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Chevrolet Agile e Renault Clio receberam nota zero nos testes de colisão do Latin NCAP

Programa adota padrões mais rígidos. Uma nova rodada será divulgada em outubro

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

No crash test do Chevrolet Agile detectou-se baixa proteção da cabeça e do peito do motorista


A cada resultado divulgado pelo Latin NCAP, programa que avalia a segurança dos veículos na América Latina e no Caribe, fica mais claro que os carros comercializados no mercado brasileiro, principalmente aqueles com grande volume de vendas, são bastante inseguros. A quarta rodada de testes contemplou seis modelos, sendo que dois são vendidos no Brasil. O resultado é vergonhoso: Chevrolet Agile e Renault Clio receberam nota zero no tocante à proteção de passageiros adultos.
De acordo com o Latin NCAP, nesta quarta rodada do programa foram adotados padrões mais rígidos. Segundo os novos critérios, para obter a classificado máxima de cinco estrelas na proteção aos adultos, o modelo testado deve ir bem no teste de impacto, mas também precisa ter freio ABS com quatro canais (que permite a instalação do controle eletrônico de estabilidade) e ainda o sistema que emite um alerta sonoro quando os ocupantes dianteiros estão sem cinto de segurança. Para se dar bem na proteção às crianças, o modelo deve oferecer de série nos três principais mercados da América Latina (Brasil, México e Argentina) sistemas de retenção infantil, como o Isofix. Antes, para obter a nota máxima, era obrigatório ter o sistema em apenas dois desses mercados.

AGILE - As principais fragilidades apontadas depois do crash test do Agile são a baixa proteção da cabeça e do peito do motorista, este último devido ao contato com o volante. Os joelhos do motorista e do acompanhante também correm o risco de se impactar contra áreas perigosas do painel. A estrutura do habitáculo foi qualificada como instável, sendo incapaz de suportar fortes cargas. A nota dada para a proteção infantil foi dois em um total de cinco estrelas. É uma proteção fraca, visto que a cadeirinha para a criança de 3 anos sofreu deslocamento excessivo no momento do impacto, assim como o assento do dummy de 18 meses, que sofreu alta carga no peito. A Chevrolet não quis comentar os resultados.

CLIO - O Renault Clio ganhou as mesmas observações quanto à baixa proteção para cabeça, peito e joelho. A estrutura do habitáculo também foi classificada como instável. A proteção infantil tirou uma nota ainda pior, uma estrela, e levou as mesma observações de deslocamento excessivo dos assentos e forte carga no dummy de 18 meses. A Renault atribuiu o péssimo desempenho aos novos padrões, mais rígidos, adotados pelo Latin NCAP. Segundo a marca, se tivesse sido testado segundo os padrões de 2012, o Clio sem airbag teria recebido a mesma nota de seus concorrentes diretos, ou seja, apenas uma estrela. Na Europa, o Clio já está em sua quarta geração, enquanto no Brasil o modelo está na segunda. Quando essa segunda geração do Clio foi testada na Europa pelo Euro NCAP, em 2000(!), o modelo recebeu quatro estrelas.

A estrutura do habitáculo do Renault Clio foi classificada como instável nos testes realizados


CRÍTICAS - Depois de elogiar o bom desempenho do Seat Leon, compacto que obteve nota máxima nesta rodada do Latin NCAP, Max Mosley, presidente do Global NCAP, lamentou saber da existência de carros com qualificação zero estrela. “Ficamos decepcionados de ver fabricantes desse nível produzindo veículos deficientes, que não seriam aprovados pelas mínimas regulações em um teste de batida frontal das Nações Unidas. Esses carros com zero estrela são produto de empresas que fabricam carros seguros de qualidade cinco estrelas para consumidores de outras partes do mundo e por um valor acessível”, declarou Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP.

De acordo com Furas, os resultados ruins foram, em parte, devido à falta de airbags na versão padrão dos modelos testados, mas o verdadeiro problema é a deficiente segurança das estruturas dos habitáculos. Segundo Marinês Dolci, coordenadora institucional da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), pouco ajuda o veículo ter itens de segurança, como airbags, se sua estrutura fica comprometida em uma batida.

PROJETO
- Vale observar que ambos os modelos testados são projetos antigos. O Agile tem a mesma plataforma do Chevrolet Corsa, lançado por aqui em 1994. Já o projeto do Clio, ainda de segunda geração para nós, é de 1998. Projetos mais novos das duas marcas, como Chevrolet Cruze e Renault Fluence, por exemplo, já foram testados pelo Latin NCAP e alcançaram boa performance, ambos com quatro estrelas. A terceira e última rodada do Latin NCAP em 2013 será divulgada em outubro.

 

Leia mais sobre os testes na coluna Papo de Roda