UAI

Projeto de som: Volkswagen Saveiro Cross ganha equipamento premium de áudio

Mecânico industrial investe R$ 12 mil em som premium na geração antiga da Saveiro. Projeto inspira quem deseja áudio de qualidade sem chamar atenção

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Projeto de som: Volkswagen Saveiro Cross ganha equipamento premium de áudio
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Por fora ninguém dá nada, mas esta Saveiro tem um som de primeira!

Observe esta Volkswagen Saveiro Cross cabine estendida 2012/2013. O visual nada difere de outros exemplares da geração anterior da picape, ainda mais na cor prata. Um olhar mais atento vai reparar nas rodas de liga-leve pintadas de preto. Mas o diferencial do veículo está no sistema de som, com equipamentos premium que privilegiam a qualidade do áudio.

“Já tive carros com kit de amplificadores, mas nunca cheguei a investir tanto. Não sou do tipo que gosta de música alta, pois atrapalha conversar com as pessoas. Eu queria escutar música de qualidade, mas só para mim, sem incomodar os outros”, afirma o mecânico industrial Abel Abel Luiz de Souza, de 33 anos.

Demanda criada, coube a Carlos Eduardo Schieber, diretor de Projetos e Personalização da Auto Astral, de Belo Horizonte, executar o projeto. O veículo recebeu uma caixa de som no espaço da cabine estendida. A estrutura em madeira recebeu detalhes de acrílico com luzes de LED e apliques de vinil com padronagem de fibra de carbono.

[embed]https://www.youtube.com/embed/RNZaA2YhbDs?rel=0[/embed]



No centro, um domina um subwoofer americano JL Audio 10w3. O sistema conta com dois kit de amplificadores Audiophonic: um H-Tech 4x 250 e outro H-Tech 1 x 1000. Da mesma marca, são duas vias Audiophonic H-Tech. O veículo recebeu uma bateria auxiliar para o sistema de aúdio.

O player é o Kenwood DDX-7015BT, que preservou as funções de seleção de mídia do volante multifuncional da Saveiro e informações no computador de bordo. O equipamento possui DVD Player, Blueetooth, mas a pedido do cliente não há módulo de TV digital. Há espelhamento na tela do player de smartphones Android, mas apenas determinados modelos estao homologados pela fabricante.

Player Kenwood, tweeters reposicionados e apliques de fibra de carbono



As colunas A receberam novos tweeters e o acabamento foi refeito pela preparadora. “Colocamos as caixas numa posição melhor que a de fábrica, pois emula a mesma lógica de uso dos fones de ouvido: som agudo é expelido direto na cabeça dos ocupantes”, explica Schieber.

O investimento total pelo cliente foi de aproximadamente R$ 12 mil. Além dos equipamentos e mão de obra da instalação, o orçamenento contemplou polimento e espelhamento da pintura e também recuperação e pintura das rodas de liga-leve.




"Com o trânsito cada vez mais intenso das grandes cidades, noto um aumento na demanda por quem deseja um som de qualidade, para desfrutar de momentos de relaxamento dentro do carro. Esse projeto resulta numa ótima experiência de áudio. é possível escutar pequenas nuances da música, como a respiração do cantor ou movimento do músico ao tocar o instrumento", detalha Schieber.

 

Normalmente, projetos de som são integrados com personalização do veículo, tanto no visual como na mecânica e suspensão. Nesse caso da Saveiro Cross, o caminho foi o contrário. “Nunca tive intenção de rebaixar o veículo, pois costumo pegar estrada de terra. Também não queria perder espaço na caçamba, por isso achei ótima a solução de dom som atrás dos bancos e tweeters nas colunas”, atesta Abel.



Com 30 mil quilômetros rodados, o mecânico pretende ficar um bom tempo com o carro, que foi comprado por ele zero. Mas caso resolva desfazer do veículo, o som pode ser aproveitado em outro projeto. “O equipamento foi projetado com a possibilidade de ser retirado da Saveiro e adaptado em outro veículo. Nesses casos será preciso estudar alterações na caixa de madeira, mas o som é um bem que pertence ao proprietário. Tanto pode agregar valor na revenda do carro, como retirado”, informa Carlos Eduardo.

Rodas receberam pintura negra

Espaço útil da caçamba foi preservado