Apenas 22% das autoescolas têm simulador de direção em Minas Gerais

Equipamento é de uso obrigatório para candidatos a Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. Detran orienta que alunos busquem CFCs com simulador

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/01/2016 14:58 / atualizado em 18/01/2016 09:12 Thiago Ventura /Portal Vrum
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press


Levantamento feito pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) revela que somente 22% dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) têm o Simulador de Direção em funcionamento. O aparelho é obrigatório para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. A análise foi feita com 1535 autoescolas credenciadas no órgão.

De todos os CFCs, 413 (27%) aguardam entrega e instalação do simulador. Há também 295 empresas (19%) que optaram no compartilhamento do equipamento. O Detran também informa que a maioria dos CFCs não comporou nem fez opção pelo uso compartilhado do simulador. 492 autoescolas (32%) estão nesta situação.

O prazo de regularização das empresas tem 180 dias para se adequar às novas regras do Conselho Nacional de Trânsito. Já os candidatos, devem já fazer as aulas obrigatórias no equipamento, mas ainda conseguem se inscrever em qualquer CFC. “O órgão orienta aos candidatos para que deem preferência aos CFCs que já possuem os simuladores, pois, a qualquer momento, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pode solicitar o fechamento imediato do sistema”, disse. Uma reunião entre o Detran e os representes dos CFCs será marcada para um cronograma para que todas as autoescolas atendam à exigências da legislação.

Simulador

O candidato que for tirar a primeira habilitação terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática. Do total, 20 horas em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno. As demais cinco horas serão feitas no simulador de direção, sendo uma hora com conteúdo noturno. Quem já tem carteira de motorista e vai adicionar a Categoria B faz 20 horas de aula, sendo cinco horas no simulador.

No simulador, os alunos têm reproduzidas situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré. De acordo com o Contran, numa segunda etapa será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

Detran/MG

Tags: autoescolas simulador direção minas gerais

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
TONY
TONY - 15 de Janeiro às 17:40
VELOCIDADE CONTROLADA POR RADAR
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
27 de setembro de 2016
26 de setembro de 2016