Volta das férias exige manutenção especial no veículo

Depois de enfrentar a tranqueira das estradas, com buracos e muita poeira, além do excesso de peso e maresia na praia, o carro merece uma revisão para encarar o batente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/01/2017 17:19 / atualizado em 27/01/2017 13:29 Enio Greco /Estado de Minas
Arte: Paulinho Miranda

É bem verdade que você levou o carro para a revisão antes da viagem de férias, mas depois de encarar estradas esburacadas, poeira e excesso de peso com a bagagem da família, a máquina merece uma checagem antes de retornar à dura realidade na rotina da cidade. Por isso não se pode esquecer do pós-férias, que é aquele momento no qual seu carro também vai precisar de ajustes. Alguns serviços que foram realizados antes da viagem terão que ser refeitos, como é o caso do alinhamento da direção. Mas outros detalhes também devem ser observados para que seu carro volte à labuta em boa forma.

Calibragem
Antes de viajar, o procedimento correto é calibrar os pneus com as libras a mais recomendadas pelo fabricante, já que o carro estará carregado com a família, bagagem, sogra, papagaio… Mas quando as férias acabam, é importante lembrar de recalibrar os pneus, já que normalmente na cidade o carro anda mais vazio. E nessa condição, com os pneus mais cheios, o carro vai ficar “duro”, causando desconforto para motorista e passageiros, além de provocar o desgaste irregular da borracha.

Depois das crateras
Tem gente que pensa que o alinhamento de direção só é importante antes de colocar o carro na estrada. Realmente, é uma medida fundamental, pois o alinhamento faz com que o motorista tenha o carro na mão, não permitindo que a direção fique puxando para os lados. Além disso, ele é essencial para que não ocorra desgaste irregular nos pneus. Mas viajar de carro pelo Brasil significa enfrentar estradas enfestadas de buracos, para não dizer crateras. E é muito difícil alguém conseguir escapar ileso. Uma hora ou outra você acaba caindo em um buraco e aí o alinhamento feito antes da viagem vai para o espaço. Por isso, é importante que seja feita uma nova checagem no alinhamento da direção e até nos componentes da suspensão, pois, dependendo da intensidade do baque no buraco, os estragos podem ser maiores. Até mesmo o balanceamento das rodas pode ficar comprometido.

Olha o nível
Outra atitude providencial depois da viagem de férias é conferir o nível de todos os reservatórios do carro. O nível de óleo do motor, por exemplo, deve ser checado, pois pode ser que já esteja na hora de ser feita a troca. Ou então, na viagem pode ter ocorrido excesso de consumo de óleo, baixando o nível além do limite, por isso é importante conferir. O nível do líquido de arrefecimento no radiador também deve ser checado. Lembre-se que não adianta colocar só água, pois o sistema necessita de um aditivo adequado. Vale checar, também, os níveis do fluido de freio, do líquido da bateria (caso ela não seja blindada), e do reservatório de água do limpador de para-brisa.

Trato geral
Se você viajou para a praia ou para a roça, não importa. O carro vai precisar de uma boa geral tanto interna como externamente. Pelo lado de dentro, a limpeza é importante para retirar os farelos de biscoitos e coisas do tipo deixadas pelas crianças. E se esse não é o seu caso, lembre-se da areia e da terra que inevitavelmente acabam invadindo o carro. Os veículos que foram à praia sempre precisam de uma lavagem especial para retirar a maresia, que costuma causar danos à pintura e lataria. A terra associada à umidade também pode danificar alguns componentes, enferrujando peças metálicas. Além disso, o excesso de poeira pode mascarar possíveis problemas, como vazamentos no motor. Então, ao chegar de viagem, leve seu carro para um banho caprichado, pois limpeza é fundamental.

Regulando o facho
Alguns carros contam com a regulagem elétrica do facho dos faróis. Trata-se de um item importante, pois com o porta-malas cheio de bagagens a frente do carro acaba se levantando e o facho de luz dos faróis ofusca a visão do motorista que viaja no sentido contrário. Mas o sistema de regulagem não permite que isso aconteça, se for devidamente ajustado. É importante lembrar que depois de esvaziar o porta-malas, o carro volta à posição normal e os faróis devem ser ajustados novamente.

Muito chão

E se você rodou muito nessas férias e o hodômetro do seu carro já está marcando alta quilometragem, verifique se já está na hora de uma revisão preventiva, para verificar, por exemplo, sistema de freios, suspensão e regulagem do motor. No mais, cuide bem do seu carro e um bom retorno à realidade.

Tags: vrum greco enio férias volta manutenção

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
22 de setembro de 2017
20 de setembro de 2017

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação