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Com nova fábrica parada, Honda atinge 1,5 milhão de carros produzidos no Brasil

Fabricação do Honda brasileiro de número 1,5 milhão foi protagonizada por um HR-V de cor vinho. Nova unidade de Itirapina, de onde sairá o Fit, permanece parada até retomada nas vendas de veículos novos no país

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Com nova fábrica parada, Honda atinge 1,5 milhão de carros produzidos no Brasil
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Sucesso de vendas no Brasil, Honda HR-V protagonizou nova marca

A Honda atingiu nesta terça-feira na fábrica de Sumaré (SP) a produção do carro de número 1,5 milhão no Brasil. O marco foi protagonizado por um HR-V de cor vinho, sucesso de vendas no mercado nacional que acaba de completar um ano de vendas. Entretanto, a expansão da capacidade produtiva da marca japonesa para até 240 mil unidades anuais no país permanece estacionada com o adiamento da nova fábrica de Itirapina – também no interior paulista, a cerca de 200km de São Paulo e 100km de Sumaré. Prevista para ser inaugurada no ano passado, a segunda unidade da empresa no Brasil aguarda retomada nas vendas do mercado de veículos novos para operar.

Em julho de 2015, o vice-presidente-executivo da Honda no Brasil, Tetsuo Iwamura, chegou a anunciar que a fábrica de Itirapina iniciaria a produção neste mês, pouco depois do plano original, mas a expectativa foi alterada. A segunda planta ficará responsável pela produção do Fit a um ritmo de 120 mil unidades/ano, empregando dois mil funcionários

Desde a inauguração de Sumaré, com o início da fabricação do Civic brasileiro, em 1997, saíram da linha de produção 650.775 mil unidades do Civic, 593.758 mil do Fit, 192.526 mil unidades do City e 62.941 mil HR-V. A fábrica está localizada em um terreno de 1,7 milhão de metros quadrados com 225 mil metros de área construída onde são realizados os processos de estamparia, hemming, solda, pintura, montagem de motores e transmissão mecânica, pintura e injeção de plásticos, linha de montagem e inspeção final.

A Honda em Sumaré ainda concentra a unidade Power Train – responsável pela fabricação de motores e transmissões e que possui dois dos principais processos, fundição e usinagem. Nos últimos quatro anos, a unidade recebeu investimentos para aumentar ainda a produtividade. Entre eles os preparativos para a fabricação do HR-V, o que inclui ferramental exclusivo, implementação de nova linha de prensas, robôs de estamparia e solda, automação de processos de transporte de partes da carroceria na linha e montagem da suspensão.