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Jaguar produzirá nove unidades do icônico XKSS

Divisão Jaguar Classic produzirá nove superesportivos para seleto grupo por um milhão de libras esterlinas. Unidades ocuparão o lugar dos XKSS que se perderam no incêndio da fábrica de Browns Lane em 1957

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Jaguar produzirá nove unidades do icônico XKSS
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A Jaguar anunciou que fará nove unidades do XKSS, considerado o primeiro superesportivo do mundo, na Inglaterra. A produção se dará manualmente. Apenas 16 unidades do modelo foram produzidas e deveriam ser exportadas para os Estados Unidos mas um incêndio na fábrica de Browns Lane em 1957 destruiu nove veículos que estavam praticamente prontos. Agora, 59 anos depois, a Jaguar dispõem-se produzir novos XKSS destinados a um “seleto grupo de clientes e colecionadores”. O preço estimado ultrapassa um milhão de libras esterlinas e as entregas ocorrerão no início do ano que vem.

O retorno do XKSS é o último projeto da Jaguar Land Rover Classic, divisão responsável por oferecer peças e serviços para clássicos das marcas britânicas. A história do XKSS começa com três vitórias consecutivas da Jaguar em Le Mans em 1955, 1956 e 1957 com o modelo D-Type. Após o tricampeonato, em 14 de janeiro de 1957, o fundador da Jaguar Sir Williams Lyons decidiu transformar os 25 D-Type produzidos para competição em versões de rua, com inúmeras adaptações externas. Nascia o XKSS. Entre as alterações estavam para-brisas mais alto, porta adicional no lado do passageiro, retirada da divisão entre condutor e passageiro, bem como a supressão do spoiler atrás do banco do condutor.

O XKSS é equipado com motor 3.4 de seis cilindros, 250cv de potência e 33,16kgfm de torque. Com transmissão manual de quatro marchas, acelerava até 100km/h em 5,5 segundos e alcançava 230km/h de máxima, números impressionantes para a época. “O XKSS marca uma página muito especial na história da Jaguar e é um veículo muito cobiçado por colecionadores de todo o mundo devido à sua exclusividade e design inconfundível”, aponta o diretor da divisão Jaguar Land Rover Classic, Tim Hannig.