UAI

Pela primeira vez, mulher vai comandar Peugeot no Brasil

Ana Theresa Borsari assume marca em momento de crise, com queda na participação no mercado. Em 2015, Peugeot detém só 1,07% das vendas

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Pela primeira vez, mulher vai comandar Peugeot no Brasil
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Peugeot 2008 é a grande aposta da marca no Brasil, mas está bem aquém nas vendas


Pela primeira vez desde que iniciou as atividades no país, a Peugeot será comandada por um brasileiro. E mais, por uma mulher: Ana Theresa Borsari assume o cargo de diretora-geral da marca francesa no lugar do chileno Miguel Figari. A executiva tem um desafio para enfrentar: a empresa vem caindo na participação de mercado pelo menos desde desde 2008. No acumulado deste ano está com apenas 1,07%.

Aos 44 anos, Borsari é formada em Direito pela USP e já foi diretora de Marketing na Peugeot no Brasil. Em 2010, foi trabalhar na França na coordenação comercial e chegou a ser diretora-geral da Peugoet-Citroën na Eslovênia, primeira mulher a comandar a marca num país. Agora, vai repetir o feito no Brasil. Acima dela no Brasil, só o presidente da PSA Peugeot Citroën para o Brasil e a América Latina, Carlos Gomes.

A diretora-geral tem um desafio de levantar a participação de mercado da Peugeot. Desde 2008, quando a marca manteve a posição dos últimos três anos, a presença no mercado tem caído. Considerando as vendas de automóveis e veículos comerciais leves, a Peugeot ficou naquele ano na 7ª posição, com 82.665 emplacamentos e 3.09% de participação no mercado.

Nos anos seguintes, o mesmo índice tem caído fechamento após fechamento. Mesmo com o ápice de vendas de 90.326 unidades em 2010, caiu no ranking para 9º lugar e 2,71% de participação. De 2011 a 2013, o percentual sempre teve queda. Em 2014, a Peugeot ficou em com apenas 1,22% do mercado.

O 2008 é a grande aposta da marca para o Brasil, tentando lugar ao Sol no aquecido segmento dos SUV compactos. No entanto, o carro não decola em vendas. De janeiro a setembro deste 2015, a Peugeot ocupa o 13º lugar com 20.056 emplacamentos e 1.07% de participação de mercado. Os números são da Fenabrave.

"Sempre desejei retornar ao meu país. Por isso a minha satisfação é dupla: volto ao Brasil e à frente da Peugeot. Vou aproveitar minha experiência, entusiasmo e energia para acelerar o reposicionamento da marca no país”, declarou Ana Theresa à imprensa. A Peugeot iniciou as atividades oficialmente no Brasil em 1991.

PARTICIPAÇÃO DE MERCADO DA PEUGEOT

2015 *ACUMULADO JAN A SET

13º PEUGEOT 20.056 1,07%

2014

12º PEUGEOT 40.530 1,22%

2013

12º PEUGEOT 57.511 1,61%

2012

11º PEUGEOT 72.059 1,98%

2011

10º PEUGEOT 85.815 2,51%

2010

9º PEUGEOT 90.326 2,71%

2009

8º PEUGEOT 81.853 2,72%

2008

7º PEUGEOT 82.665 3,09%

2007

7º RENAULT 68.632 3,29%

2006

7º PEUGEOT 61.167 3,34%
2005
8º RENAULT 47.503 2,93%

VEJA FOTOS DE MODELOS DA PEUGEOT: