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Scooter Dafra Fiddle III 125 tem visual retrô e conforto tecnológico

Modernidades como iluminação LED, freios combinados e tomada para recarregar celular contrastam com alimentação por carburador

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Scooter Dafra Fiddle III 125 tem visual retrô e conforto tecnológico
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A parceria entre a brasileira Dafra e a SYM (San Yang Motors), de Taiwan, já rendeu os scooters Citycom 300 e Maxsym 400, além da motocicleta Next 250. A partir de março, a família aumenta com a chegada do scooter Fiddle III 125, de visual retrô, mas tecnologia atual. O novo scooter vai ser produzido em Manaus, afinando ainda mais a associação com a montadora taiwanesa, especializada em scooters. É que o mercado de lá tem enorme aceitação por esse tipo de veículo urbano, e o de cá também vai caminhando nesse sentido.

Demorou, mas o segmento dos scooters, por sua praticidade, comodidade e agilidade, na contramão do momento difícil do setor, sinaliza um consistente crescimento. Apresentado ao público durante o Salão das Duas Rodas, em São Paulo, em outubro de 2015, o Fiddle III explora uma badalada vertente em que o desenho é inspirado nos ancestrais, nos charmosos pioneiros, incorporando, inclusive, a pintura em duas cores. Assim, formas arredondadas, conferindo maior porte, e farol incorporado ao guidão estão presentes no design.

As rodas de liga leve têm aros de 12 polegadas de diâmetro



TÉCNICA Porém, os avanços técnicos disponíveis, inclusive na segurança, também foram incorporados, fazendo um contraponto com o estilo retrô. As rodas, por exemplo, são de liga leve e os freios, a disco nas duas rodas. Além disso, a tecnologia também foi aplicada no conjunto mecânico. O motor de um cilindro e 124,6cm³ conta com refrigeração a ar e óleo, e desenvolve 10,4cv a 8.500rpm e torque de 8,8kgfm a 6.500rpm, além de contar com embreagem automática e partida elétrica. O que destoa é a alimentação ainda no passado, por meio de carburador.

Por outro lado, o Fiddle III conta com a modernidade que ninguém mais abre mão: uma tomada tipo USB para recarregar o celular, ou outros tipos de aparelhos eletrônicos, no compartimento porta-luvas, que fica no escudo dianteiro, protegido com chave. Ainda no quesito praticidade, o porta-malas embaixo do banco comporta um capacete fechado ou pequenas cargas, com volume equivalente a 20 litros, e pode ser aberto na própria chave de contato. Tem ainda um bagageiro traseiro com capacidade para 3,5kg. Outra modernidade é a presença de LEDs na luz diurna, para maior segurança.

FREIOS A segurança também está presente no sistema de freios, que divide a pressão entre as duas rodas. Na dianteira, um disco de 190mm e, curiosamente, um ainda maior na traseira, com 220mm de diâmetro. É que ao acionar o manete traseiro, o sistema Combined Brake System (CBS), por meio de circuito hidráulico, envia parte da força para a outra roda automaticamente, aumentando o poder de frenagem. O sistema não é ABS e pode travar as rodas, porém, potencializa a redução de velocidade. O piloto tem ainda facilidade para embarcar e desembarcar, com um piso plano e baixo.

O visual retrô inclui pintura em duas cores


Outra facilidade está no generoso banco, a apenas 775mm do chão. Entretanto, as rodas pequenas, com aros de 12 polegadas de diâmetro, com pneus sem câmara e o baixo curso das suspensões, com 80mm na dianteira e 75mm na traseira, com dois amortecedores, vão fazer o piloto sofrer em nosso rali urbano. O Fiddle III 125 tem ainda cavalete central e opções de cores em branco e vermelho, ou preto e dourado. O peso a seco é de 115kg e o tanque de combustível comporta 6,2 litros, com reserva de dois litros. O preço ainda não foi divulgado.