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Oficial: Volkswagen apresenta a primeira reestilização do compacto up! no Brasil

Confira as mudanças discretas no design do Volkswagen up!, o novo interior e o conteúdo de cada versão. Modelo ganhou sistema multimídia, mas preços ainda não foram divulgados

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Oficial: Volkswagen apresenta a primeira reestilização do compacto up! no Brasil
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


A linha 2018 do Volkswagen up! chega às concessionárias ainda este mês, e marca a primeira reestilização do compacto. A “reforma” foi bem discreta, e visou incorporar uma orientação mais horizontal ao design, aumentando a impressão de volume do veículo. Na dianteira, os faróis ganharam elementos internos, o novo para-choque está mais pronunciado e a grade ganhou um friso cromado. A lateral tem novas rodas de 14 e 15 polegadas. A traseira traz uma nova assinatura visual noturna – com lanternas escurecidas formadas por elementos em vermelho, preto e transparente – além de um novo para-choque e, na versão high up!, um friso cromado. Com o “tapinha”, infelizmente o modelo ganhou 8,4cm de comprimento (só de para-choque mesmo, o espaço interno continua igual).


Por dentro as mudanças foram um pouco mais expressivas. O acabamento tem novas texturas, dependendo da versão, e a iluminação ambiente ganhou um filete de LED branco que destaca a parte inferior do painel. O volante passa ser o mesmo do restante da linha Volkswagen, com comandos integrados. O painel de instrumentos tem nova grafia e uma tela de 3,5 polegadas que, além do computador de bordo, ganhou funções. Os bancos também receberam novos revestimentos. Mas a mudança mais aguardada é o espaço destinado ao sistema multimídia, papel antes desempenhado por uma telinha destacável.

CONECTIVIDADE
O up! reestilizado marca a estreia do sistema Composition Phone, com tela de 5 polegadas, que funciona conectado ao smartphone por meio do aplicativo maps %2b more (disponível para Android e IOS). As funções disponíveis no aplicativo são de navegação (com mapa da Tom Tom salvo do celular e informações de trânsito em tempo real), telefonia e acesso ao conteúdo gravado no telefone. Junto com o aplicativo da VW, é possível usar outros aplicativos como o Waze e o Spotify. As mídias disponíveis são entradas USB e auxiliar, Bluetooth e cartão SD.



NOVO CONTEÚDO Quanto ao conteúdo, o modelo traz de série na versão take up! pneus com baixa resistência ao rolamento, banco do motorista com regulagem de altura, palhetas do limpador de para-brisa do tipo aerowischer, chave tipo canivete, além de lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro. Disponível apenas com motor 1.0 MSI e câmbio manual, a versão de entrada continua muito pobre, trazendo como novidade a iluminação no porta-malas, relógio digital e suporte para celular.

Já a versão move up! tem a mais direção com assistência elétrica, chave com controle remoto, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, sistema de som Composition com quatro alto-falantes e dois tweeters, iluminação ambiente no painel (com motorização TSI), volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve 14 polegadas, retrovisores externos com luzes de direção integradas e função tilt down, sensor de estacionamento traseiro (park pilot) e para-sol com espelho do lado do motorista e do passageiro. Esta versão é oferecida com o motores MSI (câmbio manual ou automatizado) e TSI.


Agora disponível apenas na motorização TSI, a versão high up! ainda acrescenta sensores de chuva, luminosidade e faróis de neblina com luz de conversão estática (Cornering). Também exclusiva para o foguetinho TSI, a Volkswagen lança a versão de lançamento up! connect – a única a trazer de série o novo sistema Composition Phone – com estilo diferenciado: retrovisores e teto pintados em preto, interior escurecido, adesivo na soleira das portas, faixas laterais e rodas de liga leve diamantadas de 15 polegadas. Os preços da linha 2018 ainda não foram divulgados.


IGUAL Sob o capô, tudo continua igual, com o competente motor 1.0 tricilíndrico (MSI) de 75cv de potência e 9,7kgfm de torque com gasolina, números que sobem para 82cv e 10,4kgfm quando abastecido com etanol. Para ele estão disponíveis câmbio manual ou automatizado (I-Motion). Para quem quer voar baixo, a opção é o bloco1.0 TSI, com injeção direta e turbocompressor, com 101cv (gasolina)/105cv (etanol) e 16,8kgfm (com qualquer um dos combustíveis), sempre com câmbio manual.