Publicidade

Estado de Minas INFORMATIVO

Ranking dos mais limpos e econômicos veículos de 2016 é divulgado pelo Inmetro

Lista divulgada pelo órgão informa quais os carros mais eficientes e quais emitem menos poluentes


postado em 29/04/2016 15:21 / atualizado em 29/04/2016 15:41

O Inmetro divulgou nessa semana o ranking de consumo de carros ano 2016 do Programa de Etiquetagem Veicular. Desta vez, todas as marcas participaram dos testes que exibem as informações completas sobre as emissões de poluentes como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio. Até então, apenas a emissão de gás carbônico era monitorada.

 

O Peugeot 208 se destaca como um dos veículos novos que menos polui e rende mais com o combustível(foto: Luciana Morosini/DP/DA Press)
O Peugeot 208 se destaca como um dos veículos novos que menos polui e rende mais com o combustível (foto: Luciana Morosini/DP/DA Press)
 

 

O nível de eficiência e de poluição é medido na comparação em uma mesma categoria – compactos com compactos, utilitários com utilitários, por exemplo. No geral, os modelos mais eficientes são, nesta ordem, Toyota Prius, Peugeot 208, Ford Fusion Hybrid, Lexus CT200h e Volkswagen Up! TSI.

 

Entre os microcompactos, o recém chegado Fiat Mobi já marcou presença recebendo o maior selo, o AA. Para os subcompactos, o destaque ficou para o Fiat Uno Evolution, que também obteve a nota máxima. Nos compactos, o Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Renault Sandero e o Ford Ka são uns dos que englobam a lista com um bom resultado. Volkswagen Saveiro, Honda City, Ford Fiesta, e Toyota Corolla também também fazem parte da classificação com excelência nos conceitos.

 

Todas as versões do Volkswagen Up! receberam o selo máximo de eficiência energética (foto: Marcelo Spatafora/Divulgacao)
Todas as versões do Volkswagen Up! receberam o selo máximo de eficiência energética (foto: Marcelo Spatafora/Divulgacao)
 

 

O Inmetro divulgou ainda que nenhum modelo considerado utilitário esportivo grande, fora de estrada, comercial ou picape ganhou o selo do Conpet de eficência energética. As piores notas possíveis ficaram para o Hyundai Tucson, Mitsubishi L200, Jeep Grand Cherokee, Audi Q5, entre outros.


Os dados sobre eficiência energética e nível de emissão de gases além de estarem disponíveis no site do Inmetro, também podem ser acessados através do aplicativo para celular chamado Etiquetagem Veicular, compatível em Android e iOS.


Outros veículos leves a diesel, picapes convencionais e microcompactos passarão a receber, a partir de maio, etiquetas do Inmetro identificando o nível de eficiência e poluição. Desde o ano passado, as informações são atestadas e homologadas pelo Ibama, de modo a evitar camuflagem nos dados por parte das montadoras. A manutenção do selo no carro até o momento da venda é obrigatória, e o consumidor pode acionar o Inmetro se a informação não estiver disponível.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade