UAI

Artista mineiro retrata o mundo das rodas

O estudante de designer Emmanuel Gomes registra sua paixão por automóveis em telas com diferentes técnicas de pintura, resgatando histórias de diversas fases de sua vida

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Artista mineiro retrata o mundo das rodas
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


Quem é apaixonado por carros acaba encontrando diferentes maneiras de manifestar esse sentimento, por vezes visceral, para tentar explicar uma relação nem sempre explicável. Alguns colecionam automóveis antigos, outros investem pesado em máquinas velozes, e há aqueles que guardam boas lembranças que são retratadas de formas diversas. É o caso do artista plástico Emmanuel Gomes Miranda, de 28 anos, estudante do terceiro período de designer na UEMG, confesso aficcionado por carros, que registra sua paixão em telas e até em quadrinhos, usando diferentes técnicas. Ele já pintou um quadro com a imagem do ídolo Ayrton Senna e outro da famosa Lotus preta com a qual o piloto fez história.

Com seu jeito mineiro, com fala mansa e olhar atento, Emmanuel diz ser apaixonado por carros desde criança. “Minha mãe lembra que a primeira palavra que falei foi carro”, conta orgulhoso. Na mente do artista figura até hoje a imagem do Chevrolet Caravan 1988, de cor vinho, que o pai teve no passado. “Era a minha paixão”, revela. E o dom pela arte também veio bem cedo, pois Emmanuel revela que seus primeiros traços foram feitos nas paredes de casa. Ele conta que desmontava os carrinhos que ganhava dos pais e parentes e tinha por hábito desenhar as peças.


O ÍDOLO Assim ele foi unindo a paixão pelo automóvel ao talento com o desenho e as artes plásticas. Em 2002, Emmanuel investiu na pintura a óleo e seu primeiro quadro com motivo automotivo foi o de uma roda de um Chevrolet Opala SS 350, retratada de forma detalhada. E como ele gosta de carros, tem gosto também pelo automobilismo, com uma admiração especial por Ayrton Senna. O Artista plástico pintou um retrato fiel do piloto, baseado em uma foto de revista publicada na época em que Senna começava a se destacar na Fórmula 1. Em outra tela, Emmanuel pintou o piloto tricampeão mundial em sua Lotus preta, com a qual venceu seis grandes prêmios em três temporadas.

Mas Emmanuel pintou também outros carros, como as Ferraris F40 e Enzo, das quais recebeu algumas encomendas. Fez também um quadro com um Nissan GTR 32 fazendo drift na neve, manobra em que o carro desliza de lado. Mas uma das obras mais impressionantes e rica em detalhes do artista é o quadro de um Cadillac Eldorado 1959. O reflexo nas partes cromadas e a fidelidade dos traços e formas faz a pintura parecer uma fotografia. O último que Emmanuel pintou foi um Chevrolet Opala 1978, com as rodas largas, comprovando sua predileção pelo modelo.


Ele conta que pinta por prazer, mas revela que suas obras acabaram despertando a atenção de admiradores de carros, que passaram a fazer encomendas. E Emmanuel não fica limitado apenas à pintura a óleo. Ele já fez obras usando técnicas com grafite, canetas e giz de cera., além de uma história em quadrinhos com nanquim inspirada no filme Velozes e furiosos. O artista plástico tem uma página no Facebook (Art de Emmanuel G.M), na qual expõe parte de sua obra, e aceita encomendas pelo telefone (31) 99557-7549.