UAI

Chevrolet lança tecnologia telemática inédita em carros no Brasil

OnStar é um item de série do Chevrolet Cruze 2016 que promete modificar inclusive o modo de interagir com o veículo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Basta pressionar um botão na base do retrovisor interno e o motorista entra em contato com uma central de atendimento humano que funciona 24 horas por dia

 


Inédita em carros nacionais, OnStar estreia no Brasil na linha 2016 do Chevrolet Cruze como item de série em todas as versões. Trata-se de  uma ampla gama de serviços de conectividade, informações, segurança e emergência. Basta pressionar um botão na base do retrovisor interno e o motorista entra em contato com uma central de atendimento humano que funciona 24 horas por dia. Através dela é possível solicitar desde consultas rápidas (como informações sobre a previsão do tempo ou de vias alagadas ao longo do trajeto) até o envio de destinos ao GPS do veículo, bastando informar o endereço ou o nome do estabelecimento.

 

Dessa forma o condutor é capaz de realizar diversas tarefas ao longo do percurso sem precisar desviar a atenção do trânsito. “O OnStar de certa forma humaniza o automóvel, principalmente porque cria uma forte interação com o usuário e a percepção de que ele nunca está sozinho. Isso muda a experiência que a pessoa tem ao dirigir”, diz Carlos Meinert, diretor de Customer Experience da GM América do Sul.


No quesito segurança, o serviço oferece, entre outras coisas, a assistência na recuperação em caso de roubo. Sensores no veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal à central que, neste caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na operação de busca. Ainda que o automóvel tenha sido levado, é possível observar seu deslocamento via satélite e enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor para facilitar a recuperação do bem pela polícia.

O serviço também fornece ações por meio de um aplicativo específico para smartphone, incluindo o travamento e o destravamento remoto das portas. Pelo app ainda é possível saber quando o veículo inicia uma nova movimentação, qual é a sua localização em tempo real e pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado.


No Cruze 2016, a Chevrolet oferece como cortesia o OnStar por 12 meses. Para seu funcionamento, os serviços dependem de cobertura da rede celular e da disponibilidade de sinal de GPS.

 

Na linha 2016, Cruze Sedã e Cruze Sport6 oferecem o OnStar