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Chevrolet Onix e Prisma recebem primeira reestilização e MyLink 2, a partir de R$ 44.890

Atual líder de vendas no mercado brasileiro, Chevrolet Onix passa por reestilização junto com o sedã compacto Prisma. Hatch ganhou versão aventureira, com suspensão elevada

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Chevrolet Onix e Prisma recebem primeira reestilização e MyLink 2, a partir de R$ 44.890
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Chevrolet Onix

De Gramado (RS) - Aquela história de que não se mexe em time que está ganhando não se aplica ao Chevrolet Onix. O hatch compacto que desbancou os medalhões do segmento – VW Gol, Fiat Palio e Uno – passa por sua primeira reestilização, ganhando aspecto mais robusto, evoluções nos motores 1.0 e 1.4, câmbio de seis marchas e lista de equipamentos mais ampla, que inclui direção com assistência elétrica. Ele será comercializado nas versões LT, LTZ e a aventureira Active. O sedã compacto Prisma, que também é campeão em seu segmento e o sétimo modelo mais vendido do ano, segue as mesmas mudanças para ficar ainda mais forte em seu segmento.

As mudanças no visual do Onix e Prisma seguem as novas linhas globais da General Motors, expostas no novo Cruze. A frente do hatch ganhou aspecto mais robusto, com vincos marcantes no capô e grade bipartida, porém agora mais horizontalizada. Os faróis têm novo formato e contam com filete de LEDs. Na traseira, as alterações foram mais discretas, com pequena mudança no desenho das lanternas e no para-choque. Novas rodas de aro 15 polegadas, com fundo escuro e superfície usinada, completam o visual do hatch.

O Onix Activ, versão aventureira do hatch, tem a suspensão um pouco elevada, moldura nas caixas de roda, racks de teto e alguns detalhes de acabamento no interior. Por dentro, o Onix traz mudanças no acabamento, com a utilização de novos tecidos, bancos mais ergonômicos, quadro de instrumentos com novo grafismo, comandos bem localizados e sistema multimídia MyLink de segunda geração.

Traseira do Prisma traz novas lanternas, para-choque remodelado e aerofólio

Mas o hatch teve alguns ganhos significativos em termos de tecnologia. Um deles foi a adoção, em todas as versões, da direção com assistência elétrica, que deixa o carro mais confortável de dirigir e não rouba potência do motor. O modelo passa a contar também com o sistema OnStar, que coloca motorista e passageiros em contato direto com uma central de assistência para dar suporte nas mais diferentes situações, além de fazer um diagnóstico do carro, fornecendo informações até da pressão dos pneus. E falando ainda em conectividade, o sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay possibilitam o acesso às redes sociais e espelhamento do smartphone.

Todas as versões do Onix agora contam com direção de assistência elétrica, além de opção pelo OnStar

A versão LT 1.0 ECO vem equipada com OnStar pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos tipo um toque, bússola e alerta de mudança de marcha, sistema de áudio com Bluetooth e entrada USB, chave tipo canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança, câmbio de seis marchas, rodas de aço aro 14 com novas calotas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.

Já a versão LT 1.4 ECO ganha ainda volante com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro com auxílio gráfico e rodas aro 15 com novas calotas. A versão LTZ traz acabamento com toques diferenciados, como cromados internos e externos, além de computador de bordo, vidros traseiros elétricos com a função um toque, retrovisores externos com ajuste elétrico, faróis com superfície interna cromada e LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar com o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, segurança, emergência, concierge e navegação).

Sistema multimídia MyLink de segunda geração é outra novidade

MOTORES O Onix é o primeiro modelo da linha a receber o sistema ECO, que é o resultado de mudanças nos motores, suspensões, freios e aerodinâmica para obter menores consumo de combustível e emissões. Os motores 1.0 e 1.4 tiveram partes internas redesenhadas e a central eletrônica otimizada, ficando mais rápida nas respostas. A transmissão pode ser manual de seis marchas ou automática (disponível para a motorização 1.4), também de seis velocidades, com função Active Select, que permite trocas manuais.

A GM garante que esses motores alcançaram uma redução no consumo de combustível de cerca de 18%, obtendo nota máxima de eficiência energética do Inmetro. O motor 1.4, por exemplo, tem 106cv com etanol e 98cv com gasolina. Ele faz 12,5km/l na cidade e 14,9km/l na estrada quando está abastecido com gasolina. Já com etanol são 10,2km/l na estrada e 8,6km/l na cidade.

No visual, a frente do Prisma é basicamente a mesma do Onix

PRISMA As mudanças no sedã compacto seguem o mesmo padrão do hatch. No visual, a frente é basicamente a mesma do Onix, apesar de a GM afirmar que são carros totalmente diferentes. A diferença principal está na traseira, que ganhou novas lanternas, o para-choque foi remodelado e a tampa do porta-malas ganhou uma espécie de aerofólio na parte superior. O porta-malas continua sendo um dos melhores do segmento, com 500 litros.

O sedã será comercializado inicialmente nas versões LT e LTZ, ambas equipadas com o mesmo motor 1.4 do Onix, com as opções de câmbios manual e automático de seis velocidades. Os pacotes de itens de série e opcionais são semelhantes aos do hatch.

DIRIGINDO Durante o lançamento dos novos Onix e Prisma, a GM disponibilizou para avaliação apenas as versões equipadas com motor 1.4. O modelo com motor 1.0 foi reservado pela montadora para o lançamento de uma versão mais “pelada” do Onix, que será apresentada no início de agosto. Dirigimos o Onix 1.4 com o novo câmbio automático de seis marchas. O desempenho é bom e o câmbio trabalha de forma eficiente, com trocas suaves, sem trancos. Mas o motor tem funcionamento áspero em rotações mais altas e “grita” muito nessa condição. Com a suspensão um centímetro mais baixa e direção elétrica bem calibrada, o modelo ganhou em aerodinâmica e dirigibilidade.

Preços partem de R$ 53.690 para o Prisma e R$ 44.890 para o Onix

Também dirigimos o Prisma 1.4 com câmbio manual de seis marchas, que se mostrou bem equilibrado. O desempenho do sedã compacto é bom. O câmbio, com engates macios e precisos, tem marchas bem escalonadas. Ambos ficaram com visual mais agradável, acabamento compatível com o segmento e com bom pacote de equipamentos. O Onix Activ, que não teve o preço divulgado até o fechamento desta edição, ficou com visual interessante para quem quer um carro diferenciado.

QUANTO CUSTA?

Confira o preço sugerido para os dois modelos e suas versões:

Onix
LT 1.0 – R$ 44.890
LT 1.0 %2b MyLink – R$ 46.290
LT 1.4 – R$ 49.590
LT 1.4 Automático – R$ 54.790
LTZ 1.4 – R$ 54.490
LTZ 1.4 Automático – R$ 59.790

Prisma
1.4 LT – R$ 53.690
1.4 LT Automático – R$ 58.990
1.4 LTZ – R$ 58.690
1.4 LTZ Automático – R$ 64.690

* Viajou a convite da General Motors do Brasil