UAI

Assistente de direção do Volvo XC90 passa a atuar a até 130km/h na linha 2017

Volvo expande atuação do Pilot Assist no XC90 2017. Sistema é capaz de comandar aceleração, frenagem e movimentação do volante com supervisão do condutor

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Assistente de direção do Volvo XC90 passa a atuar a até 130km/h na linha 2017
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A Volvo expande a atuação do assistente de direção do XC90 na linha 2017 do utilitário-esportivo. Antes limitado a 50km/h, o Pilot Assist de segunda geração, como é chamado, passa a comandar aceleração, frenagem e movimentação do volante em velocidades de até 130km/h. Sensores e câmeras monitoram as faixas das vias, mas o pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista, ressalta a Volvo. Sob o capô o SUV sueco traz o motor 2.0 turbo T6 Drive-E de 320cv (cavalos) de potência e 40,81kgfm de torque, capaz de acelerar até 100km/h em 6,5 segundos e alcançar uma máxima de 230km/h. São duas as versões: Momentum, por R$ 346.900, e Inscription, a R$ 403.900.

Embora não necessite de um veículo à frente como referência, o assistente de direção do XC90 faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade configurada.

O acionamento do Pilot Assist é feito por meio de um botão à esquerda do volante. Para o sistema funcionar, o condutor deve estar sempre com as mãos ao volante, supervisionando, podendo intervir na direção a qualquer momento. Ao mudar de faixa por exemplo, o acionamento da seta indicadora aborta temporariamente o funcionamento.

Outros sistemas de direção semiautônoma são os alertas de mudança de faixa, que aplica força no volante se o carro está saindo da faixa intencionalmente; ao motorista, capaz de detectar e avisar motoristas desatentos ou cansados por meio de um sinal visual e sonoro; e acionamento automático dos freios, caso o condutor tente virar à frente de outro carro em sentido contrário.

Perspectiva do Pilot Assist em funcionamento: sistema "lê" e mantém distância em relação ao carro à frente

A versão Momentum traz de série ar-condicionado digital de quatro zonas, assistente de estacionamento, bancos dianteiros com ajustes elétricos de posição, lombar e apoio das pernas, aquecimento e memória, central multimídia com tela de nove polegadas sensível ao toque, monitoramento de pressão dos pneus, quatro modos de condução (Confort, Eco, Dynamic e Off Road), rodas de 19 polegadas e terceira fileira de assentos.

A Inscription acrescenta alertas de tráfego lateral, colisão traseira e ponto cego (Blis), visão em 360º na tela central do painel, chave de couro, bancos com apoios laterais elétricos e ventilados, bancos traseiros com aquecimento, projetor de informações no painel (Head Up Display), rodas aro 20, som da marca Bowers & Wilkins de 1.400 watts de potência, 19 alto-falantes e subwoofer air-ventilated, além de suspensão a ar regulável e teto solar panorâmico.