado do ano, mas a tendência é de que volte a cair. 
Confira o rankig dos dez mais:

Agosto
Chevrolet Onix
Fiat Palio
Hyundai HB20
Fiat Uno
Ford Ka
Renault Sandero
VW Fox/CrossFox
VW Gol
Toyota Corolla
Honda HR-V

Julho
Fiat Palio
Chevrolet Onix
Hyundai HB20
Ford Ka
VW Fox/CrossFox
VW Gol
Renault Sandero
Fiat Uno
Toyota Corolla
Chevrolet Prisma

Acumulado do ano
Fiat Palio
Chevrolet Onix
Hyundai HB20
Ford Ka
VW Gol
Fiat Uno
VW Fox/CrossFox
Renault Sandero
Chevrolet Prisma
Toyota Corolla