UAI

Volkswagen começou a usar software que burla emissões de poluentes em 2008, diz jornal

Montadora informou que cerca de 11 milhões de seus carros vendidos ao redor do planeta foram equipados com o dispositivo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Volkswagen começou a usar software que burla emissões de poluentes em 2008, diz jornal
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Montadora chegou a suspender vendas para alguns países após escândalo


Uma revisão interna da Volkswagen mostra que a decisão de instalar um software que reduz as emissões em veículos a diesel durante testes foi feita pouco antes da produção em série do motor da empresa EA 189, de acordo com o tabloide alemão Bild am Sonntag. O software foi instalado pela primeira vez em motores a diesel em 2008, pouco antes de o EA 189 ser produzido em massa.

A medida foi tomada porque não havia nenhuma maneira no momento de conciliar o cumprimento das normas de emissão dentro da meta de custo do motor, afirmou o periódico em edição que circulará neste domingo. A outra alternativa seria abandonar o lançamento do motor, que vinha sendo desenvolvimento desde 2005, disse o jornal.

A Volkswagen não estava disponível para responder a consultas. O Bild am Sonntag observou, no entanto, que os motores em questão foram fabricados na fábrica de Salzgitter e instalado nos modelos a diesel em todo o mundo.

A Volkswagen informou que cerca de 11 milhões de seus carros vendidos ao redor do planeta foram equipados com o software. Autoridades ambientais norte-americanas alegam que o software foi usado para permitir que a empresa burlasse padrões de poluentes. A Volkswagen informou que cinco dos 12 modelos de carros, caminhonetes e motocicletas contam com o software.