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Versão de entrada do Fiat Argo é a Drive 1.0, que parte de R$ 46.800 e pode chegar a R$ 52.790

Fiat Argo Drive 1.0 tem desempenho satisfatório e bom consumo de combustível, mas pelo preço que está sendo vendido fica devendo alguns itens de série básicos

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Versão de entrada do Fiat Argo é a Drive 1.0, que parte de R$ 46.800 e pode chegar a R$ 52.790
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

 

De São Paulo - A Fiat resolveu desmembrar o lançamento do seu novíssimo hatch compacto Argo. No início do mês foram apresentadas as versões equipadas com motores 1.3 e 1.8, mais potentes e com pacotes de equipamentos mais recheados. Agora, a montadora de Betim finalmente apresentou o Argo Drive 1.0, a versão de entrada que deve responder por cerca de 35% das vendas do modelo e que será uma das armas para tentar recuperar a liderança no segmento dos hatches compactos. No trânsito urbano e no plano, o carro tem desempenho satisfatório, mas pelo preço que está sendo vendido fica devendo alguns itens de série.


A Fiat deposita todas as suas esperanças no Argo para derrubar o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, que aparecem nas primeiras posições do ranking dos hatches compactos mais vendidos. Para isso, a montadora acredita que seu novo modelo tem alguns atrativos, como o design, conjunto mecânico eficiente e boa lista de equipamentos de série. Considerando o primeiro item apontado, o visual do Argo tem dividido opiniões, já que tem sido considerado uma mistura de estilos, com a frente de Mobi e Toro, lateral de VW Gol e traseira semelhante à do Hyundai HB20.


Quanto ao conteúdo, o Argo Drive, única versão equipada com motor 1.0, traz de série direção elétrica progressiva, ar-condicionado, sistema de fixação de cadeiras infantis (Isofix), start/stop, rodas de aço de 14 polegadas, trava elétrica das portas, vidros elétricos dianteiros, banco do motorista com regulagem de altura, quadro de instrumentos com tela de 3,5 polegadas e (pasmem!) pré-disposição para rádio. É isso mesmo! Um carro que parte de R$ 46.800 não tem sequer um rádio basicão para agradar o fregues. Os opcionais são o rádio Connect, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, retrovisor elétrico com tilt down, vidros elétricos traseiros, multimídia Uconnect com tela de sete polegadas, volante com comandos e segunda entrada USB. Com tudo isso, o Argo chega aos R$ 52.790, preço salgado para um hatch compacto 1.0. Só a central multimídia custa separadamente R$ 1.990.


DESEMPENHO Dirigindo o Argo Drive 1.0 no conturbado trânsito de São Paulo não foi possível fazer uma avaliação mais rigorosa, já que o trajeto foi curto, mas deu para ter uma ideia de que o motor 1.0 três-cilindros, que já equipa o Uno e o Mobi, dá conta do recado. Se comparado com os motores do Onix e do HB20, ele é o de menor potência, mas tem o melhor torque. E isso na prática resultou em um carro mais ágil nas arrancadas e retomadas de velocidade. Mas o motor grita muito quando o giro sobe, chegando a incomodar um pouco.


O câmbio tem boas relações de marchas, mas peca por ter engates não muito precisos e curso da alavanca muito longo. A Fiat não descarta a possibilidade de, futuramente, equipar a versão Drive 1.0 com o câmbio automatizado GSR. Enquanto isso, a montadora espera agradar aos consumidores que prezam pela economia de combustível, já que o Argo Drive 1.0 conseguiu classificação A no teste de consumo do Inmetro. O modelo tem três anos de garantia, que pode ser estendida para quatro (R$ 1.070) ou cinco (R$ 1.776) anos.

(*) Jornalista viajou a convite da Fiat


FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, com potências máximas de 72cv (gasolina) e 77cv (etanol) a 6.250rpm e torques máximos de 10,4kgfm (gasolina) e 10,9kgfm (etanol) a 3.250rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços oscilantes transversais e barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção/ aço/5,5 x 14 polegadas / 175/65 R14

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS

CAPACIDADES
Peso, 1.105 quilos; tanque, 48 litros; porta-malas, 300 litros; de carga (passageiros e bagagem), 400kg

DESEMPENHO
Velocidade máxima de 157km/h (gasolina)/162km/h (etanol)
Aceleração até 100km/h de 14,4s (gasolina)/13,4s (etanol)

CONSUMO
Cidade 14,2km/l (gasolina) e 9,9km/l (etanol)
Estrada 15,1km/l (gasolina) e 10,7km/l (etanol)